UM OLHAR SOBRE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM BIBLIOTECONOMIA: o LTi em foco

Autores

  • Daiana Basilio da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Patrícia Silva Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

O ensino-aprendizagem vem sofrendo diversas mudanças, no que se refere ao surgimento de recursos tecnológicos no processo de educação, com intuito de promover uma inter-relação com os alunos no decorrer do seu aprendizado. Será impossível não formular metodologias de ensinos que não faça uso e junção de recursos que facilitem nos processo de aprendizagem de seus agentes, pelo fato da sua praticidade e eficiência, como a necessidade desses recursos na sociedade contemporânea, visto que, as inovações tecnológicas estão presentes cada vez mais em diversos setores que se utilizam desses recursos. Considerado como um tipo de software educacional, os objetos de aprendizagem são recursos utilizados que facilitam no processo de ensino aprendizagem. Assim quanto aos recursos tecnológicos que servem de auxilio no processo de ensino-aprendizagem, temos como objetivo geral da pesquisa identificar objetos de aprendizagem como recurso pedagógico na Biblioteconomia tendo como foco o site do LTi. A presente pesquisa é caracterizada quanto aos objetivos como pesquisa descritiva e exploratória, quanto aos procedimentos técnico utilizamos a pesquisa bibliográfica, e quanto ao método à pesquisa observação. Assim mediante as analises realizadas quanto as características e classificações encontradas no site do LTi, constatamos que os projetos hospedados se enquadram dentro de todas as características e da classificação - Objetos de Instrução - mencionados na literatura de OA, nesse sentido podemos afirmar que site do LTi possuem recursos pedagógicos para a Biblioteconomia, pois disponibiliza meios que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, é de suma importância, que recursos tecnológicos sejam inseridos na educação, visto que, são meios que facilitam o processo de aprendizagem, pois, devido aos seus diversos tipos existentes e com suas finalidades, cooperam para que haja interação continua no processo informacional. Palavras-chave: Laboratório de Tecnologias Intelectuais. Biblioteconomia. Objetos de Aprendizagem. Recursos Tecnológicos. Ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Daiana Basilio da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Biblioteconomia pela UFPB.

Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba.

Profa. do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Mestre em Ciência da Informação. Especialiasta em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação.

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