FIDEDIGNIDADE INFORMACIONAL NO TWITTER: uma questão de confiança
Resumo
Discute a credibilidade informacional do Twitter. Usuários dos diversos extratos sociais consomem e disseminam informações através de ferramentas de microblogging, aonde se tornam os principais catalisadores da rede. Desta forma, contribuem direta e indiretamente em aspectos, como: convivência, reciprocidade, ideias e valores. Analisa a percepção e a estrutura dinâmica do Twitter por partes dos usuários. Enfatiza a necessidade de se procurar em outros meios de comunicação, a veracidade e a confiabilidade informacional, proporcionando nitidez e clareza ao censo crítico dos usuários. Este trabalho é de natureza exploratória e estuda a percepção de confiança dos alunos do 7º período de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba com relação ao Twitter. Foram aplicados aos sujeitos da pesquisa questionários de cunho quali-quantitativo. Conclui-se que, em meio aos ambientes virtuais, (Twitter) é necessário, questionamento e perspicácia, para filtrar informações tendenciosas e duvidosas. Palavras-chave: Confiabilidade Informacional. Tecnologia da Informação. Redes Sociais. Twitter.Downloads
Referências
ARAÚJO, Paula Carina de. O blog “na era da informação” como ferramenta de compartilhamento de informação, conhecimento e para a promoção profissional. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.15, n.1, p. 201-213 jan./jun., 2010.
CHRISTAKIS, A. Nicholas; FOWLER, H. James. O poder das conexões: a importância do networking e como ele molda nossas vidas. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2010.
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.
EPSTEIN, Isaac. Teoria da informação. São Paulo, SP: Ed Ática, 1988.
FRAGOSO, Suely. Apresentação. In: RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina. 2009. p.11-14.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: execução e análise. São Paulo: Atlas, 1998.
McGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise
introdutória. Brasília, DF: Brinquet de Lemos/Livros, 1993.
RUFINO, Airtiane. Twitter: os “novos” rumos da comunicação e da disseminação da informação em meio às redes sociais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO, E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2010, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010. p. 1-14.
TELLAROLI, Taís Marina. O uso do Twitter pelos portais de notícia UOL, Terra e G1.Famecos/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS,Porto Alegre,n. 23, p. 109-116, ago. 2010.
TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; Di Chiara, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005.
VITORINO, Elizete Vieira et al. Fontes de informação sobre competência informacional na Internet: um olhar avaliativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 24., 2011, Maceió. Anais... Maceió: FEBAB; AAPB, 2011. p. 1-13.