Teoria e Prática em Administração https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa <p>A revista Teoria e Prática em Administração é um periódico acadêmico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB, e tem por finalidade disseminar conhecimentos voltados a contribuir com a prática de profissionais de Administração, sejam estes executivos empresariais, gestores públicos ou sociais, empreendedores ou docentes da área. A TPA tem Qualis A4 na área de avaliação de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo.</p> <p><strong>ISSN - 2238-104X (eletrônico)</strong></p> pt-BR <b>Autores mantêm, irrestritamente, o copyright e os direitos autorais</b>, e concedem à revista Teoria e Prática em Administração (TPA) o direito à primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/" target="_blank"> Licença Creative Commons Attribution CC BY </a>que permite o compartilhamento da obra com o reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. pjacome@sti.ufpb.br (Prof. Dr. Pedro Jácome de Moura Jr.) periodicos.ufpb@gmail.com (Portal de Periódicos da UFPB) Thu, 29 Feb 2024 08:28:39 -0300 OJS 3.3.0.5 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Risco percebido e ansiedade na intenção de realizar transação online https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/66412 <p>Objetivo: Este estudo visa desenvolver um modelo para explicar como o risco percebido e a ansiedade afetam a intenção de fazer transações online. Métodos: Aplicamos uma pesquisa online composta por 285 respondentes válidos. Os dados são analisados por modelagem de equações estruturais usando Smart-PLS 3.2.8 com a aplicação do modelo PLS-PM por meio da Análise Fatorial Confirmatória. Resultados: Os resultados demonstram que os riscos sociais, físicos e de desempenho não foram significativos para explicar a intenção de realizar transações online. Apesar da relevância desses riscos, o tempo, a ansiedade e os riscos psicológicos foram significativamente influentes. Contribuições teóricas: Embora a literatura demonstre que a ansiedade do uso de tecnologia pode ser um catalisador de riscos percebidos, esta pesquisa constatou que a tecnologia não afetou fortemente a amostra de consumidores analisada. Assim, os respondentes se sentem positivamente mais seguros ao realizar transações financeiras online. Esta pesquisa avança nas discussões sobre os consumidores que realizam uma transação online enfrentando riscos emocionais, físicos e financeiros. Contribuições práticas: Este estudo evidencia que o comportamento do consumidor tem sido menos afetado por fatores emocionais como ansiedade e percepção de risco oriundos do uso das tecnologias digitais para realizar transações online. Um aspecto relevante a ser explorado por gestores e tomadores de decisão e explorar mais o fator conveniência em suas ações, o que diminuirá mais ainda os efeitos da percepção de risco e ansiedade na realização de transações online. Assim, ao compreender como o consumidor se comporta durante uma transação online, eles poderão melhorar as ações para favorecer uma transação bem-sucedida.<br /><br /></p> Luciano Ferreira da Silva, Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Cristina Maria Alcântara de Brito Vieitez Copyright (c) 2024 Luciano Ferreira da Silva, Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Cristina Maria Alcântara de Brito Vieitez https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/66412 Thu, 29 Feb 2024 00:00:00 -0300 Contribuições de um percurso metodológico qualitativo para estudos sobre o Microempreendedor Individual (MEI) https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/69121 <p>Objetivo: Nosso trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições que um percurso metodológico de pesquisa qualitativa pode oferecer a estudos que se proponham à investigação dos Microempreendedores Individuais (MEIs). Metodologia: Tendo como base a pesquisa exploratória das temáticas conceituais e do enquadramento jurídico do MEI, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa básica, utilizando três técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, observação e entrevistas narrativas. Principais resultados: Exibimos um percurso metodológico experienciado e construído a partir do contexto de pesquisa e das características dos participantes, apontando as contribuições que a abordagem metodológica e as técnicas de pesquisa podem oferecer aos estudos que envolvam o MEI, bem como seus benefícios para o campo empírico e à literatura que trata o tema. Contribuições acadêmicas: Do ponto de vista teórico, colocamos em discussão visualizações dominantes e representações homogêneas, desafiando mainstreams estabelecidos no campo do empreendedorismo e do MEI. Além de sustentar pesquisas de campo, o estudo contribui ao fortalecer uma posição metodológica que propicia ampliar as atuais representações sobre o microempreendedorismo, auxiliando uma construção científica próxima do trabalhador, ciente de suas particularidades, imersa em suas práticas e inserida em seu contexto de atuação. Contribuições práticas: Acrescentando contrastes e ampliando olhares sobre os MEIs, a metodologia explorada possibilita construir efeitos significativos performativos, ou seja, alcançando o nível de implicações sociais. Na medida em que permite aprofundar conhecimentos de determinadas realidades e das especificidades de grupos ou contextos dos MEIs, possibilita aos agentes públicos avançarem para além das ações horizontais e homogêneas direcionadas aos mesmos.</p> Alexandre Dal Molin Wissmann, Lisiane Quadrado Closs Copyright (c) 2024 Alexandre Dal Molin Wissmann, Lisiane Quadrado Closs https://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/article/view/69121 Wed, 17 Apr 2024 00:00:00 -0300