Revista Temas em Educação: Anúncios https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Criada em 1991, a Revista Temas em Educação (RTE) publicou seu primeiro número em versão online no ano de 2009. Com publicação quadrimestral e contínua, a partir de 2019, a RTE é uma revista eminentemente acadêmica, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. </span><span style="vertical-align: inherit;">Sua prioridade é divulgar produções que resultem de estudos e pesquisas científicas de âmbito nacional e internacional. </span></span></p> <p><strong>ISSN: 0104-2777</strong> (Print version)</p> <p><strong>eISSN: 2359-7003</strong> (Online version)</p> <p><strong>Google Scholar: </strong><a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=06hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR">https://scholar.google.com.br/citations?user=06</a><a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=06hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR">hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR</a></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A4 Educação</span></span></strong></p> <h3> </h3> pt-BR Fri, 18 Oct 2024 11:01:55 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 PRAZO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/959 <p>O período de submissão de artigos será de <strong>17 de fevereiro até 18 de agosto de 2025</strong>.</p> <p>Como parte do processo de submissão, os/as autores/as devem verificar cuidadosamente a conformidade da submissão em <strong>Diretrizes para Autores</strong> disponíveis no site. </p> <p>As submissões que não estiverem de acordo com as diretrizes estabelecidas pela RTE serão devolvidas aos/às autores/as.</p> <p>Encorajamos pesquisadores/as a submeterem seus artigos dentro desse intervalo de tempo.</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/959 Fri, 18 Oct 2024 11:01:55 -0300 FECHAMENTO DE SUBMISSÕES https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/938 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/938 Mon, 08 Jul 2024 20:25:13 -0300 Publicação de Nova Edição: DOSSIÊ - O GOLPE DE 1964, 60 ANOS DEPOIS: NARRATIVAS, RESISTÊNCIA E REDEMOCRATIZAÇÃO https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/911 <p>Passados 60 anos do Golpe Civil Militar de 31 de março de 1964, que instaurou um período de repressão no Brasil e que durou 21 anos, necessário se faz retomarmos o testemunho da história, e reescrevermos as memórias desse período, com o propósito de que fatos semelhantes não mais se repitam. Movimentos antidemocráticos e ameaças de diferentes formas de opressão se fazem e fizeram sentir desde sempre na história de diferentes países em tempos distintos. Em 2024, sessenta anos decorridos desse acontecimento circunscrito, da história do Brasil, propomo-nos ampliar o domínio investigativo, mobilizando pesquisas e problematizações de âmbito multidisciplinar, que, partindo da abordagem da história e da memória, convoquem ainda, como num caleidoscópio, outras perspectivas de equivalente espectro simbólico, relacionadas com a opressão e o abuso do poder, a resistência e as lutas, e também os processos de libertação e redemocratização.</p> <p>Nessa perspectiva, propomos o Dossiê "O golpe de 1964, 60 anos depois: narrativas, resistência e redemocratização", coordenado pelas Professoras Dra. Maria Elizete Guimarães Carvalho (PPGE/PPGDH/UFPB), Dra. Terciane Ângela Luchese (PPGE/PPGH/UCS) e Dra. Ana Paula Pinto (FFCS/UCP). No cenário histórico dos 21 anos de ditadura civil-militar, serão aceites artigos que coloquem em discussão e reflexão fatos e narrativas sobre sujeitos, lugares, experiências, bem como relações sociais, educacionais, culturais, religiosas, econômicas entre tantas outras, que se processaram nesse momento e que marcaram a vida nacional brasileira. O dossiê acolherá resultados investigativos sobre esse passado histórico, com aprofundamento analítico para repensar criticamente a ditadura civil-militar e as múltiplas relações que esse regime político teceu/tece com instituições e indivíduos em suas diversas escalas regional, nacional e/ou internacional.</p> <p>Assim, com o propósito de cumprir o dever e o direito de memória, ofertando ao público narrativas de “um passado que não passa” (ROUSSO, 2016) ou de um passado sempre presente, com suas dores, lembranças e esquecimentos, convidamos a comunidade nacional e internacional para esse debate, considerando que essa história ainda está em processo de produção e de reescrita.</p> <p>O prazo para envio de manuscritos é até 30 de junho de 2024, com a perspectiva de publicação em outubro de 2024.</p> <p>Organizadoras: Professora Dra. Elizete Carvalho (UFPB), Professora Dra. Terciane Ângela Luchese (UCS) e Professora Dra. Ana Paula Pinto (UCP).</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/911 Sun, 31 Mar 2024 18:42:35 -0300 FECHAMENTO DE SUBMISSÕES https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/843 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/843 Wed, 23 Aug 2023 19:53:01 -0300 Publicação de Nova Edição: Novo prazo (30/05/2023) - Dossiê "Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência" https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/814 <p>Após a reforma universitária de 1968, a pós-graduação no Brasil teve sua expansão por meio do incentivo, fomento e orientações da CAPES. Nos últimos anos os Programas de Pós-Graduação em Educação têm registrado não apenas sua longevidade, mas também sua centralidade no crescimento, qualificação e fortalecimento da pesquisa, da formação de pesquisadores/as e da inclusão social. Neste período em que vários dos Programas de Pós-Graduação em Educação realizam comemorações pelos seus 45 anos ou 50 anos de existência, a Revista Temas em Educação propõe o Dossiê Programas de pós-graduação em educação no Brasil: história, memória e resistência. Compreendemos que cada Programa tem crescido quantitativa e qualitativamente em meio a desafios e lutas com inscrições espaço-temporais muito específicas. Isso nos motiva a reunir, divulgar e celebrar, entre histórias e memórias, os feitos e efeitos dos Programas de Pós-Graduação em Educação na tarefa de qualificação de profissionais na área da Educação. O Dossiê "Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência" objetiva reunir artigos sobre: - História e memória da pós-graduação em educação no Brasil; - Políticas educacionais à pós-graduação no Brasil; - Produção do conhecimento sobre pós-graduação em educação no Brasil. O prazo para envio de manuscritos é 30 de maio de 2023. As orientações para a submissão estão em: <a href="https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufpb.br%2Findex.php%2Frteo%2Fauthor%3Ffbclid%3DIwAR1_s0uGJvEEnIVTdI8bQdmkdsdr4yootg4drDLQ06IqChchNU4ak3wORNU&amp;h=AT33hat-mjNvSKFxrIBcyXMadrUzam5igm1X2aQYV3bp25mGvvzfz0Bc-spPUKYr8ClcIUXHY-wRD5csYs5XUuX_t7VrXUGuAKzOTD8u0VgvJrBw7t5hK0s_VVXNkGT52fxkSfqiww&amp;__tn__=-UK-R&amp;c%5B0%5D=AT3MWlEBJKHNMbsm4TZWb0h-FV02JGz-LwD1TjZFMaIng05FiGvja16rbSugLfQ6MzkMFAt83f1HiaujAnIZP8PL4k5QQW6k58q60Q9l7wLNeXG-nWNpJQ_AVwWQEIuvIraY7IN2juQ6NOd97e3g0UtXXMqqmiEyZi7tcf-NaRDKV4LpAkEI">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/author</a></p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/814 Thu, 13 Apr 2023 17:53:18 -0300 Publicação de Nova Edição: Chamada para o Dossiê "Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência" https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/772 <div class="x11i5rnm xat24cr x1mh8g0r x1vvkbs xtlvy1s x126k92a"> <div dir="auto">Após a reforma universitária de 1968, a pós-graduação no Brasil teve sua expansão por meio do incentivo, fomento e orientações da CAPES. Nos últimos anos os Programas de Pós-Graduação em Educação têm registrado não apenas sua longevidade, mas também sua centralidade