https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/issue/feed Revista Temas em Educação 2021-08-20T09:22:58-03:00 Revista Temas em Educação revistateducppge@ce.ufpb.br Open Journal Systems <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Criada em 1991, a Revista Temas em Educação (RTE) publicou seu primeiro número na versão online em 2009. Com publicação quadrimestral e contínua, a partir de 2019, a RTE é uma revista eminentemente acadêmica, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. </span><span style="vertical-align: inherit;">Sua prioridade é divulgar produções que resultem de estudos e pesquisas científicas de âmbito nacional e internacional.&nbsp;</span></span></p> <p>&nbsp;</p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Qualis 2013-2016:</span></span></strong></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">B2&nbsp;</span></span></strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;"> (Ensino; Linguística e Literatura),</span></span></p> <p><strong>B3&nbsp;</strong>(Educação; Ciências da Religião e Teologia; Administração Pública e de Empresas; Ciências Contábeis e Turismo; Ciências Ambientais)</p> <p><strong>B4&nbsp;</strong>(Psicologia; Serviço Social) e</p> <p><strong>B5&nbsp;</strong>(Sociologia; Educação Física)</p> <p><strong>ISSN: </strong>0104-2777 (Versão Impressa)</p> <p><strong>eISSN: </strong>2359-7003 (Versão On-line)</p> https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55952 IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) SOBRE O TRABALHO DOCENTE: APONTAMENTOS A PARTIR DA LITERATURA 2021-08-13T14:30:08-03:00 Fabiane da Silva Ferreira fabianesilvaopositivo@outlook.com Andressa Santos Rebelo andressarbl@gmail.com 2021-08-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/59006 FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: REVISITANDO SENTIDOS E MODELOS 2021-07-27T23:56:07-03:00 Sheyla Maria Fontenele Macedo sheylafontenele@yahoo.com.br <p>O artigo, recorte de tese doutoral, de natureza bibliográfica, tem por objetivo possibilitar que se compreenda a concepção de formação, seus significados, tramas, redes e rotas tomadas na esfera da formação profissional docente. A noção de formação encontra-se ainda numa miscelânea de sentidos nos dias atuais. O campo de estudos se abriu em diversos trajetos teóricos e hoje encontramos a formação editada sob inúmeros prismas, tais como a formação inicial, a continuada, a formação em serviço e à distância, dentre outras. Nesse sentido, são variadas as premissas sobre o contexto da formação que se replicam na área da educação, precisamente no terreno da docência, em que se revelam: os cinco “paradigmas alternativos” (ZEICHNER, 1983); do “professor reflexivo” (SCHÖN, 1983,1995); os modelos didáticos e os de formação (PORLÁN; RIVERO; POZO, 1998) e as teorias sobre a “epistemologia da prática” em Tardif (2002). Esses são percursos que indicam modelos formativos adotados por décadas e que influenciaram a formação docente que temos hoje. Além disso, tal trabalho se mostra expressivo, pois revela tramas nas quais o significado de formação se encontra incluso, denotando que é preciso revisar o conceito, de modo a ressignificar as práticas docentes formativas.</p> 2021-08-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/58616 REVISÃO INTEGRATIVA: ADOLESCENTES AUTORES/AS DE ATO INFRACIONAL NO BRASIL 2021-06-01T15:04:31-03:00 Rafael Garcia Campos rafael.gcampos@outlook.com Dinair Ferreira Machado dinair.machado@unesp.br <p>As medidas socioeducativas podem restabelecer e intensificar a inserção dos/as adolescentes na sociedade, ajudando-os/as a reconstruir seu projeto de vida. As intervenções socioeducativas, devem respeitar as fases de desenvolvimento integral do/a adolescente, considerando suas potencialidades, sua subjetividade, suas capacidades e limitações, assegurando a particularidade no seu acompanhamento. Realizou-se uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de analisar como vêm sendo estudadas as intervenções com adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas. O <em>corpus </em>de análise reuniu 17 artigos publicados, entre 2007 e 2015, localizados na base de dados LILACS. Todos os artigos foram publicados no Brasil, analisados na íntegra e utilizaram o método do estudo qualitativo, demonstrando assim uma preocupação com a interação e subjetividade que envolve a temática, pois estudar ações com adolescentes em conflito com a lei exige adentrar na complexidade em que se dá o comportamento e as vulnerabilidades desta fase da vida.</p> 2021-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54160 O INATO E O APRENDIDO: A EFICÁCIA DO HABITUS NO CAMPO ESCOLAR 2021-04-14T15:24:53-03:00 Geraldo de Andrade Fagundes geraldofagundes.arts@gmail.com Ivone Fernandes Morcilo Lixa iflixa@furb.br <p>Embora se tenha pesquisado muito sobre escola, há aspectos pouco explorados acerca das ações explícitas ou implícitas que norteiam a prática dos indivíduos no espaço escolar. Para tanto, esse artigo tem por pretensão, buscar em Pierre Bourdieu (1930-2002) um testemunho sociológico a partir dos fundamentos teórico-metodológicos de campo social e <em>habitus </em>como meios reflexivos para a compreensão da atuação cotidiana para analisar as disposições escolares. Através da análise de observação participante tendo como foco duas turmas dos anos iniciais e uma turma dos anos finais em duas Escolas da Rede Pública do Município de Blumenau, estabelecemos que a força do <em>habitus</em> em um campo social como a escola, funciona como um capital, ou seja, como instrumento socialmente reconhecido em uma apropriação ligada aos bens “simbólicos” interiorizados de forma poderosa através das práticas escolares. A reflexão revela que alguns processos de aprendizagem se inserem através de uma percepção com base na prática transformada em costumes, ou seja, comportamentos inveterados propensos por situações semelhantes. É, portanto, reconhecível que as intenções e desejos dos indivíduos no curso do processo de escolarização, se manifestam de forma recursiva na prática do corpo, agindo sobre si e sobre os outros.</p> 2021-08-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/58953 UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO 2021-05-25T19:32:16-03:00 Joyce da Costa Lima joycoosta.8@outlook.com Aline de Carvalho Moura licacmoura@hotmail.com <p>Tendo como objeto de pesquisa o conhecimento produzido na universidade, este ensaio teórico objetiva apresentar apontamentos sobre possíveis diálogos entre a universidade e a sociedade, através de problematizações a respeito da forma como o conhecimento acadêmico vem sendo difundido para além dos limites institucionais. Pensando a universidade como uma das instituições responsáveis pela forma como as produções intelectuais dialogam com a sociedade, questionamos a existência de uma ruptura desta função social da universidade, no sentido em que a produção de conhecimento se limita ao que denominamos de ‘bolha acadêmica’. No que se refere ao campo da educação, nossa preocupação avança no sentido de pensar o papel das pesquisas educacionais e sua relação com seu ambiente prático, uma vez que, segundo os referenciais apresentados neste trabalho, o conhecimento produzido na universidade pode se encontrar distante do exercício docente e da prática formativa. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa pautada em um levantamento bibliográfico, com intuito de enriquecer e não esgotar a discussão sobre a temática, a partir das contribuições de Trindade (1998), Chauí (1999) e Moraes (1999), dentre outros. Como considerações finais, salientamos a importância de repensarmos a produção acadêmica e o trabalho com a pesquisa para além do espaço acadêmico.</p> <p> </p> 2021-08-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/58276 A ESCOLA DE APRENDIZES MARINHEIROS DA PARAIBA E OS DISCURSOS EDUCATIVOS SOBRE UM PRÉDIO QUE JÁ NASCEU DOENTE 2021-05-25T21:22:31-03:00 Azemar dos Santos Soares Júnior azemarsoares@hotmail.com Luiz Felipe Saores de Lima felipesoares013@gmail.com <p>Este artigo tem por objetivo investigar como a materialidade do espaço escolar interferiu na prática educacional da Escola de Aprendizes Marinheiros da Paraíba nos primeiros anos do vigésimo século. Esta instituição se expandiu pelo Brasil, ainda no Império, com a tarefa de formar crianças pobres e desvalidas em marinheiros. Enquanto colégio interno, ofereceu um cotidiano disciplinar, proporcionando ensino elementar, náutico e físico responsável por adestrar os corpos dos aprendizes. Metodologicamente, utilizamos a <em>análise do discurso</em> a partir de Michel Foucault (2014), na intenção de perceber as vontades de verdade contidas nos escritos sobre a referida escola. Para tanto, analisamos o <em>Livro de Copiador de Ofício (1908-1912)</em>, que continha queixas elaboradas pelo comando da escola sobre a ausência de acomodações e um ambiente satisfatório para as práticas educativas. Nos apropriamos das categorias de <em>disciplina</em> de Michel Foucault (2018) e de <em>espaço-escola</em> de Agustín Escolano (1998), para compreendermos as limitações do edifício escolar e de sua localização. Conclui-se que a referida instituição procurou caminhos para melhorias em suas instalações e adaptou seus métodos de ensino de acordo com a realidade vigente, almejando a formação de marinheiros em funcionamento.</p> 2021-08-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54213 A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CENÁRIO DA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: BREVE HISTÓRICO 2021-04-18T12:04:52-03:00 Ana Paula de Holanda Cavalcanti paulaholanda88@yahoo.com.br Waldênia Leão de Carvalho waldenialeao@gmail.com <p>Este artigo tem por objetivo apresentar um breve panorama sobre o surgimento e desenvolvimento das políticas públicas voltadas para a educação do campo. O aporte teórico está pautado na legislação vigente que a rege. A pesquisa de tipo documental foi realizada através de consulta, leitura, análise de documentos oficiais, relatórios, leis e portarias que tratam do tema, assim como acesso a sites oficiais do governo federal, a fóruns e comitês voltados ao tema. Os resultados mostram um histórico de negação do Estado brasileiro para com os povos do campo e, posteriormente, a luta dos movimentos e organizações sociais para o direito à educação dessas populações, que resultou na criação e desenvolvimento de programas e ações para as escolas do campo, como o transporte escolar, a elaboração de materiais didáticos específicos, a adequação da merenda escolar, programas referentes ao abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, a formação do professor na área, a formulação de documentos oficiais como leis e resoluções para regulamentação dessa modalidade, entre outros. Atualmente, mesmo com a desativação de vários programas, a educação do campo ainda luta pela garantia das escolas nos espaços rurais e pela sua inserção nas pautas centrais do debate educacional, como a inclusão do tema no Plano Nacional de Educação.</p> 2021-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55271 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DA SAÚDE: o que nos dizem os professores sobre suas práticas educativas? 2021-04-06T15:50:04-03:00 Lidiane Gonzaga e Silva lidiane.efi@hotmail.com Cláudia Mara Niquini cauniquini@gmail.com <p>O presente estudo configura-se como uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que buscou compreender como professores de Educação Física tratam e desenvolvem o tema saúde em suas aulas na escola. A partir do objetivo geral, a investigação analisa como os professores investigados compreendem o conceito de saúde; como propõem suas intervenções no campo da cultura corporal em articulações com o tema saúde; e em que medida o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para o professor sobre o específico tema. Para tanto, a investigação foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, realizadas junto a seis professores de educação física que atuam em instituições públicas estaduais de ensino. Para análise dos dados, o trabalho fundamentou-se na análise de conteúdo. Os professores entrevistados compreendem o conceito de saúde para além da ausência de doença e acreditam que há vários fatores que interferem nessa condição. Durante seus relatos foi possível verificar que eles articulam alguns conteúdos da educação física com o tema durante suas práticas pedagógicas, porém em uma perspectiva biologicista, carecendo de reflexões e de contribuições do PIBID neste valioso tema na escola.&nbsp;</p> 2021-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56246 AFETIVIDADE E TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DE EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL 2021-06-22T09:02:43-03:00 Ana Laura Peralta umaluanoceuoutraluanomar@gmail.com Jordana de Castro Balduino Paranahyba jordanabalduino@ufg.br Soraya Vieira Santos soraya_vieira_santos@ufg.br <p>O objetivo da presente pesquisa é identificar as prescrições feitas aos(às) professores(as) presentes nos materiais didáticos de educação socioemocional, visando contribuir para a discussão sobre a atividade docente, em sua interface com a afetividade. Para isso, foram catalogados e analisados livros de três programas de ensino a partir da psicogenética walloniana e outros estudos críticos do campo da Educação. Foi elaborada <em>a priori </em>uma ficha de análise, a qual foi preenchida às cegas por duas pesquisadoras. Assim, foi possível identificar cinco características principais impostas aos profissionais, quais sejam professor-conciliador, professor-terapeuta, professor-motivador, professor-sedutor e professor-aprendiz. Pode-se perceber, portanto, que todos os materiais, partindo de uma compreensão individualizante e a-histórica de educação e de sujeito, buscam mitigar a característica reflexiva e criativa do trabalho docente, bem como prioizam os saberes atitudinais sobre as demais formas de saberes pertinentes à prática docente.