A Justificação dos Direitos Humanos em John Rawls
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.v7iesp.56905Palavras-chave:
Direitos humanos, justificação, RawlsResumo
Este artigo apresenta a concepção de John Rawls sobre direitos humanos buscando esclarecer a forma de sua justificação, bem como a função que estes direitos exercem na sociedade internacional e no âmbito interno das sociedades. Para tanto, apresentarei a posição original de segundo nível e uma comparação com a posição original de primeiro nível; abordarei algumas distinções importantes em relação aos níveis de justificação apontando algumas diferenças nos critérios de participação de membros nas sociedades nacionais (razoabilidade) e na sociedade internacional (decência); apresentarei a restrita lista de direitos humanos proposta por Rawls e as principais diferenças com as liberdades básicas para as sociedades internas; discutirei algumas críticas à lista dos direitos humanos, como sua insuficiência par proteger a igualdade das mulheres e supostamente permitir exploração e exclusão social, bem como algumas interpretações que apontam os acertos da doutrina dos direitos humanos de Rawls.
Downloads
Referências
BEITZ, Charles. Rawls's Law of Peoples. Ethics, Vol. 110, No. 4, pp. 669-696, (July 2000)
BUCHANAN, Allen. Rawls's Law of Peoples: Rules for a Vanished Westphalian World. Ethics , Vol. 110, No. 4, pp. 697-721, (July 2000)
COITINHO, Denis. Justiça e Coerência: Ensaios sobre John Rawls. São Paulo: Edições Loyola, 2014
HAYFA, T. The Idea Of Public Justification In Rawls’s Law Of Peoples. Res Publica vol.10. 233–246, 2004
RAWLS, John. O Direito dos Povos (tradução de Luis Carlos Borges). São Paulo: Martins Fontes, 2001
RAWLS, John. O Liberalismo Político (tradução de Álvaro de Vita). São Paulo: Martins Fontes, 2011
RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça (tradução de Jussara Simões). São Paulo: Martins Fontes, 2008
WILKINS, Burleigh. Rawls On Human Rights: A Review Essay. The Journal of Ethics vol. 12, 105–122 (2008)
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.