no crescimento, qualificação e fortalecimento da pesquisa, da formação de pesquisadores/as e da inclusão social. Neste período em que vários dos Programas de Pós-Graduação em Educação realizam comemorações pelos seus 45 anos ou 50 anos de existência, a Revista Temas em Educação propõe o Dossiê Programas de pós-graduação em educação no Brasil: história, memória e resistência. Compreendemos que cada Programa tem crescido quantitativa e qualitativamente em meio a desafios e lutas com inscrições espaço-temporais muito específicas. Isso nos motiva a reunir, divulgar e celebrar, entre histórias e memórias, os feitos e efeitos dos Programas de Pós-Graduação em Educação na tarefa de qualificação de profissionais na área da Educação.</div> </div> <div class="x11i5rnm xat24cr x1mh8g0r x1vvkbs xtlvy1s x126k92a"> <div dir="auto"> </div> <div dir="auto">O Dossiê "Programas de Pós-Graduação em Educação no Brasil: história, memória e resistência" objetiva reunir artigos sobre:</div> </div> <div class="x11i5rnm xat24cr x1mh8g0r x1vvkbs xtlvy1s x126k92a"> <div dir="auto">- História e memória da pós-graduação em educação no Brasil;</div> </div> <div class="x11i5rnm xat24cr x1mh8g0r x1vvkbs xtlvy1s x126k92a"> <div dir="auto">- Políticas educacionais à pós-graduação no Brasil;</div> </div> <div class="x11i5rnm xat24cr x1mh8g0r x1vvkbs xtlvy1s x126k92a"> <div dir="auto">- Produção do conhecimento sobre pós-graduação em educação no Brasil.</div> </div> <div class="x11i5rnm xat24cr x1mh8g0r x1vvkbs xtlvy1s x126k92a"> <div dir="auto">O prazo para envio de manuscritos é 30 de maio de 2023.</div> <div dir="auto">As orientações para a submissão estão em: <a class="x1i10hfl xjbqb8w x6umtig x1b1mbwd xaqea5y xav7gou x9f619 x1ypdohk xt0psk2 xe8uvvx xdj266r x11i5rnm xat24cr x1mh8g0r xexx8yu x4uap5 x18d9i69 xkhd6sd x16tdsg8 x1hl2dhg xggy1nq x1a2a7pz xt0b8zv x1fey0fg" tabindex="0" role="link" href="https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fperiodicos.ufpb.br%2Findex.php%2Frteo%2Fauthor%3Ffbclid%3DIwAR1_s0uGJvEEnIVTdI8bQdmkdsdr4yootg4drDLQ06IqChchNU4ak3wORNU&amp;h=AT33hat-mjNvSKFxrIBcyXMadrUzam5igm1X2aQYV3bp25mGvvzfz0Bc-spPUKYr8ClcIUXHY-wRD5csYs5XUuX_t7VrXUGuAKzOTD8u0VgvJrBw7t5hK0s_VVXNkGT52fxkSfqiww&amp;__tn__=-UK-R&amp;c[0]=AT3MWlEBJKHNMbsm4TZWb0h-FV02JGz-LwD1TjZFMaIng05FiGvja16rbSugLfQ6MzkMFAt83f1HiaujAnIZP8PL4k5QQW6k58q60Q9l7wLNeXG-nWNpJQ_AVwWQEIuvIraY7IN2juQ6NOd97e3g0UtXXMqqmiEyZi7tcf-NaRDKV4LpAkEI" target="_blank" rel="nofollow noopener">https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/author</a></div> </div> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/772 Mon, 28 Nov 2022 10:45:11 -0300 Publicação de Nova Edição: Convite à atualização de cadastro de usuários/as https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/769 <p>Caros/as avaliadores/as e autores/as: aproveitem sua visita ao nosso <em>site</em> para atualizar seus cadastros.</p> <p>Revisem suas informações, incluindo vínculo institucional, titulação e ORCID.</p> <p>Lembrem-se de que o registro ORCID pode ser obtido gratuitamente no site <a href="https://orcid.org/">http://orcid.org</a>.</p> <p>Qualquer dúvida, façam contato conosco através do e-mail da RTE: revistateducppge@ce.ufpb.br.</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/769 Fri, 18 Nov 2022 08:03:30 -0300 Publicação de Nova Edição: Sob nova editoria, RTE publica seu terceiro número em 2022. https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/768 <p>Prezados/as leitores/as e colaboradores/as,</p> <p>É com muita alegria que informamos que o novo número da Revista Temas em Educação está no ar.<br />Confiram!<br />Aproveitamos para anunciar que Fabiana Sena, Marlécio Maknamara e Munique Massaro compõem a nova editoria da RTE.<br />Desejamos a todos/as boa leitura!</p> <p>Abraços,</p> <p>Fabiana Sena<br />Marlécio Maknamara<br />Munique Massaro</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/768 Fri, 11 Nov 2022 07:18:52 -0300 Prorrogação da Chamada de Artigos para o “Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências em Educação” https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/757 https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/757 Fri, 22 Jul 2022 11:12:55 -0300 Prorrogação de Chamada para o Dossiê Temático A literatura infantil como recurso para o ensino Children's literature as a resource for teaching https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/745 <p>As seções a serem cobertas pelo dossiê temático serão:</p> <p>ARTIGOS</p> <p>Que atendam uma ou mais das características abaixo:</p> <ol> <li>Que representam esforços de integração dos conhecimentos alcançados numa determinada área num determinado momento. Propiciam visão panorâmica e seletiva dos resultados acumulados ao longo do tempo e fornecem análise crítica consistente capaz de suscitar novas pesquisa e perspectivas.</li> <li>Contém informações científicas originais, com tal nível de detalhamento, que contribuem para ampliar o conhecimento até então estabelecido ou favorecer a compreensão de determinado problema.</li> <li>Repassam experiências profissionais ou descrevem atividades de interesse para os leitores, quer tenham sido bem ou malsucedidas, evitando que outros pesquisadores repitam idêntica trajetória no caso de experiências sem êxito, o que contribui para o conhecimento do tema explorado.</li> </ol> <p>Os manuscritos submetidos serão avaliados seguindo as normas da revista, conforme descrito em sua página no endereço eletrônico: <a href="https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo">http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rteo</a>.</p> <p>O prazo para submissão de contribuições se estenderá da data de publicação da presente chamada até o dia <strong>30 de agosto de 2022</strong>. O resultado da análise dos artigos será publicado até o dia 31 de outubro de 2022. A publicação ocorrerá até o dia 15 de dezembro de 2022.</p> <p>As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor. Os conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.</p> <p>As submissões, inicialmente, são apreciadas pelos editores para conferir padrões acadêmicos mínimos. Após esta pré-seleção, os artigos são atribuídos a dois avaliadores de diferentes afiliações institucionais. Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou referees ad hoc, cabendo aos editores a decisão final da publicação dos originais, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.</p> <p>Os originais enviados devem estar de acordo com as normas. Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da revista Temas em Educação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.</p> <p>Os trabalhos devem ser apresentados em português, inglês ou espanhol, e, excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, em francês. Devem ser originais e inéditos, o que significa que não devem ter sido anteriormente publicados nem enviados simultaneamente para outra revista. A publicação dos trabalhos dependerá da observância das normas da Revista e da decisão da Comissão Editorial, após apreciação por especialistas da área.</p> <p>Os editores se reservam o direito de introduzir eventuais alterações nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.</p> <p> </p> <p>João Pessoa-PB, 14 de agosto de 2022.</p> <p> </p> <p>Profa. Dra. Edvonete Souza de Alencar – UFGD – Brasil</p> <p>Prof. Dr. Danilo Diaz Levicoy – UCM – Chile</p> <p>(Editores)</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/745 Tue, 14 Jun 2022 12:13:39 -0300 Chamada para o Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/744 <p>Os artigos poderão ser submetidos, tratando desta temática, dentro dos seguintes EIXOS:</p> <p>I – A Contribuição do Legado de Paulo Freire e as experiências e desafios teórico-metodológicos da investigação;</p> <p>II - A Contribuição do Legado de Paulo Freire, Currículo e a formação dos profissionais de educação;</p> <p>III - A Contribuição do Legado de Paulo Freire e as Políticas Educacionais;</p> <p>IV – A Contribuição do Legado de Paulo Freire e a historicidade da educação;</p> <p>V– Interfaces a contribuição do legado de Paulo Freire e experiências de Extensão e Ensino.