DRAMAS DO IMPÉRIO CHEGAM À REPÚBLICA: A LUTA DOS VETERANOS DA “GUERRA DO PARAGUAI” PELOS DIREITOS SOCIOECONÔMICOS PROMETIDOS DURANTE O CONFLITO, CEARÁ (1870-1940)

Autores

  • Maria Regina Santos de Souza UECE

Palavras-chave:

Guerra do Paraguai, Veteranos, Direitos Sociais.

Resumo

O que aconteceu com os ex-combatentes do “conflito do Paraguai” no pós-guerra? Esses militares foram assistidos, em termos sociais, pelo governo? Como a sociedade passou a ver esses “heróis da nação”? Estas são as principais questões que serão tratadas neste texto. Em específico, este se debruçará sobre a trajetória de alguns veteranos cearenses do Paraguai que, no Império e também na República, lutaram, sobretudo pelos direitos de guerra, como pensões, meio soldo e terras, então prometidos pelos serviços prestados à “nação brasileira” no front.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Santos de Souza, UECE

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Substituta do Curso de Graduação em História da Universidade Estadual do Ceará, Campus de Limoeiro do Norte.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SOUZA, M. R. S. de. DRAMAS DO IMPÉRIO CHEGAM À REPÚBLICA: A LUTA DOS VETERANOS DA “GUERRA DO PARAGUAI” PELOS DIREITOS SOCIOECONÔMICOS PROMETIDOS DURANTE O CONFLITO, CEARÁ (1870-1940). Saeculum, [S. l.], n. 33, p. 145–162, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/27720. Acesso em: 23 abr. 2024.