A INTERAÇÃO ENTRE A CRIANÇA DA PRIMEIRA INFÂNCIA E A INFORMAÇÃO DIGITAL

Autores

  • Vivianne Rodrigues Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília
  • Ivette Kafure Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília

Resumo

O artigo apresenta o relato de pesquisa realizada para elaboração de monografia sobre a interação entre criança da primeira infância com a informação digital tendo como suporte o bibliotecário inserido nesse contexto. As crianças da primeira infância interagem por meio de instrumentos digitais com a informação lúdica, em casa e ou na escola. Elas jogam, brincam se divertem e como consequência, aprendem. O objetivo que permeou a pesquisa foi a curiosidade em relação à interação entre a criança da primeira infância e a informação digital. O estudo visou de modo geral sentir, observar o que interessam aos nativos digitais e abordar concisamente os jogos, a leitura, a criança e o bibliotecário. Para que os objetivos fossem alcançados a metodologia proposta ocorreu em duas etapas: aplicação de questionário para criança (três e quatro anos) e para o educador; a segunda etapa realizou-se com execução de observação de atividades proposta seguindo um roteiro simples. Palavras-chave: Interação criança primeira infância. Informação digital. Interação Humano-Computador. Bibliotecário.

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Biografia do Autor

Vivianne Rodrigues, Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília

Mestranda do Pograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.

Ivette Kafure, Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília

Professora Faculdade de Ciência da Informação - Universidade de Brasília

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA