VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS COMO FONTES DE INFORMAÇÃO: segredos do passado transcritos em suportes primitivos

Autores

  • Ingrid Maria Luz Vergolino Zahlouth
  • Rodrigo Oliveira de Paiva

Resumo

Trata da relação existente entre informação e arqueologia. O artigo apresenta como objetivo a compreensão acerca da importância dos vestígios arqueológicos no desvendar de segredos do passado do homem, na necessidade de conhecer suas origens e de onde ele veio tendo como subsídios as informações que podem ser transcritas dos suportes em que estão gravados os símbolos de civilizações antigas. O percurso metodológico adotado foi realizado através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico fundamentada em ideias de autores como Azevedo Netto (2008) e Barreto (2010), sem dispensar as opiniões de outros pensadores sobre o assunto abordado no trabalho. Finaliza entendendo a existência da ligação direta entre artefatos arqueológicos e a informação histórica, haja vista que o homem na antiguidade já possuía uma necessidade comunicacional e utilizou diversos meios para o estabelecimento desta, mas, além disso, as construções e outros elementos que ainda assombram essa temática, pela falta de informação acerca das sociedades primitivas, merecem ser estudadas buscando alcançar respostas para as indagações do passado histórico dos seres humanos. Acredita-se que foi dessas dúvidas mais afloradas que surgiram à arqueologia que vai debruçar suas atividades no passado a procura da origem das muitas identidades da humanidade. Palavras-Chave: Informação arqueológica. Suportes de informação. Passado histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Lilian Bayma de. Cerâmica marajoara: a comunicação do silêncio. Belém: Museu Paraense Emilio Goeldi, 2010.

AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier de. Preservação do patrimônio arqueológico: reflexões através do registro e transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 37, n. 3, set./dez. 2008, p. 7-17. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v37n3/v37n3a01.pdf> . Acesso em: 11 set. 2011.

BARRETO, Mauro Vianna. Abordando o passado: uma introdução à Arqueologia. Belém: Paka-Tatu, 2010.

BARROS, José D’Assunção. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis: Vozes, 2004.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BREGLIA, Vera Lúcia Alves; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. A formação dos profissionais bibliotecários e a questão da transferência da informação. In: _____. A informação: questão e problemas. Niterói: EDUFF, 1995. p. 69-92. (Série Estudos e pesquisas, 1).

FARIA, Karla Meneses et al. A história dos registros do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO, E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 33., 2010, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2011.

FARIAS, Karla Meneses; NOGUEIRA, Valeska Paulino; SANTANA, Wigna Farias. Memória e patrimônio: Memorial da Justiça do Trabalho Estado do Ceará. 2010. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO, E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 33., 2010, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010. Disponível em: <http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/index.php/enebd/article/viewFile/161/105> . Acesso em: 23 jul. 2011.

LOPES, Luís Carlos. A imagem e sombra da arquivística. Rio de Janeiro; Montreal: Arquivo público do Estado do Rio de Janeiro, 1998.

OLIVEIRA, Glayce Raimunda Cardoso de. A informação na moda: uma leitura da idumentária feminina na sociedade contemporânea. 2008. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2008.

PENA, M. G; SILVA, A. C. A digitalização de documentos históricos e a gestão eletrônica de documentos para disponibilização online. Revista eletrônica do CESVA, Valença, v. 1, n. 1, p. 85- 102, mar./ago. 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 set. 2011.

TESSITORE, Viviane. Como implantar centros de documentação. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003. Disponível em:

<http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/texto_pdf_18_Como%20implantar%20centros%20de%20documentacao.pdf >. Acesso em: 21 ago. 2011.

TIME-LIFE BOOKS. Lugares místicos. Rio de Janeiro: Abril, 1991. (Coleção Mistérios do desconhecido).

Downloads

Publicado

2012-12-29

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO