ENTRE A IGREJA E O IMPÉRIO: DOM MARCOS ANTONIO DE SOUSA, O PRIMEIRO BISPO DO BRASIL INDEPENDENTE

Autores

  • Joelma Santos da Silva UFMA

Palavras-chave:

Biografia, Trajetória Política, Igreja.

Resumo

Análise da biografia e trajetória política e religiosa de Dom Marcos Antonio de Sousa, articulada ao contexto histórico e social de constituição do Império no Brasil e de estabelecimento de uma nova relação entre Igreja e Estado. Relaciona o seu destino particular e as condições de possibilidade de ação às suas tomadas de posição e dupla filiação, enquanto deputado na Legislatura de 1826 e bispo do Maranhão. Destaca de que modo tentou empreender uma reforma católica, utilizando o espaço de atuação política, para alcançar seus fins religiosos, e as ações que o fizeram ser reconhecido pela historiografia como um dos precursores do ultramontanismo no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Santos da Silva, UFMA

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. Bolsista da FAPEMA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SILVA, J. S. da. ENTRE A IGREJA E O IMPÉRIO: DOM MARCOS ANTONIO DE SOUSA, O PRIMEIRO BISPO DO BRASIL INDEPENDENTE. Saeculum, [S. l.], n. 33, p. 49–69, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27714. Acesso em: 25 abr. 2024.