https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/issue/feedTemática2024-11-21T07:31:11-03:00Marcos Nicolaumarcosnicolau.ufpb@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Temática é uma publicação mensal de Comunicação e áreas afins (interdisciplinar), destinada à publicação de artigos científicos de pesquisadores da graduação e da pós-graduação (graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores). Fundada em 2004, tem conceito Qualis da Capes e atualmente está integrada ao NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB). A Temática recebe artigos em fluxo contínuo. <strong>Trabalhos que não estiverem atendendo rigorosamente as Diretrizes para autores não serão avaliados.</strong></p>https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71786A participação do usuário nos serviços de Tecnologia Assistiva: uma revisão integrativa da literatura2024-10-15T08:17:10-03:00Carolina Savioli Marques Tavaresmarcosnicolau.ufpb@gmail.comGiselle Schmidt Alves Diaz Merinomarcosnicolau.ufpb@gmail.comMilton José Cinellimarcosnicolau.ufpb@gmail.comIrandir Izaquiel Paulomarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Ao considerar que a Tecnologia Assistiva (TA) deve ser reconhecida como um recurso do e para o usuário, entende-se que sua inclusão deve ocorrer em todas as etapas, da concepção ao processo do serviço. Esta pesquisa buscou, por meio de uma Revisão Integrativa da Literatura, identificar como ocorre a participação dos usuários nos Serviços de TA. Como resultado,encontrou-se 2.184 artigos. Destes, oito foram selecionados por apresentarem foco na percepção e satisfação dos usuários quanto ao serviço. Destaca-se o uso de métodos qualitativos, como entrevistas, questionários e <em>focus groups</em>. Com os resultados obtidos, espera-se evidenciar a importância do Serviço de TA centrado no usuário.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71873“Homossexualidade e ideologia de gênero à luz da palavra de Deus”: uma análise da circular nº151 da Congregação Cristã no Brasil2024-10-16T11:42:53-03:00Eliézer Reis Vicentemarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este artigo centra-se na Circular Nº 151, “Homossexualidade e Ideologia de Gênero à luz da palavra de Deus” publicada no dia 09 de abril de 2023 na página oficial da igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB). Nosso objetivo é analisar, à luz das contribuições de Michel Foucault para a Análise do Discurso, alguns enunciados emblemáticos produzidos nesta circular, problematizando os múltiplos significados produzidos sobre a homossexualidade. Consideramos que o discurso analisado provoca certas rupturas com o regime heteronormativo, ao mesmo tempo em que afirma a diversidade sexual em nossa sociedade.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71874A arte da memória em Cabo de guerra: um novo olhar sobre os anos de chumbo da ditadura no Brasil2024-10-16T11:47:50-03:00Rejane Severo Martinsmarcosnicolau.ufpb@gmail.comAlai Garcia Dinizmarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O objetivo deste trabalho e analisar a construção da memória na obra <em>Cabo de guerra</em> (2016), de Ivone Benedetti, a partir das reflexões de Frances A. Yates em <em>A arte da memória</em> (2007), acerca de seu uso como técnica a ser compreendida nas relações temporais do protagonista-narrador. O romance tematiza um agente duplo que circula nos dois polos políticos no período da ditadura militar brasileira. A narrativa é baseada nas percepções de suas memórias, intercala infância, juventude e tempo presente, centrado nos anos de chumbo. Em um jogo triplo entre fragmentos temporais no romance no desenrolar de 40 anos, embora o jogo da temporalidade cave um pacto com o leitor, permeado de enigmas e silêncios, repetições ( ênfases) e circularidades. A obra de Frances Yates, de caráter interdisciplinar que alcança diferentes artes e temas , além de autores como Ítalo Calvino da (1990), bem como as perspectivas estabelecidas por Walter Benjamin (1994) em suas reflexões sobre a sociedade contemporânea.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71919Tudo rosa: o filme Barbie e as estratégias de marketing das empresas de Picos-PI no Instagram2024-10-17T09:42:42-03:00Isael de Sousa Pereiramarcosnicolau.ufpb@gmail.comMaria Aparecida Mota da Silvamarcosnicolau.ufpb@gmail.comVinícius da Silva Coutinhomarcosnicolau.ufpb@gmail.comLana Krisna de Carvalho Moraismarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Esta pesquisa compreende como o filme Barbie impactou o marketing digital de empresas em Picos-PI na semana de sua estreia. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa com abordagem qualitativa, guiada por meio de coleta de dados a partir de mapeamento netnográfico no Instagram, e como técnicas de análise a Análise Temática (AT) e a Análise de Conteúdo (AC) Categorial, considerando as publicações das empresas picoenses, apenas no <em>feed</em> do Instagram, relacionadas ao tema “filme Barbie”, entre os dias 16 a 22 de julho de 2023. O estudo revela que as empresas e instituições picoenses aderiram a <em>trend</em> do filme e buscaram junto aos <em>posts</em> no Instagram evidenciar produtos e serviços que se associavam ao conteúdo imagético do filme. Contudo, a maioria dos perfis analisados buscou de fato entrar na “onda Barbie” com o intuito de se sentirem incluídas na pauta do momento e atrelar isso às questões mercadológicas, buscando aumentar as vendas.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71954Brasilidade: representação da cultura brasileira na Vogue2024-10-20T09:14:30-03:00Carolina Duquemarcosnicolau.ufpb@gmail.comMara Rovidamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo discutir e analisar de que maneira a revista Vogue (edição brasileira) apresenta a brasilidade no editorial. Para isso, foram selecionadas e analisadas, de acordo com o método qualitativo/descritivo da análise de conteúdo de Laurence Bardin as edições nº521, nº522 e nº523 de 2022. Como base teórica sobre jornalismo de revista e de moda, foram utilizadas as noções de Scalzo, Bonadio e Ruth Joffily.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71974Coberturas da mídia privada sobre a Empresa Brasil de Comunicação: uma análise de conteúdo dos portais Folha/Uol e Metrópoles em 2023 2024-10-21T09:00:10-03:00Mariana Amaral de Sousamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este artigo se propôs a analisar como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi apresentada nas coberturas dos portais <em>Folha/Uol </em>e <em>Metrópoles</em> durante o primeiro ano do terceiro mandato do governo Lula. Por se tratar de um momento de retomada de um discurso favorável à mídia pública, ao menos na teoria, este artigo buscou analisar a reação da mídia comercial a este cenário, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo (Sampaio; Lycarião, 2021). Como resultado, essa análise permite compreender quais temáticas marcaram as menções à EBC neste tipo de mídia e a diferença e/ou semelhança entre a cobertura dos dois portais.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/71998Do que falam as sapatilhas? A inserção da sapatilha marrom no balé clássico e suas narrativas de consumo e apropriações2024-10-22T08:19:17-03:00Elis Cristina Pantoja Monteiromarcosnicolau.ufpb@gmail.comManuela do Corral Vieiramarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O presente estudo analisa algumas das narrativas e dos significados associados à introdução de sapatilhas de balé marrons, por meio de estudos sobre cultura material e consumo. A metodologia do estudo consiste em uma série de 11 entrevistas realizadas com bailarinas, ex-bailarinas e professoras de balé negras em Belém do Pará, visando compreender suas perspectivas em relação ao cenário. A pesquisa possui como referencial teórico estudos de Daniel Miller (1997; 2013), no campo da Cultura Material, objetivando compreender o impacto dos objetos na formação do indivíduo, bem como Muniz Sodré (2013; 2014), em estudos acerca das relações de comunicação estabelecidas entre os sujeitos em sociedade. A partir do estudo realizado pôde-se então perceber que a sapatilha, como objeto, existe como como um símbolo de voz e lutas sociais, representando resistência e reivindicação por maior inclusão no balé, representando um avanço significativo na inclusão e representatividade das bailarinas negras.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/72003O discurso religioso sustentado na reportagem Cela 15- Ventres Encarcerados2024-10-23T11:34:41-03:00Moisés de Araújo Silvamarcosnicolau.ufpb@gmail.comMaria Beatriz Santos de Oliveiramarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O artigo apresenta um panorama do que é, como surgiu o Jornalismo Literário e como é empregado no contexto jornalístico na busca por humanização e subjetividade. Este trabalho é resultado de análise da reportagem apresentada no Intercom por estudantes de Jornalismo na Universidade Federal da Paraíba e conta a história de presas que precisam dar à luz dentro do cárcere, na Penitenciária Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa. A forma como a matéria foi construída reflete as características do Jornalismo Literário e seus enunciados foram analisados, através da escola francesa de Análise do Discurso. A partir dessa análise, foi possível concluir que a reportagem se utiliza do texto jornalístico literário, mas seu discurso predominante é o religioso-familiar.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/72008Reagir como ferramenta de luta: “Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto” no Instagram2024-10-24T10:11:27-03:00Pedro Afonso Caires e Silvamarcosnicolau.ufpb@gmail.comVerbena Córdula Almeidamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>A violência policial no Brasil é uma continuidade histórica da repressão colonial escravocrata, utilizada para manter a ordem social e proteger as elites, reprimindo principalmente a população negra. Esse padrão se perpetuou desde o período colonial, passando pelo Império, a República e a ditadura civil-militar, consolidando um ciclo de abusos e exclusão. O artigo analisa a atuação do movimento "Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto", que combate essas violências por meio do Instagram, documentando abusos, organizando ações de resistência e denunciando a repressão a organismos internacionais. Utilizando a Análise do Discurso (AD) de tradição francesa, o estudo investiga dois posts publicados pelo movimento em 7 de março de 2023 e 17 de julho de 2023, focando no "sujeito discursivo" e no "não-dito". Antes da análise, o artigo realiza uma revisão bibliográfica sobre as raízes históricas da violência policial contra a população negra no Brasil, demonstrando como o racismo estrutural fundamenta as exclusões e desigualdades que atingem essas comunidades.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/72015Brasilidade e identidade regional: a poética da moda e arte na coleção de São João da Riachuelo com o artista Gabriel Fernandes2024-10-25T11:22:08-03:00Marcos Daniel da Silva Oliveiramarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este artigo analisa a coleção São João da Riachuelo, desenvolvida em colaboração com o artista Gabriel Fernandes, conhecido como Biel. O objetivo da pesquisa é examinar como a moda pode atuar na preservação e valorização da cultura nordestina, particularmente as festas juninas, ao integrar elementos artísticos locais em peças de vestuário. A metodologia empregada é qualitativa e inclui uma análise de conteúdo dos materiais promocionais da coleção, como descrições, imagens e vídeos disponíveis no site da Riachuelo. Além disso, é realizada uma análise visual das peças para identificar elementos culturais que remetem às tradições juninas e à identidade nordestina. A análise de conteúdo ajuda a entender como a marca promove a cultura regional, enquanto a análise visual examina as escolhas estéticas, como o uso de cores vibrantes e desenhos inspirados na literatura de cordel.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/72016Hospitalidade, amizade e experiência heterotópica nas imagens de “Era o Hotel Cambridge” (2016)2024-10-25T11:28:49-03:00Ângela Marquesmarcosnicolau.ufpb@gmail.comFelipe Borgesmarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é elaborar uma reflexão acerca de como práticas emancipatórias de hospitalidade, amizade e heterotopia estão presentes em cenas do filme “Era o Hotel Cambridge” (2016), da diretora Eliane Caffé. A partir da escolha de 6 imagens do filme, argumentamos que elas realizam uma operação crítica que rearticula relações de poder, podendo alterar imaginários e desestabilizar formas consensuais de pensar a experiência. Nesse sentido, são destacados gestos imageantes de amizade, acolhimento, cuidado, erotismo e gambiarra de modo a evidenciar como as imagens são operações de deslocamento e desestabilização que promovem uma abertura sensível nas formas de perceber, sentir e entender diferentes formas de viver, experimentar e existir. Evidenciamos como a narrativa desse filme aproxima imagens que se conectam e deslocam toda uma rede de sentidos instituídos para abrir espaço a outras tramas sensíveis que podem contribuir para a ação e aparição política de sujeitos e grupos.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/72143Marca pessoal e presença digital: estratégias para graduandos em design gráfico no mercado de trabalho2024-11-06T10:31:19-03:00Maria Luísa Bocchi Espíndolamarcosnicolau.ufpb@gmail.comÁlvaro Roberto Diasmarcosnicolau.ufpb@gmail.comGuilherme Sauthiermarcosnicolau.ufpb@gmail.comRicardo Triskamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este estudo busca compreender a importância da marca pessoal e da presença digital para graduandos em design gráfico ingressarem no mercado de trabalho. A pesquisa inclui uma revisão de literatura e a aplicação do Processo de Gestão de Marcas de Wheeler (2019), adaptado às necessidades dos graduandos. Quatro questionários qualitativos foram utilizados nas primeiras fases do processo. A análise teórico-prática revelou que a marca pessoal é crucial no processo de criação, enquanto a presença digital é vital para gerar visibilidade online. Conclui-se que ambos são essenciais para um ingresso estratégico e bem-sucedido no mercado.</p>2024-11-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temática