DO TRADICIONAL AO ATUAL CONCEITO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Esdras Renan Farias Dantas Universidade Estadual da Paraíba
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Analisa dissertações do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB), acerca da temática responsabilidade social (RS). Do ponto de vista metodológico, utiliza a análise comparativa aplicada a Ciência da Informação (CI) para descrever e interpretar conteúdos, encontrados nas dissertações, com os assemelhados a RS usados tanto pela CI, quanto pela área de Gestão ou por ambas. Por meio da análise de conteúdo cria-se 14 categorias, partindo de conceitos e ou de indícios de RS encontrados nas dissertações. Estudos anteriores dos autores, publicados isoladamente ou em conjunto, permitem acatar a CI com função social, portanto de RS, reforçada pela análise das categorias. Considera que o panorama do PPGCI, em sua fase inicial de Mestrado em Biblioteconomia, demonstra uma responsabilidade social focalizada na Biblioteconomia, com estudos sobre aspectos sociais que envolvem a biblioteca e os profissionais de informação. Segue-se a mudança de paradigma, do Mestrado em CI em que as pesquisas continuam com traços de aspectos sociais das bibliotecas, acoplando-se a pesquisas com assuntos interdisciplinares. Na fase do Mestrado em CI e na atual de PPGCI percebem-se conceituações de RS, com traços da área de Gestão, explicáveis pela interdisciplinaridade. Palavras-chave: Responsabilidade Social da Ciência da Informação. PPGCI-UFPB. Conceito de Responsabilidade Social da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esdras Renan Farias Dantas, Universidade Estadual da Paraíba

Bibliotecário da Universidade Estadual da Paraíba

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, com atuação na Graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Da informação ao conhecimento, cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Membro do Comitê Gestor do Programa de Bolsas de Iniciação Científica. Membro do Comitê Técnico Científico da revista DataGramaZero. Editor científico de Tendências da Pesquisa em Ciência da Informação. Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação e Biblioteconomia (Ancib).

Referências

ARAGÃO, E. A biblioteca pública como alternativa de educação não-formal para adultos analfabetos. 1988. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)–Curso de Mestrado em Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 1988.

ARAÚJO, C. A. A. Ciência da Informação como campo integrador para as áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Informação e Informação, Londrina, v. 15, n. 1, p. 173-189, jan./jun. 2010.

______. A Ciência da Informação como ciência social. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 21-27, set./dez. 2003.

ARAÚJO, E. A. A construção social da informação: práticas informacionais no contexto de organizações não governamentais – ONG brasileiras. 1998. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)–Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Brasília, 1998.

ASHLEY, P. A. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Atlas, 2003.

ASHLEY, P. A.; MACEDO-SOARES, D. L. V. A. Um modelo conceitual para a incorporação da responsabilidade social à governança das relações negócio-sociedade. In: XXV ENANPAD, 2001. Anais... Campinas, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo.Lisboa, Edições 70, 2009. 281p.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento dePessoal de Nível Superior. V Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010. Brasília: Capes, 2005.

BROOKES, B. C. The fundations ofinformation science.Journal of Information Science, [s. l],v. 2, p. 209-221, 1980.

CAPURRO, R.; HJØRLAND, B. O conceito de informação. Tradução Ana Maria Cardoso, Maria da Glória Ferreira, Marco Antônio de Azevedo. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.

CARVALHO, A. M. S. Biblioteca nas escolas de 1º e 2º graus de Fortaleza. 1983. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)–Curso de Mestrado em Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 1983.

COMISSÃO Especial de Avaliação do PNPG 2011-2020 e elaboração de agenda nacional de pesquisa. Relatório final. 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/PNPG-Relatorio-Final-11-12-2013.pdf>. Acesso em: 11 dez. 2013.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília, DF: Liber livro, 2007. 80 p.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. (Coleção O mundo, hoje, 10)

GARCIA, J. C. R. Responsabilidade social com a ciência. DataGramaZero; Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, abr. 2007.

GARCIA, J. C. R.et al. Responsabilidade social da Ciência da Informação: estudo nos programas de pós-graduação. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUIVOLOGIA, 1., 25-27 nov. 2008, João Pessoa - PB. [Anais...] João Pessoa: UEPB, 2008. 1 CD-ROM.

GARCIA, J. C. R.; TARGINO, M. G.; DANTAS, E. R. F. Conceito de responsabilidade social da Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n.1, p. 1-25, jan./jun.2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12309/11372>. Acesso em: 10 ago. 2012.

GARCÍA GARRIDO, J. L. G. Fundamentos de Educación comparada. 2. Ed. Madrid, Dykinson, 1986.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, R. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In:

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

GÓMEZ, M. N. G. Metodologia de pesquisa no campo da Ciência da Informação. DataGramaZero; Revista de Ciência da Informação, v. 1, n. 6, 2000. Artigo 03.

INSTITUTO ETHOS DE EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL. [Informações dispersas]. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2012.

MARTELETO, R. M. Informação: elemento regulador dos sistemas, fator de mudança social ou fenômeno pós-moderno? Ciência da informação, Brasília, v. 16, n. 2, p. 169-180, 1987.

DU MONT, R. R. Ethics in librarianship: a management model. Library Trends, v. 40, n. 2, p. 201-215, Fall 1991.

MUKHERJEE, A. K. Librarianship: its philosophy and history. Calcutta: Asia Publishing House, 1966. 220p.

PANET, C. F. Expectativas discentes quanto a uma biblioteca pública infantil em João Pessoa. 1982. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)–Curso de Mestrado em Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 1982.

PINHEIRO, E. G. Entre o sonho e a realidade: a leitura/informação como atribuição de sentido no contexto do câncer infantil. 2001, 210 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)–Curso de Mestrado em Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 2001.

QUERESHI, N. La Bibliotecología comparada e internacional: estudio analítico. Rubica, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 23-30, ene./mar. 1980.

RAMALHO, F. A. Receptividad de las bibliotecas universitárias de España y de Brasil ante las nuevas tecnologías de la información, 1993, 502 f. Tesis (Doctorado en Ciencias de la Información)–Departamento de Periodismo III, Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense de Madrid, 1993.

ROBREDO, J. Da ciência da informação revisitada aos sistemas humanos de informação. Brasília, DF: Thesaurus; SSRR Informações, 2003.

SILVA, A. K. A. O discurso e as práticas informacionais de leitura: por uma formação de cidadãos-leitores. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)–Curso de Mestrado em Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 2003.

SILVA, A. M. A informação: da compreensão do fenômeno e construção do objeto científico. Porto: Edições Afrontamento, 2006. Coleção Comunicação; Artes; Informação.

SILVA, T. E. Território da utopia/área de risco. Política cultural: aventuras e desventuras da experiência de Uberlândia (MG). 1992. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia)–Curso de Mestrado em Biblioteconomia, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal da Paraíba, 1992.

TARGINO, M. G. Biblioteconomia, informação e cidadania. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 149-160, jul./dez. 1991.

TAYLOR, R.S. Professional aspects of information science and technology.Annual Review of Information Science and Technology, v. 1, p. 15 - 40, 1966.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPB) [Informações dispersas]. 2012. Disponível em: <http://dci.ccsa.ufpb.br/ppgci>. Acesso em: 28 fev. 2012.

WERSIG, G.; NEVELING, U.The phenomena of interest to information science.The Information Scientist, v.9, n.4, 1975.

Downloads

Publicado

2013-12-30