Desafios para o ensino de História da África e dos Estudos de Gênero

desconexão normativa, formação docente e realidade escolar

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Lei 10.639/03, Lei 14.164/21

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão comparativa sobre a inclusão do ensino de História da África e dos Estudos de Gênero no campo educacional brasileiro nas últimas três décadas, considerando os espaços escolares, mas também os cursos de licenciatura em História. Problematizam-se os (des)caminhos político-burocráticos, marcados por entraves e recuos que contribuíram para avanços, mas preservaram elementos que levam a uma desconexão entre os atos normativos, a formação inicial docente e a realidade escolar.

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Biografia do Autor

Silviana Fernandes Mariz, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vinculada ao Instituto de Humanidades onde atua nos cursos de Bacharelado em Humanidades e Licenciatura em História; professora permanente do Programa de Pósgraduação em Ensino e Formação Docente e colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ProfHistória/UERN); integrante do Laboratório de Estudos da Violência e da Radicalização (LEVIR); doutora em Educação (UFC); mestra em História (UFC) e licenciada em História (UFC) e Letras/Inglês (UECE). Temas de interesse: Formação do Mundo Moderno; História do Pensamento Racial Brasileiro; História das Prisões; Estudos de Gêneros e Sexualidades na História; Ensino de História; Formação e Prática Docente; Políticas e Gestão da Educação Superior.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

MARIZ, S. F. Desafios para o ensino de História da África e dos Estudos de Gênero: desconexão normativa, formação docente e realidade escolar. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 97–117, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/69215. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica