Dossiê Temático - EXTENSÃO POPULAR

2019-08-28
Esta edição da Revista Temas em Educação UFPB objetiva divulgar, ampliar e aprofundar o debate acerca da extensão universitária popular, respaldada pelo aporte teórico da Educação Popular, ou seja, caracterizados pelos princípios do diálogo, da participação, da autonomia e da construção coletiva de iniciativas e conhecimentos. Apresentando essas experiências de extensão em suas interfaces com as atividades do ensino e da pesquisa.O dossiê tem por finalidade publicar artigos científicos relacionados a projetos ligados às áreas da extensão popular, desenvolvidos por docentes, funcionários, envolvendo aluno(a)s e comunidade. Além disso, busca estreitar a relação entre universidade e sociedade, evidenciando o papel da extensão como interlocutor dessa relação.A publicação deste dossiê visa incentivar a produção técnico-científica e a análise dos processos relacionados à extensão popular como referencial teórico metodológico para a reorientação da formação, da participação e da mudança social, principalmente no Brasil e na América Latina. Os artigos poderão ser submetidos, tratando desta temática, dentro dos seguintes EIXOS:I – Extensão Universitária na perspectiva da Educação Popular;II - Aspectos Teórico-Conceituais da Extensão Popular;III -Metodologias de Extensão Popular;IV – Experiências de Extensão Popular;V– Interfaces entre Extensão Popular, Pesquisa e Ensino.As seções a serem cobertas pelo dossiê temático serão:ARTIGOS:Que atendam uma ou mais das características abaixo:1. Que representam esforços de integração dos conhecimentos alcançados numa determinada área num determinado momento. Propiciam visão panorâmica e seletiva dos resultados acumulados ao longo do tempo e fornecem análise crítica consistente capaz de suscitar novas pesquisa e perspectivas.2. Contém informações científicas originais, com tal nível de detalhamento, que contribuem para ampliar o conhecimento até então estabelecido ou favorecer a compreensão de determinado problema.3. Repassam experiências profissionais ou descrevem atividades de interesse para os leitores, quer tenham sido bem ou mal sucedidas, evitando que outros pesquisadores repitam idêntica trajetória no caso de experiências sem êxito, o que contribui para o conhecimento do tema explorado.Os manuscritos submetidos serão avaliados seguindo as normas da revista, conforme descrito em sua página no endereço  eletrônico: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo. O prazo para submissão de contribuições se estenderá da data de publicação da presente chamada até o dia 29 de fevereiro de 2020. O resultado da análise dos artigos será publicado até o dia 31 de agosto de 2020. A publicação ocorrerá até o dia 31 de março de 2021. As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor. Os conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. As submissões, inicialmente, são apreciadas pelos editores para conferir padrões acadêmicos mínimos. Após esta pré-seleção, os artigos são atribuídos a dois avaliadores de diferentes afiliações institucionais. Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou rejerees ad hoc, cabendo aos editores a decisão final da publicação dos originais, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de blindreview. Os originais enviados devem estar de acordo com as normas. Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Temas em Educação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa. Os trabalhos devem ser apresentados em português ou espanhol, e, excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, em inglês ou francês. Devendo ser originais e inéditos, o que significa que não devem ter sido anteriormente publicados nem enviados simultaneamente para outra revista. A publicação dos trabalhos dependerá da observância das normas da Revista e da decisão da Comissão Editorial, após apreciação por especialistas da área. Os editores se reservam o direito de introduzir eventuais alterações nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.João Pessoa-PB, 28 de agosto de 2019. Profª. Drª. Lucicléa Teixeira Lins (UFPB)Prof. Dr. VolmirJosé Brutscher (UPE)(Editores)