PODERES ADMINISTRATIVOS:

EXPLORANDO A DISCRICIONARIEDADE EM UM CONTEXTO DE JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA

Autores

  • Sofia Fagundes Veloso de Mattos Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Raine Gonçalves de Araújo Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-4351.2026v5n1.76639

Palavras-chave:

Discricionariedade administrativa. Judicialização da política. Eficiência pública. Direitos fundamentais.

Resumo

O presente artigo explora a intrincada relação entre a discricionariedade administrativa e o fenômeno crescente da judicialização da política no cenário brasileiro. O problema central que orienta este estudo busca investigar de que forma a excessiva judicialização e a interferência do Poder Judiciário nas decisões administrativas podem reduzir ou comprometer as prerrogativas e os instrumentos de que a Administração Pública dispõe para assegurar a realização do interesse público. Objetiva-se analisar como a sindicabilidade de atos discricionários afeta a eficiência estatal, distinguindo-se o controle de legalidade e juridicidade da invasão do mérito administrativo. A metodologia empregada consiste na pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque em literatura científica e jurisprudência dos tribunais superiores. A análise concentra-se nos riscos do ativismo judicial e da hipertrofia do Judiciário que, ao impor obrigações sem considerar limites orçamentários (reserva do possível) e critérios técnicos, pode gerar desequilíbrios institucionais e comprometer a sustentabilidade das políticas públicas. Conclui-se que o desafio reside em consolidar um modelo de governança que harmonize a salvaguarda dos direitos fundamentais com o respeito à autonomia decisória do Executivo, prevenindo que a discricionariedade se converta em arbitrariedade sem, contudo, minar a legitimidade democrática e a capacidade de gestão administrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Fagundes Veloso de Mattos, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduanda em Direito, Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: sofiafagundes57@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6565200207618396.

Raine Gonçalves de Araújo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduanda em Direito, Universidade Estadual de Montes Claros. E-mail: rainegoncalvesdearaujo@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9814127998423654.

Referências

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2010, p. 28; 412-415.

BARROSO, Luís Roberto. Judicialização, ativismo judicial e legitimidade democrática. Revista de Direito do Estado, Rio de Janeiro, n. 4, 2008, p. 2-10.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Justiça em Números 2023: ano-base 2022. Brasília: CNJ, 2023. Disponível em: https://www.cnj.jus.br. Acesso em: 25 maio 2025.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental no 347/DF. Relator: Min. Marco Aurélio. Julgado em 09/09/2015. Disponível em: https://portal.stf.jus.br. Acesso em: 19 abr. 2025.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário no 436.996/SP. Relator: Min. Celso de Mello. Julgado em 26/10/2005. Disponível em: https://portal.stf.jus.br. Acesso em: 19 abr. 2025.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário no 566.471/RN. Relator: Min. Marco Aurélio. Redator para o acórdão: Min. Roberto Barroso. Julgado em 11/03/2020. Disponível em: https://portal.stf.jus.br. Acesso em: 19 abr. 2025.

CAPPELLETTI, Mauro. Juízes Legisladores?. Tradução de Carlos Alberto Alvaro de Oliveira. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1993, p.35-42.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Fabris, 1988, p. 12-38.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28. ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 51-60.

COSTA, Claudia Marcia. O protagonismo do Poder Judiciário no estado social e democrático de direito: diagnósticos, consequências e contribuições para a sua transformação democrática. Curitiba: Juruá, 2015.

COSTA, Claudia Marcia; VIEIRA, Filipe; SCHOEPS, Patricia. Cidadania, Democracia e o Estado Democrático de Direito: o protagonismo do Poder Judiciário na defesa dos direitos fundamentais. Curitiba: Juruá, 2015.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 25. ed. São Paulo: Atlas, 2012, p. 210-230.

DODGE, Raquel Elias Ferreira. Ministério Público e Políticas Públicas. In: ARANTES, Rogério B. et al. Políticas Públicas e Sistema de Justiça. São Paulo: Saraiva, 2016.

HIRSCH, Fábio; CAMPOS, Jailce. O princípio da juridicidade e o controle judicial sobre o mérito dos atos administrativos discricionários na implementação das políticas públicas. Revista de Direito do Estado, Salvador, n. 29, 2015.

LEWANDOWSKI, Enrique. O protagonismo do Poder Judiciário na era dos direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2018.

MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p.127.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 40. ed. São Paulo: Malheiros, 2014, p.121-122.

MILDENBERGER, Marcelo. O controle judicial dos atos discricionários da Administração Pública. Belo Horizonte: Fórum, 2009, p.230-235.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. O Direito Administrativo do século XXI: um instrumento de realização da democracia substantiva. Rio de Janeiro: Forense, 2014, p. 87.

SÁ, Mariana Oliveira de; BONFIM, Vinícius Silva. A atuação do Supremo Tribunal Federal frente aos fenômenos da judicialização da política e do ativismo judicial. Revista Brasileira de Políticas Públicas, Brasília, v. 5.

SARLET, Ingo Wolfgang. A Eficácia dos Direitos Fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012,p. 265-278.

STRECK, Lenio Luiz. O que é isto - decido conforme minha consciência?. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011, p.45-55.

TOURINHO, Rita. Discricionariedade administrativa: eficiência e controle. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2009, p.45-52.

Downloads

Publicado

28-05-2026

Como Citar

Fagundes Veloso de Mattos, S., & Gonçalves de Araújo, R. (2026). PODERES ADMINISTRATIVOS:: EXPLORANDO A DISCRICIONARIEDADE EM UM CONTEXTO DE JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA. Revista Ratio Iuris, 5(1), 167–185. https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-4351.2026v5n1.76639

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.