Ceilândia, Cidade em Flor e Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada - constituição/desconstituição do sujeito no espaço urbano

Autores

  • Eloísa Pereira Barroso Universidade de Brasília
  • Maria Helenice Barroso Secretaria de Educação do DF- EAPE

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2019v0n40.43994

Palavras-chave:

História, Literatura, Cidade.

Resumo

O uso da literatura, neste artigo, explicita a relação entre arte e história, posto que a mesma pode se constituir em um lugar cuja produção possibilita a inserção do pensamento histórico. Desta maneira, a arte literária tomada como construtora de imagens do mundo social possibilita reflexões históricas acerca da cidade sob diferentes olhares. Com o auxílio do instrumental teórico-metodológico da história, “Ceilândia, Cidade em Flor” (Manoel Raimundo) e “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada” (Carolina Maria de Jesus) serão estudados na perspectiva da literatura e considerados “fonte de inspiração” para a poética da produção do conhecimento historiográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloísa Pereira Barroso, Universidade de Brasília

Professora Adjunta 4 do Departamento de História da UnB- Chefe de Departamento. Atua na àrea de História do Brasil-Estudos culturais. Credenciada ao PPGHIS na linha de pesquisa História Cultural, Memórias e Identidades.

Maria Helenice Barroso, Secretaria de Educação do DF- EAPE

Maria Helenice Barroso possui Doutorado em História Cultural pela UnB (2013) e doutorado sanduíche na Universidade Nova de Lisboa - UNL, em Portugal. Membro do Grupo de Estudos Imaginário e integra o Laboratório de História Oral e Memória. Professora da Secretaria de Educação do Estado do Distrito Federal, atuou como formadora de educação continuada na EAPE/DF. Com experiência de pesquisa na área de História Moderna e do Tempo Presente, com ênfase na temática: Literatura de cordel e oralidades, tradição, migração e identidade.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

BARROSO, E. P.; BARROSO, M. H. Ceilândia, Cidade em Flor e Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada - constituição/desconstituição do sujeito no espaço urbano. Saeculum, [S. l.], n. 40, p. 442–460, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2019v0n40.43994. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/43994. Acesso em: 28 mar. 2024.