OFICINA DE ARTE DA CASA PEQUENO DAVI

Autores

  • Lívia Marques Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Helena Mousinho Magalhães Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Prática educativa, Crianças, Adolescentes, Cidadania

Resumo

Este trabalho analisa uma prática educativa que utiliza a arte como meio de promover o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes que frequentam a Casa Pequeno Davi. Trata-se de uma instituição não governamental localizada no Baixo Róger, um dos bairros da periferia da cidade de João Pessoa, conhecido por ser o local onde o "lixão" da cidade é depositado. Discute a importância dessa abordagem como caminho para a construção da autoestima positiva e para o desenvolvimento do potencial criativo e intelectual das crianças e jovens que frequentam esta oficina. Evidencia o papel da arte na construção da cidadania

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: c/Arte, 1998.

BUORO, Anamélia. O olhar em construção: uma experiência de ensino aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 1996.

DUARTE JR., J.F. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1953.

FUSARI, Maria F., FERRAZ, Maria Helena. Metodologia de ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.

GOHN, Maria da Glória. Movimento social e educação. 2ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1994. - Os sem-terras, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. São Paulo: Cortez, 1997.

GRACIANI, Maria Stela. Pedagogia Social de rua: análise e sistematização de uma experiência vivida. São Paulo: Cortez, 1997.

HARRIS, Kevin. Informação e mudança social na década de 90: uma perspectiva europeia. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.1, n.1,1919.

LANDIM, Leilah. Para além do mercado e do estado?: filantropia e cidadania no Brasil. Cadernos do ISER. Rio de Janeiro, 1993.

PEREGRINO, Yara Rosas et alii. Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1995.

PONTUAL, Pedro. Os Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiac. Texto de Apoio No 9 agosto de 1986.

PORCHER, Louis. Educação Artística: luxo ou necessidade?. São Paulo: Summus, 1982.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1970.

ROTH, Otávio. O que é papel. São Paulo: Brasiliense, 1983.

ROUANET, Sergio Paulo. O novo irracionalismo brasileiro. As Razões do Iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, p. 124-146.

SCHERER-WARREN, I. Redes de movimentos sociais. São Loyola, 1993.

Downloads

Publicado

29.05.2024