“Para que serve a história?”

O que pensam os professores em formação inicial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65242

Palavras-chave:

História, Interpretação, Ensino, Formação docente inicial

Resumo

O artigo analisa como um grupo de 51 estudantes matriculados em duas turmas (uma inicial e outra concluinte) de um curso de licenciatura atribui sentidos e significados à história. Como metodologia, foi aplicado um questionário com oito perguntas (quatro fechadas e quatro abertas). Através dos procedimentos quanti-qualitativos foram elaboradas tabelas com os dados das questões fechadas sobre gênero, período do curso, cor e idade. Na etapa seguinte foi construído quadros com as respostas da primeira questão aberta (para que serve a história?), se constituindo no foco de análise do presente artigo. Pelas respostas apresentadas, se conclui que a história é identificada predominantemente com a dimensão acadêmica, está diretamente associada à relação com o tempo, e este é, majoritariamente, o passado. Também foi possível perceber que não existem diferenças substanciais entre os sentidos atribuídos pelos discentes matriculados no início do curso e aqueles concluintes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erinaldo Vicente Cavalcanti, Universidade Federal do Pará

Erinaldo Cavalcanti é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Doutoral (PDSE/Capes) pela Universidad General San Martin em Buenos Aires, Argentina e professor Adjunto da UFPA. Coordena o grupo de pesquisa Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq/UFPA), atua principalmente nos seguintes temas: Teoria; Ensino de História, Livro Didático e Formação Docente. É um dos membros criadores da Red Panamazónica para la Formación y Enseñanza de la Historia (REPAMFEH).

Referências

CAIMI, Flávia. O que precisa saber um professor de história? História & Ensino, Londrina, n. 21, vol. 2, p. 105-124, 2015.

CAVALCANTI, Erinaldo. A história encastelada e o ensino encurralado: reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educar em Revista, Curitiba, vol. 34, n. 72, p. 249-267, 2018.

CAVALCANTI, Erinaldo. La formación docente inicial del profesor de Historia en Brasil: temas, reflexiones y desafíos. Revista Ciencias Sociales y Educación, Universidad Medellín (Colombia), vol. 9, p. 113-135, 2020.

CAVALCANTI, Erinaldo. O lugar da aprendizagem histórica nos percursos de formação inicial do professor de história no Brasil. Revista Antíteses, Londrina, vol. 15, p. 127-154, 2022.

CAVALCANTI, Erinaldo. Onde está o ensino nas disciplinas de Teoria da História ensinadas no Brasil? Reflexões sobre a formação docente dos professores de História. História da Historiografia, vol. 14, p. 133-166, 2021.

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baia. Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores! Educar em Revista, Curitiba, vol. 37, p. 01-25, 2021.

COELHO, Mauro Cezar. Um tema lacunar na pesquisa histórica – o conhecimento sobre estudantes da Educação Básica: ensaio de reconhecimento de estudantes de escolas públicas de Belém e o ensino de História. In: CAVALCANTI, Erinaldo et. al. (orgs.). História: memoria, narrativa e ensino na Amazônia brasileira. São Luís: Editora: EdUFMA, 2021, p. 17-34.

DE MELO, Maria do Céu. A formação de professores de História em Portugal: práticas pedagógicas e investigativas. Revista História Hoje, São Paulo, vol. 4, n. 7, p. 41-61, 2015.

FREITAS, Itamar. Aprender e ensinar histórias nos anos finais da escolarização básica. Aracaju: Criação, 2014.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

GONZALEZ, María Paula. La enseñanza de la historia en el siglo XXI: saberes y prácticas. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2018.

GONZALEZ, María Paula. Los profesores y la transmisión de la historia argentina reciente: entre el currículum y el contexto. Práxis Educativa, Ponta Grossa, vol. 3, n. 1, p. 17-28, 2008.

GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2012.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

MORENO, Concha Fuentes. Concepciones de los alumnos sobre la Historia. Educar em Revista, Curitiba, n. esp., p. 219-139, 2006.

OFICINA REGIONAL DE EDUCACIÓN PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (OREALC/UNESCO). Perspectivas sobre políticas docentes en América Latina y el Caribe. Aprendizajes de la Estrategia Regional de Docentes de la OREALC/UNESCO 2012-2016, 2016.

OLIVEIRA, Margarida Dias de; FREITAS, Itamar. Desafios da formação inicial para a docência em História. Revista História Hoje, São Paulo, vol. 2, n. 3, p. 131-147, 2013.

PAGÈS, Joan. Enseñar a enseñar Historia: la formación didáctica de los futuros profesores. In: GÓMEZ HERNÁNDEZ, José Antonio; NICOLÁS MARÍN, María Encarna (coords.). Miradas a la Historia: reflexiones historiográficas en recuerdo de Miguel Rodríguez Llopis. Murcia: Universidad de Murcia, Servicio de Publicaciones, 2004, p. 155-178.

RAMOS, Marcia Elisa Teté; ALVES, Ronaldo Cardoso. Representações de história em jovens da Escola Básica e da Universidade: um estudo sobre pensamento histórico e identidade. Revista Antíteses, Londrina, vol. 9, n. 18, p. 118-152, 2016.

RODRÍGUEZ ÁVILA, Sandra Patrícia. Enseñanza y aprendizaje de la historia en Colombia 1990-2011. In: PLÁ, Sebastián & PAGÈS, Joan (comps.). La investigación en la enseñanza de la historia en América Latina. México: Bonilla Artigas editores/UPN, 2014, p. 109-154.

RODRÍGUEZ ÁVILA, Sandra Patrícia. Formación de maestros para el presente: memoria y enseñanza de la historia reciente. Revista Colombiana de Educación, vol. 62, p. 165-188, 2012.

RODRÍGUEZ, Margarita Victoria. Políticas de formação de professores: as experiências de formação inicial em Argentina, Chile e Uruguai. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, vol. 15, n. 16, p. 119-139, 2008.

TARDIF, Maurice. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2020.

VALLE TAIMAN, Augusta. Representaciones sobre la enseñanza y el aprendizaje de la historia reciente peruana de los estudiantes del profesorado en ciencias sociales. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, vol. 13, n. 33, p. 01-36, 2021.

VARGAS CARNEIRO, Luci Annee; BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Políticas públicas de ensino superior no Brasil: um olhar sobre o acesso e a inclusão social. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, vol. 15, n. 1, p. 146-158, 2020.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

CAVALCANTI, E. V. “Para que serve a história?” : O que pensam os professores em formação inicial?. Saeculum, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 178–193, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65242. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/65242. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê História, Currículo e Pós-colonialidade