Café Cultural Popular da Paraíba
A extensão universitária e a cultura popular promo-vendo trocas de saberes
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2024v1n1.70170Palavras-chave:
Extensão, Artes, Produção Cultural, Turismo, cultura popularResumo
O artigo relata o projeto de extensão Café Cultural Popular da Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que consiste na apresentação de temáticas sobre as artes e culturas da Paraíba de diferentes segmentos do setor, por parte de convidados com conhecimento intelectual e vivências reais no mundo artístico-cultural. O objetivo do projeto é realizar as suas diferentes edições com abordagens sobre as artes e culturas da Paraíba que promovam aprendizados e instiguem reflexões sobre as temáticas apresentadas de forma livre e aberta. Além dos próprios agentes, o projeto pretende alcançar estudantes de todos os níveis de ensino, proporcionando justamente essa troca de conhecimento, considerando-se que tal público não é muito envolvido com as culturas populares regionais, não por causa de seu próprio desinteresse, mas sim por falta de iniciativas para atraí-los para o consumo de produtos do segmento. A pesquisa teve caráter exploratório de dados, visando “desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores” (SILVA, 2020, p. 23). Este trabalho relata as experiências vividas no projeto de extensão universitária, em que, por meio do viés qualitativo, buscou uma análise empírica das vivências entre alunos e agentes culturais.
Palavras-chave: Extensão; Cultura Popular; Turismo; Produção Cultural; Artes.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações E Mudanças No Ensino Da Arte. São Paulo: Cortez, 2008.
BARROS, José Márcio; KAUARK, Giulana (Orgs.). Diversidade Cultural E Desigualdade De Trocas: Participação, Comércio E Comunicação. São Paulo: Itaú Cultural; Observatório Da Diversidade Cultural, Editora PUC Minas, 2011. Disponível Em: Https://D3nv1jy4u7zmsc.Cloudfront.Net/Wp-Con-tent/Uploads/2015/09/Livro_Diversidade_Cultural_E_Desigualdade_De_Trocas.Pdf. Acesso Em: 4 Abr. 2019.
BENJAMIN, Walter. Magia E Técnica, Arte E Política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994, V. 1.
BOTELHO, Isaura. Dimensões Da Cultura E Políticas Públicas. In: São Paulo Em Perspectiva. São Paulo, 15 (2): 73-83, Abr-Jun 2001.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad Fernando Tomaz. 11ª Ed. Rio De Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
CARVALHO, André Luiz Piva De; NÓBREGA, Zulmira Silva. Um Caminho Possível: Cultura Como Fator De Desenvolvimento No Alinhamento Do Turismo À Economia Da Cultura. In: BRASILEIRO, Maria Dilma Simões; MEDINA, Julio César Cabrera Medina; CORIOLANO, Luiza Neide Coriolano. Turismo, Cultura E Desenvolvimento. Campina Grande: Eduepb, 2012, P. 125-149.
CAVALLINI, Ricardo. O Marketing Depois De Amanhã: Explorando Novas Tecnologias Para Revolucionar A Comunicação. 2. Ed. Rev. São Paulo: Ed. Do Autor, 2008.
DIAS, Reinaldo. Introdução Ao Turismo. 1 Ed. São Paulo. Atlas. 2008.
DINIZ, Emily Gabriele Marques Et Al. A Extensão Universitária Frente Ao Iso-lamento Social Imposto Pela COVID-19. Brazilian Journal Of Development, V. 6, N. 9, 2020.
Estudo Mostra Como O Smartphone Transforma O Dia A Dia Das Pessoas. Disponível Em: Http://Www.Administradores.Com.Br/Artigos/Administracao-E-Negocios/Estudo-Mostra-Como-Osmartphone-Transforma-O-Dia-A-Dia-Das-Pessoas/62396/. Acesso Em: 19 Set. 2018.
FURMANN, Ivan; BRAZ, Fernando José; RIBEIRO, Luiza De Farias Bastos, MAXIMIANO, Vitor Henrique Kuster Moraes. Construindo O “Portal Da Solida-riedade”: Dilemas E Desafios Da Extensão Durante A Pandemia De COVID -19. Extensão Em Foco. N. 31, Ago-Dez. 2023. Disponível Em: Https://Revistas.Ufpr.Br/Extensao/Article/View/74553. Acesso Em 16 Nov. 2023.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidade E Mediações Culturais. Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HERSCHMANN, Micael. Espetacularização E Alta Visibilidade: A Politização Da Cultura Hip-Hop No Brasil Contemporâneo. Disponível Em: Https://Www.Pos.Eco.Ufrj.Br/Site/Download.Php?Arquivo=Upload/Micael_Espetacularizacao.Pdf. Acesso Em: 10 Mar. 2019.
MARTINEZ, Maria Regina Estevez. Implantando E Administrando Uma Asses-soria De Imprensa. P. 217-235. In: DUARTE, José (Org.). Assessoria De Im-prensa E Relacionamento Com A Mídia - Teoria E Técnica. São Paulo: Atlas, 2003.
MORIN, Edgard. Para Sair Do Século XX. Rio De Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
MOURA, Milton. Identidades. RUBIM, Antonio Albino Canelas (Org.). Cultura E Atualidade. Salvador: Edufba, 2005, P. 77-91.
PINHEIRO, Jonison Vieira; NARCISO, Christian Silva. A Importância Da Inser-ção De Atividades De Extensão Universitária Para O Desenvolvimento Profissi-onal. Revista Extensão & Sociedade, V. 14, N. 2, 2022.
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: Guia Para Eficiência Nos Estudos. São Paulo: Atlas, 2013.
RUSCHMANN, Doris. Marketing Turístico: Um Enfoque Promocional. Campi-nas: Papirus, 1991.
SANTANA, Agustín. Antropologia Do Turismo: Analogias, Encontros E Rela-ções. Trad. Eleonora Frenkell Barreto. São Paulo: Aleph, 2009.
SILVA, Wagner Pires Da. Extensão Universitária: Um Conceito Em Construção. Revista Extensão & Sociedade. Nov. 2020, 21-32. Disponível Em: Https://Periodicos.Ufrn.Br/Extensaoesociedade/Article/View/22491/14110. Acesso Em. 03. Abr. 2024.
TOMAZZONI, Edegar Luis. Turismo E Desenvolvimento Regional: Dimen-sões, Elementos E Indicadores. Caxias Do Sul. Educs, 2009.
VIGOTSKI, Lev S. Pensamento E Linguagem. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
YAMAMOTO, Débora Cajé. Mobilizações Feministas Na Internet E A Formação De Redes De Solidariedade Online. Ponto Urbe, 29. Disponível Em: Http://Journals.Openedition.Org/Pontourbe/10997
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GUTEMBERG CARDOSO DA SILVA, ANDRE LUIZ PIVA DE CARVALHO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.