</p> 2021-08-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56023 POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO ÉTNICO - RACIAIS NO SERTÃO DA BAHIA 2021-01-08T19:03:38-03:00 Marinalva Nunes Fernandes mnfernandes@uneb.br Jussara da Silva Oliveira jussarasilvacte@hotmail.com Joziélia Souza Guimarães Rodrigues jozi-cte@hotmail.com <h1>As<strong> políticas educacionais de cunho</strong> étnico-raciais<strong> remontam às últimas décadas do século XX com a abertura do processo democrático no Brasil. As investigações realizadas em vários espaços geográficos por pesquisadores diversos apontam a necessidade de garantir a execução do que está previsto na legislação educacional. Nesse sentido, o presente artigo é fruto de pesquisa realizada nas Comunidades Quilombolas do Município de Caetité/BA, com o objetivo de conhecer como as conquistas do Movimento Negro, no plano institucional, efetivam-se no plano real no que refere às Políticas Públicas Educacionais. Este artigo é de natureza exploratória, com abordagem da pesquisa qualitativa, baseado no estudo bibliográfico e documental, utilizando a pesquisa de campo e a entrevista pessoal por meio de um questionário semiestruturado. O resultado da pesquisa constatou-se a existência de diversas políticas públicas destinadas a população negra, fruto das lutas do Movimento Negro, a divergência entre o olhar dos docentes e a percepção dos discentes em relação aos conteúdos trabalhados demonstra uma inconformidade em não conseguir relacionar os conteúdos á sua identidade cultural e social, bem como o alto índice de distorção e a ausência de discussões sobre a temática que contribuem para que as políticas educacionais garantidas juridicamente no sistema educacional não sejam implementadas a contento.</strong></h1> 2021-08-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/60593 AVALIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES AMBIENTAIS OFERECIDAS EM DOMICÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE BEBÊS 2021-08-20T09:22:58-03:00 Heloisa Briones Mantovani heloisa.briones@unesp.br Aila Narene Dahwache Criado Rocha aila.rocha@unesp.br <p>O objetivo deste estudo foi avaliar as oportunidades ambientais para o desenvolvimento motor de bebês oferecidas em seu domicílio. Participaram desta pesquisa 21 bebês, de 0 a 24 meses, e seus cuidadores, moradores de um bairro abrangido por uma Unidade de Saúde da Família (USF). Foi utilizado o instrumento <em>Affordances in the Home Environment for Motor Development </em>(AHEMD), a fim de investigar a qualidade e a quantidade das oportunidades de desenvolvimento motor oferecidas pelo ambiente domiciliar. Os resultados demonstraram que as categorias “Espaço Externo”, “Materiais para Motricidade Fina” e “Materiais para Motricidade Grossa” apresentaram as piores pontuações do estudo. Em relação aos bebês matriculados na creche, foi identificado que apenas 7 dos 21 bebês frequentam a creche e que nenhum dos bebês foi matriculado antes dos 18 meses de idade. Foi possível concluir a necessidade de outros espaços como, por exemplo, o ambiente escolar, as áreas públicas de lazer, entre outros, para suprir os estímulos que não estão disponíveis no ambiente domiciliar.</p> 2021-08-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/54036 AS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA NA CONTEXTUALIZAÇÃO E NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO 2021-03-26T13:45:39-03:00 Klayton Santana Porto klaytonuesb@hotmail.com Eliana Bispo Vitória Nery elianamatmatica@gmail.com Olga Rodrigues dos Santos olgafsa2012@hotmail.com <p>Este artigo retrata uma pesquisa que teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais, em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.</p> 2021-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56096 MANGUEZAL PARA OS SENTIDOS: UMA EXPOSIÇÃO SENSORIAL COMO PRÁTICA INCLUSIVA 2021-04-12T22:46:53-03:00 Francielle Lima Alves francialvesgs@hotmail.com Sindiany Suelen Caduda dos Santos sindianyscs@gmail.com <p>A garantia de igualdade de condições de educação e permanência na escola é um direito de todos(as) e é assegurada por lei. Desta forma, é necessário garantir meios de ensino e aprendizagem que permitam a leitura do mundo a partir do conhecimento científico, de uma forma inclusiva. Este trabalho surgiu com o propósito de aproximar estudantes com deficiência visual a um dos ecossistemas mais ricos do estado de Sergipe: os manguezais. Para tanto, objetivou-se avaliar a experiência da aplicação de uma exposição sensorial no ecossistema de manguezal como uma proposta metodológica inclusiva de ensino e aprendizagem. Inicialmente, a exposição sensorial foi produzida e avaliada. Posteriormente, foram realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos. Durante a exposição, os dados foram coletados a partir da observação sistemática e analisados a partir de discursos. A exposição sensorial revelou a importância da elaboração de recursos didáticos inclusivos que reflitam sobre a realidade dos(as) alunos(as), aproximando-os(as) de uma realidade previamente desconhecida, e apontou de que forma a leitura de mundo dos(as) alunos ganhou significado em meio à estimulação olfativa e tátil.</p> 2021-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/55465 ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO SOBRE UM MUNICÍPIO DO SUL BAHIA 2021-04-06T15:34:57-03:00 Emilia Peixoto Vieira emilcarl28@hotmail.com Celia Serafim Santana celiaserafim@live.com <p>A partir da década 2000, cresce a atuação empresarial no campo político e educacional, momento em que o setor privado passa assumir funções que antes eram de responsabilidade fundamentalmente do Estado. Diante desse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a relação entre o setor público e o privado na Educação Infantil e identificar a inserção de grupos empresariais que oferecem serviços para essa etapa da Educação Básica, em parceria com um município no Sul da Bahia. É uma pesquisa guiada por uma leitura crítica e da totalidade da realidade, levando-nos a compreender tanto o universal e o particular quanto a relação do todo/parte. Realizou-se um levantamento bibliográfico, buscando artigos publicados entre os períodos de 2002 a 2019 sobre a temática<em>. </em>Utilizou-se também referências da pesquisa documental, disponíveis no <em>site</em> da Associação dos Municípios do Sul da Bahia, nas páginas dos Institutos NATURA e ARAPYAU, da empresa CARGILL, além de informações divulgadas por <em>Blogs</em> e Revistas da região. Os resultados mostram que há grande influência e atuação do setor privado na gestão do setor público, por meio das capacitações, parcerias, assessorias e fóruns. As empresas foram responsáveis por influenciar a elaboração de políticas educacionais municipais como PME, Jornada de Trabalho e Currículo da Educação Infantil.</p> 2021-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56306 ASSOCIAÇÃO ENTRE O CRONOTIPO E O DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CURITIBA, PR 2021-05-25T09:42:28-03:00 Henrique Gomes henrique.polato@pucpr.br Hellen Monique Silva Bet hellen-monique@hotmail.com <p class="ResumoAbstract" style="text-indent: 0cm; line-height: normal;"><span style="font-size: 11.0pt; font-family: 'Times New Roman',serif; color: windowtext;">O cronotipo constitui fator importante para o aprendizado e tarefas cotidianas. Alterações no ciclo sono-vigília podem ocorrer com maior frequência em adolescentes, o que também pode levar à diminuição de seu desempenho. Atualmente, tem se mostrado que quando o estudante está matriculado no mesmo período de acordo com seu cronotipo, seu desempenho escolar é melhor. Este trabalho teve como objetivo avaliar o cronotipo dos alunos do 9º ano e associar com as notas obtidas ao longo de um semestre. A pesquisa envolveu alunos de dois colégios públicos de Curitiba. As informações foram coletadas através de questionário de identificação do cronotipo. Teve também o apoio de um levantamento documental sobre o desempenho acadêmico dos alunos investigados. Observou-se nos resultados obtidos que o cronotipo intermediário é o mais comum entre esses adolescentes e que apenas 7% deles estudam em horário inapropriado ao seu cronotipo. Ficou demonstrado, também, que o rendimento escolar não sofreu interferência significativa do cronotipo, sexo ou idade do aluno, o que pode estar associado ao pequeno universo amostral de estudantes. Com base nos resultados, conclui-se que a aprendizagem destes estudantes não demonstrou relação com seu tipo cronobiológico, ou com a idade e o sexo, ainda que outras pesquisas sejam necessárias para melhor compreensão dessa relação.</span></p> 2021-06-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/57234 REPROVAÇÕES E EVASÃO: UMA ANÁLISE COM BASE NA METODOLOGIA DO INEP 2021-04-14T14:41:03-03:00 Andrea Felippe Cabello andreafc@gmail.com Tiago Medina Chagas tiagomedina@unb.br <p>O objetivo desse estudo é analisar como a reprovação afetou a evasão e a conclusão entre os alunos da Universidade de Brasília (UnB) no período entre 2010 e 2019, medida pelos indicadores proposto pelo INEP (2017), ou seja, a taxa de conclusão acumulada, a taxa de desistência acumulada e a taxa de permanência, em especial a reprovação nos dois primeiros anos de curso. O estudo é inovador ao utilizar dados de uma instituição e não apenas de um curso, considerando também dados de desempenho ao longo do curso (reprovações), complementando a análise tipicamente feita pelo INEP com dados do Censo da Educação Superior. Conclui-se que o efeito de reprovações é bastante negativo para a taxa de evasão e esse efeito é maior para aqueles que reprovaram no início do curso.</p> 2021-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/53453 JOGOS, DIMENSÃO FORMATIVA E APRENDIZAGEM EM SOCIOLOGIA 2021-03-26T15:45:46-03:00 Vergas Vitória Andrade Silva vergasvitoria@yahoo.com.br Éberton da Costa Moreira costaeberton12@gmail.com Kleberson Almeida de Albuquerque klebersonalmeida@hotmail.com <p>Com base na perspectiva segundo a qual o jogo é um meio de desenvolvimento das capacidades humanas e um suporte para melhorar desempenhos escolares, este trabalho se propõe analisar as dimensões formativas do jogo na aprendizagem de sociologia. Para tanto, lança o seguinte problema de pesquisa: quais as possibilidades formativas dos jogos na compreensão de conteúdos sociológicos? Para dar conta desta questão, o artigo enfoca uma experiência educativa desenvolvida com alunos/as do 1º ano do ensino médio da Escola de Aplicação da UFPA. Dar respostas à problemática em pauta implicou recorrer a duas demandas centrais para os propósitos desta pesquisa: 1) verificar os aprendizados mediante estratégias de ensino com jogos e 2) examinar o nível de <em>dificuldade</em>, <em>interesse</em> e <em>satisfação, </em>demonstrado pelos/as discentes, no ato de jogar e aprender. Os resultados de nossa pesquisa empírica nos levam a depreender que o jogo funcionou como uma espécie de suporte para a aprendizagem de conteúdos considerados formais da sociologia, mas não somente isso. Conforme nossa análise, o emprego dos jogos permitiu desenvolver competências muito importantes como: aumento da interação entre alunos/as e entre professor-aluno; mais interesse na disciplina; aumento da capacidade de retenção do conteúdo; utilização de conceitos em situações cotidianas reais e crescimento no interesse e participação nas aulas de sociologia.</p> <p> </p> 2021-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/57645 PARA ALÉM DA RAZÃO: EXPERIÊNCIAS RADICAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS SOCIAIS (UMA REFLEXÃO SOBRE O CURSO TÓPICOS UTÓPICOS, 2017-2018) 2021-04-05T21:49:49-03:00 Jacques Mick jacques.mick@ufsc.br Noa Cykman noacykman@ucsb.edu Renata Andriolo Abel renata.abel@live.com <p>O artigo relata experiências pedagógicas radicais realizadas entre 2017 e 2018, no âmbito de um curso de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina, chamado <em>Tópicos Utópicos</em>. O curso se propôs a tratar de temáticas pouco usuais nas disciplinas especializadas das ciências sociais (antropologia, sociologia, ciência política), explorando dinâmicas originais de estímulo à aprendizagem e de construção coletiva do conhecimento. Em torno de temas como o amor, a morte, a magia, o sonho, o curso alcançou 164 pessoas, de todos os níveis acadêmicos, com variados graus de engajamento. As estratégias adotadas tiveram por objetivo explorar aspectos não racionais e não convencionais da construção do saber, embora fundamentais – a arte, o jogo, o corpo, o afeto, o coletivo, o espontâneo etc. A combinação de grande variedade de dinâmicas de aprendizagem estimulou a dissolução de fronteiras entre o racional e o extra-racional. O resultado foram experiências intensas em criatividade, risco, estudo e compreensão. Tais práticas mobilizaram os conceitos de educação libertária e de educação não-formal, elementos de outras áreas do conhecimento e ainda saberes não-acadêmicos.</p> 2021-05-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Temas em Educação