Gênero e Segurança Internacional na Perspectiva do Sul Global

uma análise das publicações no Brasil e na Colômbia

Autores

  • Gabriela Aparecida de Oliveira GEDES-UNESP
  • Cristian Daniel Valdivieso PPGRI San Tiago Dantas
  • Helena Salim de Castro GEDES-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v9n1.65880

Palavras-chave:

Segurança Internacional, Estudos Feministas e de Gênero, América do Sul

Resumo

A América do Sul tem oferecido contribuições significativas à disciplina das Relações Internacionais. Temas relevantes para a segurança internacional, como guerras, conflitos armados e operações de paz, emergem como os principais objetos de estudo na região. O objetivo deste artigo é analisar as publicações acadêmicas sul-americanas que se encontram na intersecção entre a segurança internacional e os estudos feministas e de gênero. Por meio da consulta às bases de dados da Redalyc e da Latindex, e utilizando o software Publish or Perish, foram selecionados e analisados 64 artigos de vinte periódicos do Brasil e da Colômbia, publicados entre 2016 e 2021. Os artigos foram analisados a partir de duas questões: (i) as produções estão atentas a realidades e problemas locais? (ii) as pesquisas trabalham com perspectivas teóricas como os feminismos pós-colonial e decolonial? Conclui-se que há uma ampla preocupação com temáticas locais, como a situação de conflito e paz na Colômbia, e a violência de gênero, violência sexual e feminicídios, presentes em toda a América do Sul. Também, há um esforço entre pesquisadoras para a elaboração de um pensamento autônomo, crítico e localizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Aparecida de Oliveira, GEDES-UNESP

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Pesquisadora do IARAS – Núcleo de Estudos de Gênero do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES – UNESP)

Cristian Daniel Valdivieso, PPGRI San Tiago Dantas

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “San Tiago Dantas” (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), com bolsa CAPES. Pesquisador do IARAS – Núcleo de Estudos de Gênero do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES-UNESP).

Helena Salim de Castro, GEDES-UNESP

Doutora e Mestre em Relações Internacionais. Pesquisadora do IARAS – Núcleo de Estudos de Gênero vinculado ao Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES-UNESP) e do Núcleo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (NETS-PUC/SP). As principais áreas de pesquisa são: Estudos de Gênero e Teorias Feministas na Segurança Internacional, Relações Internacionais na América Latina e Política Internacional de Drogas.

Downloads

Publicado

2024-08-23