PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE NEGROS E NEGRAS EM REPOSITÓRIO DIGITAL NA UFPB: acesso/democratização

Autores

  • Mirian de Albuquerque Aquino UFPB
  • Leyde Klebia Rodrigues da Silva UFPB
  • Ronhely Pereira Severo UFPB
  • Sérgio Rodrigues de Santana UFPB
  • Taianny Ferreira Cabral de Oliveira UFPB

Resumo

As pesquisas sobre a cultura de negros e negras têm caminhado lentamente na produção do conhecimento científico armazenada na memória da ciência das universidades. Neste sentido, a produção de conhecimento sobre essa população é considerada insuficiente mantendo alheia a responsabilidade de inclusão de grupos (in) visíveis na sociedade da aprendizagem. O projeto de pesquisa “Memória da Ciência: a (in) visibilidade de negros e negras na produção do conhecimento da Universidade Federal da Paraíba” configura-se como uma possibilidade de minimizar esses estigmas relacionados à produção de conhecimento sobre negros e negras vista por pesquisadores como pouco importante para a cultura eurocêntrica. Adotamos a abordagem qualitativa/ interpretativa, na qual o pesquisador está inserido no contexto, captando os significados produzidos pelos sujeitos. O texto tem como objetivo específico a construção de uma base de dados, adotando os pressupostos teórico-metodológicos da Arquitetura da Informação, na qual utilizamos os programas Axure 4.0 que permitem criar wireframes e protótipos, possibilitam um grande nível de informação estruturada, e visam atender às demandas informacionais dos usuários de forma mais efetiva. Além disso, utilizamos também o Fireworks 8.0, Dreamweaver 8.0 e CorelDraw 13. A pertinência da construção da base parte da necessidade de oferecer elementos para a formulação de uma política científica para produção de conhecimento na UFPB que vise o acesso/democratização da informação para todo cidadão. Palavras-chave: Negros e Negras. Produção de Conhecimento. Acesso/Democratização da Informação. Base de Dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian de Albuquerque Aquino, UFPB

Doutora em Educação. Bolsista Produtividade CNPq. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Coordenadora do do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-Raciais.

Leyde Klebia Rodrigues da Silva, UFPB

Graduada em Biblioteconomia pela UFPB. Mestranda em Ciência da Informação no PPGCI/UFPB. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Étnico-Raciais.

Ronhely Pereira Severo, UFPB

Licenciado em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduando em Biblioteconomia pela UFPB. Ex-bolsista PIBIC/UFPB/ CNPQ.

Sérgio Rodrigues de Santana, UFPB

Graduado em Psicologia pela UFPB. Bolsista PIBIC/UFPB/CNPq. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Ètnico-Raciais.

Taianny Ferreira Cabral de Oliveira, UFPB

Graduanda em Arquivologia na UFPB. Ex-bolsista PIBIC/UFPB/CNPq.

Referências

AQUINO, M. de A. Informação e diversidade: a imagem do afrodescendente no discurso da inclusão social/racial. 2006. 120 f. Relatório (Pesquisa) – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. 2006.

______. Memória da Ciência: A (in) visibilidade dos (as) negros (as) na produção do conhecimento da Universidade Federal da Paraíba. (Projeto de Pesquisa)– Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2009.

AQUINO, M. de A.; NETTO, C. X. de A. A ciência em ação: o museu virtual de imagens da cultura africana e afrodescendente. Projeto (Pesquisa) - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 2006.

ATKINSON, L. R.; ATKINSON, R. C.; SMITH E. E.; BEM, D. J & NOLEN-HOEKSEMA, S. Introdução à Psicologia de Hilgard. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

BRASIL, LEI No 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm>>. Acesso em 26 jan. 2010.

CAMINO, L.; SILVA, P. da MACHADO, A. O.; PEREIRA, C. A Face oculta do racismo no Brasil: uma análise Psicossociológica. In: Revista de Psicologia Política, 2001.

CHAGAS, W. F.; SOUZA, M. L. G. O olhar da academia sobre o negro. Centro Universitário de João Pessoa. Boletim de Pesquisa. n. 3, João Pessoa; DCSN, 2002.

CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significados, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2003.

BRASIL, Lei Nº 7.716, De 5 De Janeiro De 1989. Disponível em: <http://planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L7716.htm>. Acesso: 19 ago. 2009.

FREYRE, G. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51 ed. São Paulo: Global, 2006.

FREIRE, P. Ação cultural para liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FROHMANN, B. Taking information policy beyond information science: applying actor network theory. Disponível em: http://www.fims.uwo.ca/people/faculty/frohmann/actor.htm>. Acesso em: 12 jun 2005.

HASENBALG, C. A.; MUNANGA, K.; SCHWARCZ, L. M. Racismo: perspectivas. Para o estudo contextualizado da sociedade brasileira. Niterói: Eduff, 1998.

LE GOFF, J. História e memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. Tradução de Storia e memória.

MOURA, C. E. M. A sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.

MUNANGA, K. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Disponível em: Acesso: 11 dez. 2008.

______. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Disponível em: < www.acaoeducativa.org.br/downloads/09abordagem.pdf >. Acesso: 21 jan. 2003.

ROSENFELD, L.; MORVILLE, P. Information Architecture for the Word Wide Web. 3. ed. Sebastopol, CA: O'Reilly, 2006.

TELLES, E. Racismo à brasileira: uma nova perspectiva sociológica. Rio de. Janeiro: Relume-Dumará: Fundação Ford, 2003.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA