COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DOS GESTORES DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO EM MANAUS

Autores

  • Marlete Nascimento Irmão Universidade Federal do Amazonas
  • Célia Regina Simonetti Barbalho Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Investiga as competências gerenciais dos bibliotecários gestores que atuam em bibliotecas universitárias de instituições de ensino público. Objetivou medir as competências gerenciais que os bibliotecários gestores possuem, seguindo a escala de Likert de grau menor a maior. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário, com dezessete variáveis relacionadas as dimensões da competência: conhecimento, habilidade e atitude a serem reconhecidas pelos gestores a partir do emprego da escala de Likert. A pesquisa, descritiva e exploratória, com natureza quali-quantitativa mostrou que as competências que os gestores de bibliotecas universitárias das instituições públicas possuem são constituídas em graus dois, três e quatro, sendo que o tipo mais assinalado foi à atitude. As competências gerenciais apresentadas pela pesquisa mostram que os bibliotecários gestores das bibliotecas universitárias pesquisadas, não reconheceram possuir nenhum tipo em grau mínimo, retratando que os mesmos acreditam ser profissionais aptos a ocupar o cargo de gerente, mesmo com as deficiências identificadas. Palavras-chave: Bibliotecário Gestor. Biblioteca Universitária de Instituição Pública Competências Gerenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlete Nascimento Irmão, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas. lete_irmao@yahoo.com.br

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas

Professora associada do Departamento de Arquivologia e Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Comunicação e Semiótica. simonetti@ufam.edu.br

Referências

REFERÊNCIAS

BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Gestão baseada nas competências. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2004, Recife, Anais eletrônicos... Recife: UFP, 2004.p. 3. Disponível em:

<http://xa.yimg.com/kg/groups/15419196/442772819/name/GESTAO+BASEADA+NAS+COMPETENCIAS.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2013.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competência e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construtor?. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.41, n.1, p. 8-15, jan./mar/ 2001. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n1/v41n1a02.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2013.

DINIZ, Debora; GUILHEM, Dirce; SCHÜKLENK, Udo (Eds.). Ética na pesquisa: experiência de treinamento em países sul-africanos. Brasília: UNB, 2005. 190 p.

HOFFMANN, Sandra Goret. Biblioteca universitária informatizada: competências e habilidades do bibliotecário gestor. 2004. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Centro de Ciência da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em:

<http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000000/0000002C.pdf> Acesso em: 09 jan. 2013.

RUAS, Roberto. Mestrado modalidade profissional: em busca da identidade. Revista de Administração e Economia, v.4, n.2, p.57-58, abr./jun. 2003. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/rae/v43n2/v43n2a04.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2013.

SILVA, Janaina da Costa. O estilo de liderança dos bibliotecários de Brasília. 2009. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação, Universidade de Brasília. 2009. Disponível em:

<http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/4944/1/2009JanainaCostaSilva.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2013.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Formação: competências e habilidades do profissional da informação. In: ___________. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002.p.121,124.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA