“O EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ”: A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE GAÚCHA NA OBRA DE HUMBERTO GESSINGER

Autores

  • Gustavo Balbueno de Almeida Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

História da Música. História Cultural. História do Rio Grande do Sul.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a afirmação da identidade gaúcha na obra do cantor e compositor Humberto Gessinger, líder e único remanescente da banda Engenheiros do Hawaii. Considerando essa banda como a única gaúcha a fazer parte do rol das grandes bandas do Brock dos anos 1980, procuraremos mostrar que o autor sentiria a necessidade de mostrar ao restante do país essa identidade própria do estado do Rio Grande do sul. Também será discutida a ambígua relação do compositor com a cidade de Porto Alegre, tida como de “amor e ódio”, já que o autor a considera provinciana ao mesmo tempo em que para ele ainda é a melhor cidade para se viver. Essas preocupações se mostram latentes em toda a obra do autor, pelo menos até o ano de 1999, quando ele se reestabelece na cidade natal. Tomaremos como referencial teórico obras provenientes da Nova História Cultural e suas renovações analíticas no tocante à temática das cidades como produtoras de práticas e sociabilidades, e que também passam a considerar a música como importante fonte histórica, tais como a de Margareth Rago e Sandra Pesavento. Como fontes são utilizadas, além das canções da banda e da autobiografia de Gessinger, Pra ser Sincero – 123 variações sobre um mesmo tema, algumas capas, fotografias e artes gráficas dos encartes dos álbuns, como forma de salientar a importância dessa fonte como auxílio para melhor se entender as composições e visão de mundo dos artistas, papéis fundamentais nos estudos históricos que utilizam a música como seu objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Balbueno de Almeida, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade de Amambai.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

ALMEIDA, G. B. de. “O EXÉRCITO DE UM HOMEM SÓ”: A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE GAÚCHA NA OBRA DE HUMBERTO GESSINGER. Sæculum – Revista de História, [S. l.], n. 32, p. 145, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27095. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê