Características agronômicas do milheto adubado com diferentes fontes orgânicas

Autores

  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande
  • Djail Santos
  • Rivaldo Vital dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.25066/agrotec.v36i1.24598

Resumo

Pensar a economia e a segurança alimentar das comunidades rurais semiáridas é, antes de tudo, compreender a forte dependência da produção agrícola em sistema de sequeiro, aliada às práticas de adubação tradicionais, sendo este um dos grandes desafios da produção agrícola sustentável. Nesse cenário, o milheto (Pennisetum glaucum [L.] R. Br.), cereal tolerante ao déficit hídrico, tem no Nordeste brasileiro um ambiente favorável à sua expansão, para a consolidação de agroecossistemas familiares mais sustentáveis. A presente pesquisa objetivou avaliar o impacto das épocas e da adubação orgânica nos componentes de produção morfométricos do milheto. Os experimentos foram conduzidos em um LUVISSOLO CRÔMICO Órtico típico. Os tratamentos testados foram duas épocas, sequeiro e irrigado e quatro adubações orgânicas: composto orgânico, esterco bovino, adubação verde, esterco caprino e o controle. Em ambos, utilizou-se o delineamento experimental em blocos inteiramente casualizados, com quatro repetições. Verificou-se, quanto ao efeito épocas, maiores valores de biometria e produtividade do milheto no cultivo sob irrigação. Quanto a adubação, as características morfológicas, altura das plantas, diâmetro do coleto, número de perfilhos, comprimento do entrenó, número de panículas, e a produção de matéria fresca e seca das plantas de milheto não diferiram significativamente, contudo observou-se uma tendência de maiores produtividades com o composto. Relativo aos valores de produção de massa seca, as diferentes propostas de adubação orgânica apresentaram potencial para serem utilizadas na produção do milheto irrigado, nas condições edafoclimáticas da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana de Fátima Meira Vital, Universidade Federal de Campina Grande

Professora de Solos no curso de Tecnologia em Agroecologia da Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento da UFCG.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

Vital, A. de F. M., Santos, D., & Santos, R. V. dos. (2015). Características agronômicas do milheto adubado com diferentes fontes orgânicas. Agropecuária Técnica, 36(1), 303–309. https://doi.org/10.25066/agrotec.v36i1.24598

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)