O “ESFORÇO DE GUERRA” EM FORTALEZA: ATIVIDADE PATRIÓTICA E PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS ANOS DE 1940

  • Jane Derarovele Semeão e Silva
Palavras-chave: Fortaleza, Segunda Guerra Mundial, Participação Feminina.

Resumo

A Segunda Guerra Mundial, acompanhada através dos jornais e da única emissora de rádio existente na capital cearense (Ceará Rádio Clube – PRE-9), mobilizou o interesse e participação de muitas fortalezenses das camadas médias e altas em atividades relacionadas às campanhas de defesa passiva da cidade e em favor da derrota alemã após a declaração de guerra feita pelo governo brasileiro aos países do eixo. Esse artigo analisa de que forma se deu essa participação mostrando, ademais, como a apropriação desse contexto de guerra proporcionou-lhes maior visibilidade e estimulou-as a ultrapassar as fronteiras que limitavam seu acesso ao espaço público, abrindo frestas para sua ampliação durante e após o fim do conflito.

Biografia do Autor

Jane Derarovele Semeão e Silva
Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Assistente do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri.
Publicado
2014-06-30
Como Citar
SILVA, J. D. S. E. O “ESFORÇO DE GUERRA” EM FORTALEZA: ATIVIDADE PATRIÓTICA E PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS ANOS DE 1940. Sæculum – Revista de História, n. 30, 30 jun. 2014.