</p> <p>As seções a serem cobertas pelo dossiê temático serão:</p> <p>ARTIGOS:</p> <p>Que atendam uma ou mais das características abaixo:</p> <ol> <li>Que representam esforços de integração dos conhecimentos alcançados numa determinada área num determinado momento. Propiciam visão panorâmica e seletiva dos resultados acumulados ao longo do tempo e fornecem análise crítica consistente capaz de suscitar novas pesquisas e perspectivas.</li> <li>Contém informações científicas originais, com tal nível de detalhamento, que contribuem para ampliar o conhecimento até então estabelecido ou favorecer a compreensão de determinado problema.</li> <li>Abordem experiências – de pesquisa, de ensino e/ou de extensão – de interesse para os leitores, quer tenham sido bem ou mal sucedidas, evitando que outros pesquisadores repitam idêntica trajetória no caso de experiências sem êxito, o que contribui para o conhecimento do tema explorado.</li> </ol> <p>Os manuscritos submetidos serão avaliados seguindo as normas da revista, conforme descrito em sua página no(s) endereço(s) eletrônico: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/about/submissions e https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/author, o que inclui a submissão no Template disponibilizado para o adequado ajuste do artigo as normas da revista.</p> <p> O prazo para submissão de contribuições se estenderá da data de publicação da presente chamada até <strong>20 de julho de 2022</strong>.</p> <p>O resultado da análise dos artigos será publicado até o dia 10 de agosto de 2022.</p> <p>A publicação ocorrerá até o dia 31 de agosto de 2022.</p> <p>As traduções, submetidas à publicação, devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor. Os conceitos e opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.</p> <p>As submissões, inicialmente, são apreciadas pelos editores para conferir padrões acadêmicos mínimos. Após esta pré-seleção, os artigos são atribuídos a dois avaliadores de diferentes afiliações institucionais. Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou referees ad hoc, cabendo aos editores a decisão final da publicação dos originais, adotando-se, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.</p> <p>Os originais enviados devem estar de acordo com as normas. Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Temas em Educação, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.</p> <p>Os trabalhos devem ser apresentados em português, espanhol ou inglês, e, excepcionalmente, a critério da Comissão Editorial, em francês. Devendo ser originais e inéditos, o que significa que não devem ter sido anteriormente publicados nem enviados simultaneamente para outra revista. A publicação dos trabalhos dependerá da observância das normas da Revista e da decisão da Comissão Editorial, após apreciação por especialistas da área.</p> <p>Os editores se reservam o direito de introduzir eventuais alterações nos originais, de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o fim de manter a homogeneidade e qualidade da publicação, respeitados o estilo e as opiniões dos autores, sem que seja necessário submeter essas alterações à aprovação dos autores.</p> <p>João Pessoa - PB, 14 de junho de 2022.</p> <p> </p> <p>Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida Aveiro (PPGE/UFPB)</p> <p>Profa. Dra. Fabiana Sena (PPGE/UFPB)</p> <p>Prof. Dr. Eduardo Jorge Lopes da Silva (PPGE/UFPB</p> <p>(Editores, do respectivo Dossiê)</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/announcement/view/744 Tue, 14 Jun 2022 12:12:37 -0300