https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/issue/feedTemática2024-04-22T09:34:18-03:00Marcos Nicolaumarcosnicolau.ufpb@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Temática é uma publicação mensal de Comunicação e áreas afins (interdisciplinar), destinada à publicação de artigos científicos de pesquisadores da graduação e da pós-graduação (graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores). Fundada em 2004, tem conceito Qualis da Capes e atualmente está integrada ao NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB). A Temática recebe artigos em fluxo contínuo. <strong>Trabalhos que não estiverem atendendo rigorosamente as Diretrizes para autores não serão avaliados.</strong></p>https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69953Objetificação do Corpo e A boa aparência: membranas históricas, raízes discriminatórias re-veladas na fotografia de Eustáquio Neves2024-04-22T09:34:18-03:00Flávia Moreira Mota e Motamarcosnicolau.ufpb@gmail.comAdriana Camargo Pereiramarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Eustáquio Neves. O conjunto de imagens faz parte da exposição intitulada <em>Outros Navios: Fotografias de Eustáquio Neves</em>, exposta no SESC/SP de 07 de setembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023. As fotografias das series anteriores, <em>Objetificação do Corpo </em>(1994-2000), <em>A boa aparência </em>(<em>2000</em>) respectivamente, em <em>Outros Navios </em>surge compreendendo novos discursos, provocações ao versar sobre a visualidade na contemporaneidade através da fotografia expandida. O breve estudo pretende abordar via hibridações de Eustáquio Neves, em diálogo com corpo capitalístico e transversalidades discriminatórias, - as membranas históricas, as rasuras registradas na superfície das imagens. E ainda dar a ver a presença, a impregnação dos preconceitos e das violências sociais e culturais sofridas pelas “minorias”.</p>2024-04-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69813A representação da mulher em As velhas, de Lourdes Ramalho2024-04-02T09:10:30-03:00Ananeri Vieira de Limamarcosnicolau.ufpb@gmail.comBeatriz Pazini Ferreiramarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação da mulher nordestina no texto teatral <em>As velhas </em>(1975), de Lourdes Ramalho, para tanto, focalizamos nas personagens femininas Mariana, Ludovina e Branca. Para tanto, a nossa investigação é de base sociológica, tendo como apoio a teoria de Antonio Candido (2019), investigando as relações sociais presente no texto; e para nortear a pesquisa levamos em consideração os estudos realizados por: Prado (2011), Andrade e Maciel (2005), Koss (2000), Perrot (2017), Pontes (1979), Rosenfeld (2011) dentre outros. Concluímos que as personagens femininas seguem um ciclo vicioso, pois por mais que as personagens tentem sair das condições machistas, elas acabam permitindo, pois são as condições sociais que as impedem.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69814As interfaces do trabalho como tradutor de língua inglesa2024-04-02T09:28:39-03:00Renata Teófilo de Sousamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>No contexto globalizado em que vivemos, é possível nos conectarmos com diversas pessoas e culturas. Assim, a tradução configura-se como um modelo de comunicação, que permite que este contato – seja ele lido, escrito ou falado – torne possível compreender e se apropriar de informações, de forma confiável, em outro idioma, sendo um trabalho de grande relevância social e cultural. Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre o trabalho do tradutor de Língua Inglesa, a partir do mapeamento de obras que discutem a origem e a evolução da tradução ao longo dos anos, bem como suas possibilidades de atuação. A metodologia adotada para este estudo foi a pesquisa bibliográfica, em que se construiu um Estado da Arte baseado em algumas obras relevantes acerca do tema. Como resultado, apresentamos uma discussão que aponta a distinção, as vantagens e as desvantagens entre a tradução humana e a tradução automática, bem como uma diferenciação entre os conceitos de tradutor e intérprete.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69815“Aqui também é jornalismo”: análise de conteúdo do perfil oliberal.com no TikTok2024-04-02T09:34:57-03:00Carolina da Costa Alberquemarcosnicolau.ufpb@gmail.comThiago Almeida Barrosmarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O jornalismo precisou se adaptar às mudanças no mundo contemporâneo e passou a estar presente também nas plataformas de redes sociais, processo que vem sendo estudado desde o surgimento do <em>Orkut</em> e se expande com a popularização do <em>Instagram</em> e do <em>TikTok</em> e mostra diferentes nuances. Assim, a proposta deste artigo é estudar a produção de conteúdos do jornal O Liberal, de Belém-PA, na plataforma <em>TikTok</em>. Ao utilizar como base de análise uma plataforma de rede social, pretendemos mostrar a incidência da relação entre o jornalismo e o entretenimento: o infotenimento. O ponto de partida é a seguinte indagação: como a rede social <em>TikTok</em> é usada como ferramenta jornalística? A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo das publicações do perfil @oliberal.com. Sob essa ótica, o veículo de comunicação estudado consegue produzir notícias de forma diferente dos meios jornalísticos tradicionais.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69816O papel estratégico das relações públicas como apoio às atividades extensionistas de divulgação científica2024-04-02T09:40:35-03:00Vitória Elisa de Pinho Ferreiramarcosnicolau.ufpb@gmail.comInara Regina Batista da Costamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O estudo teve como objetivo analisar o processo de divulgação científica sob a ótica das pró-reitorias de extensão das universidades federais da região Centro-oeste brasileira, compreendendo as práticas extensionistas adotadas frente ao desafio de alcançar diferentes públicos estratégicos. O percurso metodológico inclui pesquisa bibliográfica, descritiva e empírica com aplicação de formulário eletrônico, cuja taxa de resposta foi de 71,42%. Após a coleta dos dados, realizou-se a análise quali-quanti por meio da estatística descritiva. Dentre os resultados, revelou-se que as estratégias comunicacionais mais comuns para atingir os públicos dessas instituições são a realização de eventos, como feiras de ciências (100%), oficinas e cursos (80%) e visitas guiadas (60%). Neste processo, as relações públicas podem contribuir fortemente no mapeamento e relacionamento com públicos estratégicos, bem como aprimorar as práticas comunicacionais já adotadas pelas pró-reitorias de extensão.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69895Avaliação de conhecimento em jogos sérios: uma revisão sistemática de literatura2024-04-14T09:43:00-03:00Maiara Mirandamarcosnicolau.ufpb@gmail.comMichelle Nery Nascimentomarcosnicolau.ufpb@gmail.comGerda de Oliveiramarcosnicolau.ufpb@gmail.comJoão Pedro dos Santosmarcosnicolau.ufpb@gmail.comLucila Ishitanimarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Jogos sérios são utilizados para transmitir mensagens, ensinar e fornecer experiências de aprendizado, com diversas aplicações em áreas como educação, saúde, governo e corporações. Porém, para verificar o aprendizado obtido por meio desses jogos é necessário realizar avaliações, este artigo traz uma Revisão Sistemática de Literatura para investigar os métodos usados para avaliação do ganho de conhecimento por meio de jogos educativos. Foram selecionados 116 artigos no total e encontradas práticas de avaliação</p> <p>que incluíam pré-teste, pós-teste, questionário, observação e monitoramento. A síntese desses métodos fornece orientações para a comunidade desenvolvedora de jogos sérios, porém em futuras pesquisas pode ser interessante aprofundar a estratégias de avaliação in-game.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69897I Am Fish e o desenvolvimento de uma estratégia para análise de jogos digitais educativos informais2024-04-15T09:30:23-03:00Rodrigo Barcelos Lefebvremarcosnicolau.ufpb@gmail.comRoberto Dalmo Varallo Lima de Oliveiramarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo a elaboração de um guia analítico para o estudo de jogos digitais educativos informais, enquanto artefatos capazes de propiciar a aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Desenvolvemos a estratégia baseados na abordagem de Values at Play e dos conteúdos de aprendizagem, tecendo relações teóricas que pautaram a análise sobre os conhecimentos que podemos aprender em jogos informais e os valores que contêm. A investigação do jogo digital “I Am Fish” revelou contribuições para o ensino de Física e Biologia, bem como reflexões sobre o que chamamos socialmente de humanidade e natureza.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69898Implementação de uma solução gamificada para o ensino de noções espaciais para crianças com distúrbios no desenvolvimento neurológico2024-04-15T09:36:25-03:00Larissa Domingues Gomesmarcosnicolau.ufpb@gmail.comRosilane Ribeiro da Motamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Distúrbios no Desenvolvimento Neurológico (DDNs) são condições que afetam o funcionamento do sistema nervoso central durante a fase de desenvolvimento, resultando em dificuldades na comunicação, interação social e aprendizado. Tendo isso em vista, este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de solução gamificada para o ensino de noções espaciais para crianças com DDNs. A solução foi produzida utilizando várias abordagens facilitadoras para o processo de ensino do público-alvo de maneira lúdica. O produto final apresentado é uma ferramenta que se mostrou um possível recurso a ser utilizado no processo de estimulação de crianças com DDNs ou mesmo crianças típicas.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69904Um Jogo digital: "Linguaventura" para o auxílio no ensino- aprendizagem da alfabetização do ensino fundamental II2024-04-16T07:36:50-03:00Jonatan Henrique da Silvamarcosnicolau.ufpb@gmail.comVictor Barcelos Gontijo de Carvalhomarcosnicolau.ufpb@gmail.comGabriel de Freitas Paixãomarcosnicolau.ufpb@gmail.comHugo Rodrigo Gomes de Castromarcosnicolau.ufpb@gmail.comPedro Moises de Sousamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Neste artigo, descreve-se o desenvolvimento de um jogo educacional digital, o Linguaventura, voltado para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O jogo utiliza o motor gráfico <em>Unity 3D</em> e procura oferecer uma abordagem dinâmica para o ensino, convidando os alunos a embarcar em uma viagem por Lexiconium, um mundo de magia. O protagonista, nomeado pelo jogador, deve impedir Pedro, o Carrasco Acadêmico, de ameaçar Lexiconium com magia proibida. O artigo discute a criação e implementação do Linguaventura, seus desafios e resultados preliminares, contribuindo para a discussão sobre o uso de jogos digitais no ensino e inspirando novos projetos nessa área.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69905P do Quê? Um jogo de tabuleiro sobre o composto de marketing2024-04-16T07:46:19-03:00Dôuglas Aparecido Ferreiramarcosnicolau.ufpb@gmail.comAna Flávia Balieiromarcosnicolau.ufpb@gmail.comMatheus Carlos da Silvamarcosnicolau.ufpb@gmail.comPedro Arthurmarcosnicolau.ufpb@gmail.comPaulo Lençomarcosnicolau.ufpb@gmail.comHélia Vannucchimarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este artigo apresenta e discute teoricamente a criação e as implicações educacionais do jogo de tabuleiro <strong>P do Quê?</strong> desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso. Para isso, recorre-se a outras experiências semelhantes que embasam a avaliação da efetividade da proposta. A metodologia de construção do jogo envolve leitura de textos, reuniões de planejamento, estudo de jogos de referência, confecção de um protótipo e testes com o público. O resultado é um jogo dinâmico, que pode ser utilizado por profissionais e estudantes de marketing, mas também de forma despretensiosa por qualquer outro grupo. Nas conclusões, apontamos as oportunidades e desafios de utilizar um jogo como apoio pedagógico ao ensino de marketing.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/69906Criação e aplicação de jogos digitais direcionados ao público TEA: um mapeamento sistemático terciário2024-04-16T07:57:04-03:00Marlow Rodrigo Becker Dickelmarcosnicolau.ufpb@gmail.comMarcelo da Silva Hounsellmarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O uso de jogos digitais nas dificuldades do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é pesquisado há muitos anos, contudo alguns fatores da sua utilização ainda são diversamente relatados. Este artigo descreve um mapeamento sistemático terciário da literatura que visa compreender os processos de criação e aplicação de jogos digitais direcionados ao público TEA. Graças a 13 revisões selecionadas, foi possível compreender que os resultados positivos são variados, porém maiores do que os negativos. Também, que um maior envolvimento do público-alvo na criação destes jogos pode potencializá-los ainda mais, e que a falta de padronização na avaliação e nos dados apresentados aumenta a dificuldade em realizar pesquisas como esta.</p>2024-04-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temática