Teoria e Prática em Administração https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa <p>A revista Teoria e Prática em Administração é um periódico acadêmico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB, e tem por finalidade disseminar conhecimentos voltados a contribuir com a prática de profissionais de Administração, sejam estes executivos empresariais, gestores públicos ou sociais, empreendedores ou docentes da área. A TPA tem Qualis A4 na área de avaliação de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.</p> <p><strong>ISSN - 2238-104X (eletrônico)</strong></p> pt-BR <b>Autores mantêm, irrestritamente, o copyright e os direitos autorais</b>, e concedem à revista Teoria e Prática em Administração (TPA) o direito à primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" target="_blank"> Licença Creative Commons Attribution CC BY </a>que permite o compartilhamento da obra com o reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. renan.felinto@academico.ufpb.br (Prof. Dr. Renan Felinto de Farias Aires) periodicos.ufpb@gmail.com (Portal de Periódicos da UFPB) Mon, 31 Mar 2025 17:17:16 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Personalidade da marca nos canais de comunicação das universidades https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/71011 <p><strong>Objetivo:</strong> O processo de comunicação nas organizações é fundamental para promover a marca, criar engajamento e promover a fidelização dos clientes. Com a realização desta pesquisa objetivou-se compreender o processo de comunicação da marca de três instituições federais de ensino superior (IFES) mineiras, a partir de entrevistas realizadas com os gestores responsáveis pela comunicação institucional. <strong>Metodologia: </strong>Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade com diretores da área de comunicação das IFES mineiras Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). <strong>Principais resultados: </strong>A pesquisa possibilitou identificar a presença do marketing institucional nas comunicações das IES, caracterizada por aspectos de reputação acadêmica, credibilidade e competência. <strong>Contribuições acadêmicas:</strong> Do <em>framework</em> de análise de atributos funcionais e simbólicos elaborado, estavam presentes na comunicação institucional os atributos funcionais qualificação docente, estrutura física (instalações), empregabilidade, rankings nacionais e internacionais, e excelência em pesquisa. Dentre os atributos simbólicos identificaram-se na análise sustentabilidade, acessibilidade, sensibilidade, tradicional/conservadora, credibilidade, altiva/austera e pertencimento. <strong>Contribuições práticas: </strong>Os resultados obtidos podem contribuir para que os gestores das IFES estudadas possam aprimorar os mecanismos de gestão da marca, pois não recebem um retorno da sociedade de forma objetiva quanto à percepção do público-alvo acerca da imagem institucional. Portanto, isso é fundamental para avaliar a congruência entre identidade e imagem institucional.</p> Glener Alvarenga Mizael, Davi Zorkot Sant’Anna, Cleber Carvalho de Castro, Paulo Henrique Copyright (c) 2025 Glener Alvarenga Mizael, Davi Zorkot Sant’Anna, Cleber Carvalho de Castro, Paulo Henrique https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/71011 Mon, 31 Mar 2025 00:00:00 -0300