Sociodiversidades indígenas: desafios do tempo presente para o ensino em História

Autores

  • Edson Hely Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.60382

Palavras-chave:

Indígenas, Sociodiversidades, Ensino, Questionamentos, História

Resumo

A partir dos seus protagonismos os indígenas afirmam sociodiversidades, as diversas formas do ser indígena com diferentes expressões socioculturais, reivindicando o reconhecimento de direitos, provocando questionamentos acerca do lugar dos indígenas nas narrativas sobre a História do Brasil, nas discussões sobre as relações étnico-raciais na Educação, nas práticas docentes e no ensino de História. Estudar criticamente sobre os povos indígenas é reconhecê-los como parte da nossa sociedade, ocupando diversos espaços, produzindo conhecimentos, questionando a História do Brasil, se afirmando como sujeitos históricos e contemporâneos de direitos. E, sobretudo, repensar as imagens e discursos genéricos, superficiais, preconceituosos nos conteúdos e práticas pedagógicas sobre os chamados “índios”, e assim superar os muitos estereótipos, equívocos, preconceitos. É (re)conhecer direitos fixados na Constituição Federal aprovado em 1988 e em vigor, como também ratificados na LDB e na legislação posterior, compreendendo os significados que representam as sociodiversidades indígenas em nosso país. São desafios do tempo presente para o ensino em História.

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Biografia do Autor

Edson Hely Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular de História da UFPE, possui Pós-Doutorado em História na UFRJ (2013). Pós-Doutorado na UFC 2020). Doutor em História Social pela UNICAMP (2008) Mestre em História pela UFPE (1995). Professor efetivo no Centro de Educação/Col. de Aplicação da UFPE; Lecionando no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande/PB), no PROFHISTORIA-Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História/UFPE e no Programa de Pós-Graduação em História na UFRPE.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

SILVA, E. H. Sociodiversidades indígenas: desafios do tempo presente para o ensino em História. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 26, n. 45 (jul./dez.), p. 203–215, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.60382. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/60382. Acesso em: 19 nov. 2024.