https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/issue/feed Revista Temas em Educação 2023-04-28T18:04:59-03:00 Profa. Dra. Fabiana Sena revistateducppge@ce.ufpb.br Open Journal Systems <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Criada em 1991, a Revista Temas em Educação (RTE) publicou seu primeiro número em versão online no ano de 2009. Com publicação quadrimestral e contínua, a partir de 2019, a RTE é uma revista eminentemente acadêmica, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. </span><span style="vertical-align: inherit;">Sua prioridade é divulgar produções que resultem de estudos e pesquisas científicas de âmbito nacional e internacional. </span></span></p> <p><strong>ISSN: 0104-2777</strong> (Print version)</p> <p><strong>eISSN: 2359-7003</strong> (Online version)</p> <p><strong>Google Scholar: </strong><a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=06hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR">https://scholar.google.com.br/citations?user=06</a><a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=06hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR">hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR</a></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A4 Educação</span></span></strong></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Qualis 2013-2016:</span></span></strong></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">B2 </span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> (Ensino; Linguística e Literatura),</span></span></p> <p><strong>B3 </strong>(Educação; Ciências da Religião e Teologia; Administração Pública e de Empresas; Ciências Contábeis e Turismo; Ciências Ambientais)</p> <p><strong>B4 </strong>(Psicologia; Serviço Social) e</p> <p><strong>B5 </strong>(Sociologia; Educação Física)</p> <p> </p> <h3> </h3> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59912 A mediação docente diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental 2022-08-30T09:11:27-03:00 Erica Dantas da Silva ericadantasdasilva70@gmail.com Maria da Conceição Costa ceicaomcc@hotmail.com Signey Everton Edival de Sousa signey.everton2000@gmail.com <p>O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a mediação docente em sala de aula, a fim de compreender que aspectos considerar no trabalho pedagógico com os discentes que apresentam dificuldades de aprendizagem, tendo como referência os princípios da teoria histórico-cultural. Para tanto, fez-se uso de uma revisão bibliográfica na qual se aborda a base epistemológica da teoria histórico-cultural, adentra-se na compreensão das dificuldades de aprendizagem discente no contexto escolar, desembocando em autores que tratam da mediação docente com alunos que apresentam dificuldades em seus processos de aprendizagem. Ao final deste trabalho, constata-se que as dificuldades de aprendizagem são provenientes não apenas de fatores cognitivos, mas também de aspectos sociais e culturais, e o quão imprescindível é o papel do educador enquanto mediador, que através de interações fundamentadas no diálogo, na cooperação, mediando situações a partir das potencialidades do educando, torna viável a superação das dificuldades de aprendizagem.</p> 2023-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/62230 Saúde mental na escola: 2022-12-01T16:03:09-03:00 Roberta da Silva robertasilva@ifce.edu.br <p>As questões que envolvem a saúde mental dos estudantes estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar, o que tem exigido espaço de discussão e proposição de ações de enfrentamento a essa problemática. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar aspectos relacionados à saúde mental dos estudantes no contexto escolar, buscando identificar situações que envolvem os estudantes nesses espaços, apresentar estratégias de enfrentamento e/ou abordagem diante desses problemas observados pelas escolas e apontar possibilidades de atuação das instituições na promoção da saúde mental. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de cunho exploratório, foi realizada através de uma revisão bibliográfica na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e pesquisa documental. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, em categorias temáticas definidas aprioristicamente, conforme os objetivos estabelecidos para esta pesquisa. Os achados indicam que há poucos estudos realizados no âmbito das escolas e que as questões relacionadas à saúde mental ainda são abordadas de modo fragmentado e desarticulado no interior da rede de atendimento. Apontam ainda possibilidades de atuação das escolas em busca de estratégias que podem enfrentar essas questões de modo colaborativo e baseado na escuta e acolhimento aos estudantes.</p> 2023-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/61944 Mobilizando saberes de Ciências da Natureza da BNCC a partir de oficinas didáticas para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental 2022-11-22T21:28:27-03:00 Vanessa de Cássia Pistóia Mariani vanessa.mariani@iffarroupilha.edu.br Lenira Maria Nunes Sepel lenirasepel@gmail.com <p>Este artigo apresenta estudos referentes ao desenvolvimento de Oficinas Didáticas de Ciências da Natureza como parte do Programa de Formação Continuada: Ensino de Ciências nos Anos Iniciais a partir da BNCC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso, que trabalhou com um grupo específico de docentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados a partir do planejamento e dos registros no Diário de Bordo da equipe que elaborou e executou a proposta das oficinas e de questionários aplicados aos docentes participantes. Como resultados constatamos que as Oficinas Didáticas foram avaliadas positivamente pelo grupo devido abordagem metodológica utilizada e as ações colaborativas e interativas dos encontros. Em relação aos dezesseis Objetos do Conhecimento (OC) apresentados pela BNCC para esta área, apenas um deles não foi considerado totalmente importante pelo grupo, já em relação a sua aplicabilidade em sala de aula, e a Unidade Temática (UT) Vida e Evolução contabilizou o menor índice de OC trabalhados até o momento da pesquisa pelos docentes em suas turmas de anos iniciais.</p> 2023-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/60866 O encantamento da pedagogia freireana 2022-11-09T15:02:11-03:00 Bergson Utta bergson.utta@ufma.br Adria Karoline Souza de Aquino Utta adriautta@gmail.com Fredy Enrique González fredygonzalezdem@gmail.com <p lang="en-GB" align="justify"><span style="font-family: Calibri, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR">Neste trabalho refletimos sobre as experiências de Paulo Freire, socializadas nos livros “Cartas a Cristina: reflexões sobre a minha vida e minha práxis” e “Medo e ousadia: o cotidiano do professor”, que evidenciam as bases constituintes do encantamento da pedagogia freireana. A história de Paulo Freire com a educação é digna de ser refletida, pois a sua práxis o levou a idealizar uma educação popular que objetivava conscientizar as pessoas, especialmente as classes sociais oprimidas e excluídas, com vistas a emancipação social, cultural e política, o que por si só já é um indício da sua crença no poder libertador da educação. A partir da leitura destas obras, usaremos como metodologia para analisar as suas experiências, a pentadimensionalidade de González (2008) com foco nas cinco dimensões (metodológica, epistemológica, ontológica, axiológica e teleológica) propostas por ele. Além de Freire (2008, 2019 e 2021), estudiosos do patrono da educação brasileira como Haddad (2019) e Gadotti (2011), somam a esta reflexão. Este estudo nos mostrou que a vida e as experiências de Freire reforçam as bases constituintes de suas </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR">ideias</span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span lang="pt-BR"> e, a partir delas, após um tratamento crítico, deu a sua pedagogia o reconhecimento político e epistemológico, evidenciando seu encantamento.</span></span></span></span></p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65145 A literatura infantil como recurso para o ensino (Apresentação) 2022-12-13T22:01:16-03:00 Edvonete Alencar revistateducppge@ce.ufpb.br Danilo Levicoy revistateducppge@ce.ufpb.br 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64091 Snow white's story for teaching symmetry in the early years of elementary school 2022-10-25T16:15:12-03:00 Patrícia pathy_dejesus@hotmail.com Edvonete Souza de Alencar edvonetealencar@ufgd.edu.br Jeferson Gomes Moriel Junior jeferson.moriel1@cba.ifmt.edu.br <p>This article discusses some possibilities of using Children's Literature for the teaching-learning of Mathematics, which aims to analyze how the story of Snow White can be used for teaching Symmetry. Based on a bibliographic study, the relevance of the theme was highlighted. According to the assumption that literature is one of the tools that can provide students with reading and understanding of the world, we present some activities that allow exploring the potential of Children's Literature. We seek to use excerpts and illustrations from this story to teach Symmetry in the early years of elementary education. As the main conclusion of this study, we have that it is possible to develop Geometry activities to teach the subject in question in the context of that world-famous fairy tale. We aim to present a different way of teaching Mathematics, by seeking a meaningful learning and making teachers interested in this teaching strategy.</p> <p><strong>Keywords:</strong> Children's Literature; Symmetry teaching; teaching resource</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64182 A contação de histórias e suas implicações no processo de formação do pedagogo 2022-11-21T07:21:04-03:00 Nailde da Silva Doria nailde.doria@gmail.com Sandra Novais Sousa sandra.novais@ufms.br Milene Bartolomei Silva milene.silva@ufms.br <p>O presente artigo tem como objeto de estudo a contação de histórias, verificando como se dá o processo de aprendizagem por meio da contação de histórias na formação inicial do docente. Partimos da concepção de que o contato com a literatura infantil, por meio da arte de contar histórias, pode levar a criança ao encantamento próprio, às experiências artísticas, o que pode despertar na criança o interesse pela leitura por prazer. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica e documental, de caráter qualitativo e exploratório, bem como a aplicação de questionários aos alunos do 1° ao 8º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faed) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos os autores Abramovich (2009) e Simões (2000) entre outros. Sobre os dados encontrados nas produções acadêmicas analisadas, foi possível identificar um movimento a favor da contação de histórias dentro da sala de aula. Como resultados, compreendemos a importância dada à aprendizagem da arte da contação de histórias ao longo da formação acadêmica do docente.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63744 Cultura literária na escola: 2022-11-23T00:32:10-03:00 Stéfane de Almeida dos Santos stefanemsp@hotmail.com Lays Lins de Albuquerque ll.albuquerque42@gmail.com Daniela Maria Segabinazi dani.segabinazi@gmail.com <p>O presente trabalho parte da relação de parceria estabelecida entre uma escola e uma universidade no tocante ao fomento da educação literária às crianças e adultos de um contexto escolar municipal em João Pessoa, na Paraíba. Dito isso, o principal objetivo em é discorrer acerca das experiências literárias promovidas pelo projeto de extensão Cultura Literária na escola: para ler, ouvir ver e sentir (CCHLA/UFPB) à comunidade da EMEIEF Lúcia Giovanna Duarte de Melo. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos de autores e autoras como Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007; 2017), Chambers (2007a; 2007b), Reyes (2012), Zilberman e Silva (1990) para nortear o debate em torno desta parceria que tem como cerne a literatura infantil e o seu potencial formador materializado na escola. Assim, no alcance do nosso objetivo, apresentaremos as ações desenvolvidas durante o ano de 2021 e início de 2022, destacando proposições, alcances e, ainda, ponderando o histórico da relação que estabelecida entre a escola, o espaço universitário e seus sujeitos, todos(as) circundados pelas leituras e experiências com a literatura infantil no processo de construção de uma comunidade leitora.&nbsp;</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64160 Una experiencia para el desarrollo del razonamiento lógico-matemático a través de la literatura infantil 2022-11-21T07:25:10-03:00 Paula Pérez Pérez paula.l.perez.p@gmail.com Daniela Quinteros Sepúlveda dani.jazminQ@gmail.com Catalina Robles Tillería cata.roblest@gmail.com Amy Vallejos Boin amy.vallejos@calc.cl Juan Luis Piñeiro juanluis.pineiro@umce.cl <p>O objetivo desta pesquisa é analisar uma intervenção pedagógica para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático através da literatura infantil. Desta forma, este estudo qualitativo apresenta uma experimentação investigativa para o trabalho na área da matemática na educação inicial. O projeto contempla três intervenções em sala de aula com a participação de três alunos do primeiro e segundo níveis de transição. Estas intervenções são planejadas considerando o aprendizado de estruturas lógicas, especificamente no que diz respeito à classificação, ordenação e seriação; e o papel da literatura infantil e seu uso nas aulas de matemática. Os resultados mostram características que podem ser uma contribuição para a comunidade educacional, pois fornecem diretrizes pedagógicas que incluem estratégias, materiais e atividades a serem utilizadas e adaptadas a diferentes contextos educacionais, a fim de desenvolver estruturas lógicas matemáticas através da literatura.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64154 Infâncias e os livros de literatura infantil 2022-11-28T18:49:47-03:00 Lorraine Martins Gerotto loo.gerotto@gmail.com Thaise da Silva thaisedasilva77@gmail.com <p>Enquanto diverte a criança, a literatura enriquece a infância, incentivando suas narrativas, imaginação, estimula sua criatividade, favorece o desenvolvimento de sua personalidade e auxilia na ampliação e desenvolvimento de seu vocabulário. Desta forma o objetivo desse artigo é discutir a utilização da literatura infantil em sala de aula como instrumento facilitador para a construção da aprendizagem. Para tal faremos uso do campo teórico dos Estudos Culturais. Um estudo que escolhe, ou se coloca nesse campo teórico, deve problematizar as formas de conceber o que é real, ou seja, questionar as verdades produzidas pelos discursos. A entrada dos livros de literatura infantil em sala de aula se intensificou a partir de programas como o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Estes programas auxiliam na formação inicial do leitor, apresentando o mundo das letras, com temas próximos ao cotidiano das crianças, para que então a curiosidade seja aguçada e a imaginação despertada, incentivando à leitura. Demostrando que o uso do texto em sala de aula não deve ser um pretexto, o texto por si só tem uma funcionalidade e o ensino deve partir dessa premissa.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64179 Educação literária no Instagram: 2022-11-23T00:26:46-03:00 Marilia Forgearini Nunes mariliaforginunes@gmail.com Joana Wurth Geller joanawgeller@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho assume como objetivo coletar perfis e páginas da rede social Instagram para analisar e refletir criticamente sobre como a educação literária com foco principalmente na literatura infantil é promovida. A coleta de dados realiza-se a partir da perspectiva netnográfica e depois esses dados são organizados em gráficos que caracterizam os perfis e páginas conforme o que publicam e o entendimento que tem da leitura literária.&nbsp; Dos 56 perfis identificados, 11 são perfis pessoais, que mesclam tanto o conteúdo de vida pessoal quanto relacionado à leitura literária, e 45 são páginas vinculadas a projetos. Essa distinção de algum modo caracteriza os conteúdos compartilhados e o modo de interagir com os seguidores, implicando em efeitos de sentido diversos o que se busca exemplificar. A quantidade de conteúdo compartilhado é analisada sob uma perspectiva crítica, pretendendo motivar a reflexão sobre a qualidade da informação, visto que a promoção de uma educação literária não se efetiva sem um processo formativo de mediadores de leitura que pode começar na </span><em><span style="font-weight: 400;">internet</span></em><span style="font-weight: 400;">,&nbsp; mas não se reduz ao que nela é publicado.</span></p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64158 "Pele de asno": 2022-10-25T16:09:55-03:00 Gabriel Dante da Silva Monteiro gabrieldante13@outlook.com Fernando Maués de Faria Júnior fmaues@ufpa.br <p>Este trabalho corresponde a uma proposição teórica, crítica e metodológica referente ao ensino de Literatura e à formação estética com contos de fadas no oitavo ano do Ensino Fundamental II. Considerando a substancialidade artística dos contos de fadas, é necessário relativizar as censuras restritivas quanto a estes textos na Educação Básica. Objetiva-se aqui possibilitar um trabalho flexível com o conto “Pele de asno”, versão de Perrault, a partir do letramento literário, relativizando a censura em contexto escolar. Como metodologia, selecionamos “Pele de asno” em interseção com a BNCC (2018) e João Wanderley Geraldi (1990). Esta pesquisa comporta três partes: histórica, analítica e didática. Nesta última, os impulsos didáticos propostos baseados na teoria de Rildo Cosson (2021), compostos por: motivação, introdução, leitura, interpretação e expansão. Além da relevância da mediação do professor no letramento literário, compreendemos a necessidade de incentivar a (re)leitura de contos de fadas em âmbito escolar. Cabe, portanto, fomentar a criticidade dos alunos a partir da interação estética com o texto literário, possibilitando, também, engajamento no processo de ensino-aprendizagem de Literatura. Nosso principal referencial teórico foi André Luiz Ming Garcia (2021), Marisa Lajolo (2018), Michèle Petit (2019), Nelly Novaes Coelho (2012), Rildo Cosson (2021) e Regina Zilberman (2019).</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63998 “Diferente dos seus amigos, eu acho você beautiful e kind”: 2022-11-23T00:35:08-03:00 Silvia Souza Hall silvia.crisbarros@gmail.com Sarah Pedroso Vasconcelos vasconcelos.sarah@outlook.com <p>A literatura no campo da educação vislumbra infinitas possibilidades que transmitam experiências, conhecimentos, culturas e novas identidades, oferecendo ao aluno diferentes vocabulários e estruturas gramaticais que proporcionam o desenvolvimento da oralidade, escrita e das reflexões acerca do mundo, seja ele real ou o presente nos livros. Assim, este artigo buscou por meio de uma pesquisa qualitativa analisar e refletir o uso da literatura infantojuvenil nas aulas da língua inglesa em uma escola de idiomas de Santarém-PA, especificamente usando a obra de Raquel Jaramillo Palacio, “<em>Wonder”</em>, em uma tentativa de diálogo entre ensino da língua e literatura. Os dados foram gerados a partir de questionários que objetivavam ter acesso às preferências linguísticas e literárias dos alunos, atividades orais e escritas, e por fim um questionário reflexivo acerca da experiência dos alunos com as aulas. Os resultados mostram que a literatura infanto juvenil pode ser usada nas aulas de inglês como forma de motivar o aluno a ler, escrever e refletir o ambiente social e escolar no qual está inserido, contribuindo na ampliação de suas curiosidades e interesses.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56467 Aspectos históricos da OCDE e suas relações com a organização do ensino da matemática no Brasil 2022-11-22T21:11:19-03:00 Susimeire Vivien Rosotti de Andrade susimeire.andrade@unioeste.br Patricia Sandalo Pereira sandalo.patricia13@gmail.com <p>Neste artigo analisa-se a relação inicial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a organização do ensino de Matemática. Parte de uma pesquisa teórica, cuja orientação é a Perspectiva Histórico-Cultural em consonância com o Materialismo Histórico-Dialético. Defende que a compreensão dos interesses dos Organismos Multilaterais (OM) ao influenciar as políticas educacionais, não visa a formação e desenvolvimento humano de maneira igualitária. Conclui que a Organização Europeia para a Cooperação Econômica (OECE) cerne da OCDE, foi a responsável pela organização do Seminário de Royaumont em 1959, contando com a participação de dezoito países, favorecendo a elaboração de um documento intitulado “Um Programa Moderno de Matemática para o ensino Secundário”, publicado em 1961 e que chegou no Brasil em 1965, por meio do GEEM (Grupo de Estudos do Ensino de Matemática). O Programa é concebido pelo organismo como um instrumento para os países redigir novos livros didáticos e manuais visando a formação de capital humano e foi a primeira tentativa da OECE, portanto, da OCDE em influenciar à organização do ensino de matemática.</p> 2023-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64462 Políticas públicas de educação para mulheres privadas de liberdade: 2022-10-29T18:48:41-03:00 Miryan Aparecida Nascimento Souza miryanascimento20@gmail.com Timothy Denis Ireland ireland.timothy@gmail.com <p>Este artigo se propôs a discutir o conceito de educação popular apontando a relevância da educação para pessoas privadas de liberdade, na perspectiva da pedagogia da libertação, ou seja, na construção de uma sociedade inclusiva, democrática, comprometida com a conscientização dos oprimidos, alicerçada em práticas pedagógicas emancipatórias e libertadoras. Identifica as políticas públicas de educação que estão em ação nas penitenciárias femininas da Paraíba, e constrói reflexões sobre as dinâmicas que estão sendo implementadas. A orientação metodológica que norteou a pesquisa é qualitativa, documental e exploratória, tendo como suporte procedimental entrevista e análise hermenêutica dialética. A base teórica contemplou, dentre outros: Lovisolo (1990); Freire (2011); Ireland (2011); Castillo e Latapí (1985) e Pontual (2006). Despontou-se no estudo o impacto da pandemia nas práticas pedagógicas. No que se refere à oferta de educação em prisões, concluiu-se que não é monopólio do Estado, sendo uma demanda que abrange a sociedade civil. Embora faltem dados, relatos e experiências, é relevante destacar que cabe a diferentes instituições e sujeitos sociais a oferta de educação para mulheres e homens privados de liberdade, sendo ações que se consolidam como práticas de uma sociedade democrática.</p> <p> </p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64937 Discente ativo e medicina engajada: 2023-04-28T18:04:59-03:00 Raimundo Rodrigues França Junior raimundo.junior@arapiraca.ufal.br María Elena Ortiz Espinoza mortize@ups.edu.ec <p>Este trabalho parte do pressuposto de que a dominância discursiva que permite a localização dos saberes e das práticas das Metodologias Ativas em um lugar privilegiado na enunciação da verdade sobre educação médica advém de uma economia política dos discursos. Fundamentado nas teorias pós-críticas da educação, argumenta que tal economia é sustentada no currículo de medicina de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública pelas estratégias do dispositivo (biopolítico) da medicina engajada, que tem nas Metodologias Ativas uma de suas principais linhas de força, isto é, uma de suas principais estratégias de operação. O objetivo é analisar o investimento discursivo desse dispositivo na normalização das condutas e forma mesma de ser médicos/as de discentes do curso de medicina da IES. São analisados fragmentos discursivos em circulação no currículo formal e nas sessões de grupos focais realizadas com discentes do referido curso, mediante emprego de elementos da análise do discurso de inspiração foucaultiana. Evidenciou-se que, a despeito de toda uma lógica acionada pelo dispositivo na produção do sujeito discente ativo/a/engajado/a, é possível localizar posição de sujeito de um/a discente passivo/a sendo desejada e ocupada no currículo de medicina da IES. Concluiu-se que os elementos discursivos do dispositivo da medicina engajada são acionados no currículo de medicina da IES para constituir posições de normalidade e diferença, em termos de sujeitos discentes ativos/as e passivos/as.</p> 2023-05-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65961 Discursos sobre a educação financeira em postagens do Twitter 2023-04-15T17:48:51-03:00 Francisco Vieira da Silva Vieira da Silva francisco.vieiras@ufersa.edu.br <p>O artigo analisa discursos sobre a educação financeira em postagens do <em>Twitter</em>, com o intento de responder aos seguintes questionamentos: que discursos sobre a educação financeira circulam em postagens do <em>Twitter</em>? Em que medida tais discursos se conectam com os saberes, as práticas e as crenças da racionalidade neoliberal? Para tanto, toma como aporte teórico principal as reflexões de Foucault (2008; 2010), Dardot e Laval (2016), Laval (2020), Casara (2021) a respeito do discurso e da racionalidade neoliberal, além de autores como Saraiva (2013; 2017), Leite (2017) e Cunha (2020), que discutem a educação financeira na articulação com os modos neoliberais de gestão das condutas. Trata-se de um estudo descritivo-interpretativo com viés predominantemente qualitativo. O material de análise recobre vinte postagens publicadas no <em>Twitter </em>nos primeiros dois meses de 2023. Reunimos as postagens em quatro blocos, conforme a posição de sujeito adotada. As análises indicam a existência de posicionamentos de recusa e de aceitação da educação financeira como uma estratégia de regulação da racionalidade neoliberal.</p> 2023-05-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64467 Memória e cultura em Vila Maú: 2022-11-21T06:53:35-03:00 Hosana Gabriela Pinheiro Dias gabrielapinheirodias@hotmail.com Miranilde Neves miranilde.oliveira@ifpa.edu.br <p>Esta pesquisa versa sobre os Cordões Teatrais – manifestação cultural de Vila Maú, comunidade pertencente a Marapanim-Pará. É resultado de uma pesquisa de conclusão de curso em especialização em educação do campo, a fim de se obter informações a respeito dos cordões teatrais existentes na localidade e verificar a importância dessas representações teatrais para os moradores mais antigos da Vila, identificar os temas mais recorrentes nos cordões e elucidar a importância dessa representação cultural para a conservação da memória local à população mais jovem. Para a realização desta pesquisa, valemo-nos dos estudos bibliográficos sobre História Oral, Memória e Cultura, que contribuíram para o aprofundamento do tema. A partir das análises das entrevistas, verificamos que os Cordões Teatrais possuem grande importância na vida desses sujeitos do campo, uma vez que, por meio deles, podem obter conhecimentos significativos para a vida comunitária, assim como compreendem o valor dos diferentes saberes existentes. Com relação aos temas mais recorrentes nos Cordões Teatrais, verificamos que os cordões de animais em geral são os mais constantes.</p> 2023-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63274 Educação e Saúde: 2022-08-30T09:25:03-03:00 Malúcia Nogueira Raquel marlucianogueira.historia@hotmail.com Gisafran Nazareno Mota Jucá gisafranjuca@gmail.com Conceição de Maria Pinheiro Barros profa.conceicaobarros@gmail.com <p>O presente artigo discute como o (não) acesso de sujeitos em processos de escolarização reverbera, no imaginário coletivo e individual, em percepções distorcidas sobre as doenças, em particular sobre a Doença de Chagas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva que teve como método investigativo a história oral para articular os significados e os discursos atribuídos às doenças. Para o alcance das memórias tomamos como referência as narrativas de pessoas portadoras da Doença de Chagas, bem como de alguns de seus familiares e focamos nas entrevistas de três sujeitos. Os resultados denotaram que os significados e os discursos atribuídos à Doença de Chagas reverberam no imaginário coletivo e individual de percepções distorcidas. Aqueles que tiveram acesso à educação formal apresentam maior criticidade e não acreditam na morte e nas doenças como um fenômeno exclusivamente metafísico, mas como uma consequência da falta de política pública e ingerência do poder público.</p> 2023-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64221 Avaliação do REUNI: 2022-09-05T16:29:51-03:00 Sandra Carvalho Sousa sandcarvs@gmail.com Alexandre Nascimento de Almeida alexalmeida@unb.br <p>A expansão do ensino superior no Brasil enfrenta o desafio de democratizar o acesso e garantir a qualidade dos cursos. Uma política importante nessa expansão no Brasil foi o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) que, na Universidade Brasília (UnB), contribuiu para a criação de uma nova graduação em Saúde Coletiva no campus de Ceilândia (FCE), periferia de Brasília. O objetivo do trabalho é identificar os desafios e limitações que afetam o curso de Saúde Coletiva da FCE, assim contribuindo para a avaliação do REUNI. Para tanto, a partir da análise de conteúdo com a opinião dos estudantes, resumiu-se os desafios e limitações do curso de Saúde Coletiva em três dimensões: (1) inserção no mercado de trabalho; (2) desconhecimento acerca do curso; (3) questões pessoais dos estudantes que limitam o acompanhamento do curso. É incontestável o impacto do REUNI na expansão de vagas no ensino superior, porém aspectos relacionados a atratividade, qualidade e inclusão dos alunos podem ser aprimorados em políticas de mesma natureza</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/61881 Por que o discente deseja evadir? 2022-11-21T16:14:58-03:00 Adriana Moura Guimarães drimougui@hotmail.com.br Sandro Eduardo Monsueto monsueto@ufg.br <p>Este artigo tem como objetivo realizar uma análise do fenômeno da evasão acadêmica entre estudantes de graduação. Mais especificamente, é testada a hipótese de que aspectos motivacionais e acadêmicos podem incentivar o desejo de abandono. Para tanto, são aplicados questionários entre estudantes de uma universidade pública. Diferente de parte da literatura prévia, o questionário é aplicado entre discentes ainda matriculados, buscando antecipar o problema. São estimados modelos de probabilidade de o aluno desejar realizar algum tipo de abandono. Os resultados mostram que fatores relacionados com a forma de escolha do curso, se por pressão ou influência dos pais, desempenho acadêmico ou a insegurança com o mercado de trabalho, são mais relevantes para explicar o desejo de evadir do que as características sociais e demográficas. São propostas uma série de ações gerais para tentar reduzir os problemas de evasão acadêmica e mitigar seus impactos sobre alunos e instituição.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64711 Justiça e desempenho acadêmico: 2022-11-21T19:24:41-03:00 Dongoxi Luimbi dongoximendes@gmail.com Edicreia Andrade dos Santos edicreiaandrade@yahoo.com.br Flaviano Costa flaviano@ufpr.br <p>A justiça acadêmica refere-se às avaliações individuais que os estudantes fazem sobre determinados resultados em forma de notas, procedimentos estabelecidos e relacionamento com o professor. Por motivo da pandemia os professores viram-se obrigados a alterarem os procedimentos didáticos para melhor adaptação. Nesse contexto, pressupõe-se que esta adaptação pode ocasionar situações desfavoráveis que passa pelo entendimento dos professores, e isso, pode interferir com que algumas atividades acadêmicas não sejam realizadas de forma justa. Assim sendo, o propósito deste estudo foi investigar a percepção de justiça junto a 120 estudantes de pós-graduação stricto sensu sobre o sistema de avaliação de desempenho e seus efeitos no desempenho acadêmico em tempos de Covid-19. Dentre os resultados pode-se inferir que somente a justiça procedimental afeta o desempenho dos estudantes de pós graduação em tempos de covid-19, mas não foi possível corroborar que as dimensões da justiça distributiva e interpessoal afetam o desempenho acadêmico dos pós-graduandos</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55617 Percepções sobre a temática da acessibilidade no ambiente universitário: 2020-10-05T23:41:47-03:00 Eduardo Martins de Arruda eduardo.arruda73@gmail.com Izabel França de Lima belbib@gmail.com Maria da Luz Olegário daluzprof@gmail.com <p>Neste artigo temos como objetivo revelar aspectos subjetivos, como emoções e sentimentos, incu- tidos na fala de estudantes universitários com deficiência. Para tanto, foram convidados dez estudantes com deficiência visual vinculados ao Núcleo de Educação Especial (Nedesp) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para participarem de uma entrevista semiestruturada sobre a temática da acessibilidade dentro da instituição. O material resultante das entrevistas foram conjugados com a pesquisa documental, compondo assim o corpo deste trabalho. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como descritiva e de abordagem qualitativa. As falas dos entrevistados foram analisadas sob a ótica da Análise de Discurso (AD) enquanto instrumento metodológico. Conclui-se que a intersubjetividade presente nas falas dos entrevistados revela aspectos muitas vezes abafados pela trama social, que podem significar ausência de represent-tatividade no meio acadêmico, político e social. Embora cada entrevistado, tenha ressaltado pontos específicos fundamentados na sua experiência na instituição, percebeu-se uma certa congruência e convergência entre os discursos estudados. Com destaque para sentimentos de insatisfação, desmotivação, que muitas vezes caracterizam-nos como vítimas de segregação social. Por fim, os relatos dos estudantes participantes desta pesquisa reforçam a complexidade da temática acessibilidade, que perpassa o contexto universitário.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59546 Formação de professores para o ensino superior: 2022-11-02T18:43:48-03:00 Aline Luquini Pereira aline.luquini.pereira@gmail.com Jairo Atônio Paixão jairopaixao@ufv.br <p>O objetivo desse estudo foi identificar as atividades realizadas por estagiários de docência vinculados a programas de pós-graduação das áreas das Ciências Biológicas e da Saúde de uma IES e analisar a influência dessas atividades na formação pedagógica do docente do ensino superior. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, na qual participaram 13 estudantes. Como resultados, identificaram-se três categorias de análise intituladas breve caracterização dos participantes; atividades realizadas no estágio de docência e por fim, perspectiva dos estagiários em torno das atividades recorrentes. Conclui-se que o estágio de docência possibilita o desenvolvimento profissional dos estudantes para o magistério superior, no entanto, as atividades desenvolvidas durante o estágio se apresentam desprovidas de elementos reflexivos em torno da ação pedagógica. Em suma, o contexto analisado, leva a considerar a necessidade de redimensionamento da estrutura dos estágios, com vistas a privilegiar a formação pedagógica dos futuros docentes que irão atuar no magistério nos mais diferentes contextos apresentados pelas IES no país.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64614 Formação docente e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) 2022-12-01T13:57:01-03:00 Jerry Wendell Rocha Salazar jerryrochasalazar@gmail.com Sônia Maria da Silva Araújo ecosufpa@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">O artigo trata dos modelos de formação docente em articulação com a concepção de formação inscrita nos documentos que orientam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), instituído pela Portaria MEC nº 867, em 4 de julho de 2012. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental. A partir de&nbsp; estudos bibliográficos, discute-se três modelos de formação: o modelo centrado na racionalidade técnica, o modelo centrado na racionalidade prática e o modelo centrado na racionalidade crítica. Os documentos do PNAIC foram as fontes a partir das quais realizou-se a pesquisa documental, particularmente o Caderno de Apresentação e os Cadernos de Formação. Os resultados demonstram que a formação centrada na racionalidade prática é o modelo prevalecente no Programa, o que o associa às teorias não críticas. Defende-se, ao fim e ao cabo, que, numa sociedade como a brasileira, a formação docente, inicial e/ou continuada, para bem corroborar a superação das injustiças e desigualdades, deve correr numa perspectiva multipluridimensional com vistas ao alcance da racionalidade crítica.</span></p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64922 Etnociência indígena: 2022-11-25T23:28:57-03:00 Douglas Junior de Souza Alves douglaskcoal1@hotmail.com Reginaldo de Oliveira Nunes reginaldonunes@unilab.edu.br José Roberto Linhares de Mattos jrlinhares@gmail.com <p>A etnociência, na perspectiva indígena, é uma forma particular do grupo de pensar e produzir conhecimentos. Sendo assim, por ser culturalmente de tradição oral, é necessário encontrar forma de sistematizar esses conhecimentos de forma escrita, garantindo que não se percam com o passar do tempo. O objetivo da presente pesquisa foi investigar a etnoconservação da biodiversidade, por meio da preservação ambiental, na perspectiva de egressos indígenas em seus escritos interculturais de conclusão de curso. A metodologia envolve uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, sendo analisados 22 trabalhos de conclusão de curso de egressos disponibilizados na página do departamento da Licenciatura em Educação Intercultural da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Os resultados trazem discussões importantes sobre a preservação ambiental na perspectiva dos egressos indígenas, produzidos com suas comunidades, apontando não apenas a sua importância, mas também o reconhecimento de consequências advindas dos impactos ambientais negativos em seus territórios indígenas. É essencial, por meio da etnociência, sistematizar esses etnoconhecimentos tendo em vista o seu registro escrito e por meio deles pensar em soluções para preservação ambiental.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/62234 Práticas de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil: 2022-11-30T13:20:25-03:00 Reginaldo Fernando Carneiro reginaldo_carneiro@yahoo.com.br <p>O objetivo deste artigo é discutir e refletir sobre o ensino e a aprendizagem da matemática na Educação Infantil, a partir da observação das práticas de professoras. Para tanto, foram acompanhadas duas professoras da Educação Infantil – Sara e Paula – em suas salas de aula. A turma de Sara tinha 6 crianças de 4 e 5 anos e, de Paula, 12 crianças de 3 e 4 anos. Verificou-se que elas utilizam diferentes atividades que possibilitam trabalhar com variados conceitos e conteúdos matemáticos que precisam ser desenvolvidos desde esse nível de ensino. Essas atividades abarcaram jogos, brincadeiras e a resolução de problemas que permitiram a interação entre as crianças, além do uso do computador e da história da matemática. As crianças tiveram contato com práticas que abordaram noções de cores, de coordenação motora, conceitos de perto e longe, direita e esquerda, para cima e para baixo, além do reconhecimento das figuras geométricas planas. Também foram trabalhados conceitos de correspondência um a um, contagem, comparação, ordenação e funções do número. As situações vivenciadas nas salas de aula evidenciaram que a matemática pode ser trabalhada de forma lúdica, divertida e motivadora que faz com que as crianças tenham interesse em aprender e em desenvolver as práticas propostas.</p> 2023-03-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64955 Menstruação e pobreza menstrual, precisamos falar sobre isso! 2022-11-30T19:55:32-03:00 Thais Viana das Chagas Lima thaisvianachagas@gmail.com Neyson Andriew Torres do Nascimento andriewtorres@gmail.com Sandra Nazaré Dias Bastos sbastos@ufpa.br <p>Cientes da relevância do ensino contextualizado de Biologia, delineamos como objetivo principal deste trabalho analisar e discutir as situações de ensino vivenciadas ao longo da abordagem do sistema reprodutor feminino a partir de atividades que, para além da morfologia/fisiologia, problematizaram questões do cotidiano dos alunos, tais como mitos e tabus relacionados à menstruação, pobreza menstrual e a imposição de padrões corporais. As atividades foram desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola pública com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Foi possível observar que os estudantes sustentam e manifestam algumas crenças e tabus a respeito da menstruação e nunca haviam ouvido falar da pobreza menstrual. Alguns concordam que a menstruação é algo vergonhoso e que deixa a mulher impura e foram unânimes em afirmar que a tensão pré-menstrual deixa as mulheres mais estressadas. Diante desses resultados evidencia-se a importância de se trabalhar esses temas nas escolas para problematizar as interdições impostas aos corpos que menstruam e ao mesmo tempo, diante da pobreza menstrual, fomentar a criação de políticas públicas e promoção de ações pontuais que possam reduzir os casos de evasão escolar durante o período menstrual.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/63886 As contribuições do legado de Paulo Freire para a educomunicação: 2022-10-21T12:01:19-03:00 Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy doriele.andrade@upe.br Jean-Claude Régnier jean-claude.regnier@univ-lyon2.fr <p>Neste artigo, buscamos refletir sobre as contribuições de Paulo Freire (1921-1997) para a educomunicação, enquanto campo de reflexão e de intervenção para a conscientização e libertação dos indivíduos, e seus desdobramentos em um projeto de extensão, vinculado a uma rede associacionista, a Rede Coque Vive. Enfatizamos nesse estudo uma perspectiva de educomunicação que valoriza a ação do sujeito para decodificar a sua realidade na criação de um espaço legítimo de diálogo social e de emancipação. Desse modo, verifica-se a importância de constantemente revisitarmos o pensamento freireano para compreendermos a educomunicação como um processo de emancipação humana e de transformação social, em um movimento de resistência ao modelo estabelecido, para fazer emergir novas possibilidades de educação, de comunicação e de estar no mundo.</p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/61997 Notas sobre o "Currículo Paulista: etapa Ensino Médio" 2022-11-11T15:43:03-03:00 Regina Magalhães de Souza regina_m_souza@yahoo.com.br <p class="western" style="line-height: 100%; orphans: 0; widows: 0; margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;"><span lang="pt-BR">Este é um artigo de opinião que traz algumas observações sobre o documento </span><span lang="pt-BR"><em>Currículo Paulista: etapa ensino médio</em></span><span lang="pt-BR">, homologado em agosto de 2020 pelo governo do Estado de São Paulo. Analisam-se no artigo as estratégias, noções e argumentos utilizados pelo discurso do poder expresso no documento. Identifica-se a concepção de educação do documento, alinhada à política educacional vigente, em que as noções de competências e habilidades ocupam posição central. Apontam-se as condições de produção do documento e os interesses empresariais a respeito da definição do currículo. Conclui-se que a formação de uma subjetividade neoliberal — baseada no empreendedorismo e no protagonismo individual — é objetivo central do discurso do poder expresso no </span><span lang="pt-BR"><em>Currículo Paulista</em></span><span lang="pt-BR">. Ressalta-se a importância da discussão sobre currículo pela sociedade para a construção de uma escola baseada, de fato, nos princípios de democracia, solidariedade e humanidade.</span></span></span></p> 2022-12-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Temas em Educação