A WEB 2.0 E O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA DA UFRN

Autores

  • Andréa Vasconcelos Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Acilégna Cristina Duarte Guedes Alcoforado Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Alexandre José dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Analisa o comportamento informacional dos estudantes do curso de graduação em Biblioteconomia da UFRN em relação à Web 2.0 e seus recursos. Neste sentido, objetiva conhecer a familiaridade dos alunos em questão com a Web 2.0; identificar os recursos de informação da Web 2.0 mais utilizados pelos discentes de Biblioteconomia da UFRN; identificar os usos que os estudantes de Biblioteconomia fazem dos recursos da Web 2.0; e identificar as expectativas desses alunos em relação ao uso dos recursos da Web 2.0 como ferramenta de trabalho. Os procedimentos metodológicos adotados incluem a pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários. Os resultados obtidos mostram que boa parte dos estudantes utilizam os recursos da Web 2.0, tanto para fins pessoais como acadêmico/profissionais com predomínio de frequência de acesso diária. Observa-se também que o nível de conhecimento e familiaridade dos discentes com esta temática evolui à medida que eles avançam no curso, o que altera o comportamento informacional em relação à Web 2.0, de modo que os mesmos pretendem utilizar tais recursos em seu futuro profissional. Conclui-se que o entendimento sobre como os estudantes se comportam em relação à informação e à comunicação na Web 2.0 pode contemplar importantes ações educativas baseadas nestes recursos, melhorando o processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: Web 2.0. Comportamento informacional. Estudantes de Biblioteconomia. UFRN.

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA