Quanto Mais, Melhor? O Desafio da Gestão de Projetos no Programa Semiárido da ONG Agricultura Sustentável

Autores

  • Milene Felix de Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Diana Lúcia Teixeira de Carvalho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i2-41973

Palavras-chave:

Gestão de projetos, ONGs, Agricultura familiar.

Resumo

O caso de ensino aborda os desafios relacionados ao gerenciamento de projetos vivenciados por uma Organização Não Governamental, a “Agricultura Sustentável”. O foco do caso é direcionado para um dos programas que a organização desenvolve, o Programa Semiárido, que tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento rural por meio de um modelo de agricultura que valoriza o respeito à natureza, aos recursos naturais e ao homem do campo. Ao longo dos anos, o programa cresceu devido à aprovação de novos projetos, captação de maior volume de recursos e contratação de pessoal, consequência das parcerias realizadas com cooperação internacional, agentes públicos federais e estaduais, que viabilizam ações em 14 municípios de atuação. Contudo, surgiram desafios e inconvenientes na gestão dos projetos, o que exigiu novas estratégias de atuação, bem como tomadas de decisão relativas à continuidade do desenvolvimento apenas dos projetos atuais, o que já tem sido difícil de gerenciar, ou da ampliação da quantidade de projetos, considerando o aumento da demanda dos beneficiários e a disponibilidade de recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Felix de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (UFPB), atuando nas áreas de Gestão de Projetos e Inovação em Serviços.

Diana Lúcia Teixeira de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Administração. Doutora e mestre em Administração (PPGA/UFPB), com ênfase em Marketing e Sociedade. Áreas de interesse: Administração, marketing e sociedade, comportamento do consumidor, métodos quantitativos e qualitativos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

Felix de Almeida, M., & Teixeira de Carvalho, D. L. (2019). Quanto Mais, Melhor? O Desafio da Gestão de Projetos no Programa Semiárido da ONG Agricultura Sustentável. Teoria E Prática Em Administração, 9(2), 149–159. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i2-41973

Edição

Seção

Caso para Ensino (Teaching Case)