ANSIEDADE DE INFORMAÇÃO E NORMOSE: AS SÍNDROMES DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Ermeson Nathan Pereira Alves Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Sarah Freire Bezerra Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Débora Adriano Sampaio Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Resumo

Discorre sobre como a ansiedade de informação pode ocasionar ao longo do tempo a normose, a doença da normalidade. Objetiva analisar as tecnologias da informação e comunicação como precursoras do enorme fluxo informacional. Aborda a compreensão como fator de desenvolvimento da sociedade, bem como as consequências que a normose pode causar para o ser humano. O presente trabalho apresenta uma abordagem exploratória através de uma revisão de literatura. Conclui que por decorrência da quantidade de informação pode-se desenvolver a ansiedade de informação e consequentemente a normose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ermeson Nathan Pereira Alves, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Discente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri.

Sarah Freire Bezerra, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Discente do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri.

Débora Adriano Sampaio, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Mestre em Ciência da Informação (UFPB). Trabalha na área de Ciência da Informação, com ênfase Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita e formação de leitores; preservação e representação da informação, inter-relacionado à temática memória e identidade.

Referências

BRAGA, Dr. Ryon. O excesso de informação – A neurose do Século XXI. 2006. Disponível em: <http://www.mettodo.com.br/pdf/O%20Excesso%20de%20Informacao.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2013.

DURIGAN, Gisele Mara; MORENO, Nádina Aparecida. O fluxo e a demanda de informação: a busca pelo ponto de equilíbrio na sociedade da informação. 4º Seminário em Ciência da Informação, Londrina-PR, 2011.

GERALDELLI, Denis Willians. Ansiedade de informação, [2008?]. Disponível em: <http://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/ansiedadedeinformacao.pdf>.

Acesso em: 03 ago. 2013.

GOUVEIA, Luis Borges. Gestão da informação: competências críticas para a Sociedade da Informação e do conhecimento. Porto, 2002.

LELOUP, Jean-Yves; CREMA, Roberto; WEIL, Pierre. Normose, a patologia da normalidade. Campinas: Verus, 2003.

MATTOS, Alessandro Nicoli de. Informação é prata, compreensão é ouro: um guia para todos sobre como produzir e consumir informação na era da compreensão. São Paulo: [s.n.], 2009. Disponível em: <http://ia600502.us.archive.org/1/items/InformacaoEPrataCompreensoEOuro/MattosAlessandroNicoli-InformaoPrataCompreensoOuro-Rev1201003.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2013.

MORAIS, Jomar. Armadilha digital. Revista Superinteressante, ano 14. N.10, out./2000.

WEIL, Pierre. A normose informacional. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 61-70, maio/ago. 2000.

Downloads

Publicado

2016-01-02

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO