BIBLIOTECA VIRTUAL PAUL OTLET: uma experiência não imersiva no Second Life

Autores

  • Sanderli José da Silva Segundo Universidade Federal da Paraíba
  • Wagner Junqueira Araújo Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este trabalho introduz uma discussão sobre o desenvolvimento tecnológico do século XX que culminou no surgimento da chamada Sociedade da Informação. Comenta sobre obstáculos enfrentados quanto ao acesso à internet. Discorre acerca do propósito das bibliotecas antigas, medievais e modernas, transpassando épocas históricas, e suas transformações herdadas pela evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação. Aborda diferenças entre biblioteca eletrônica, digital e virtual. Analisa conceitos da Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Virtualidade Aumentada. Apresenta a Biblioteca Virtual Paul Otlet, localizada no Second Life, desde sua criação aos mecanismos de interação com seus usuários. A pesquisa é parte integrante do projeto de iniciação científica “Informação e Conhecimento nas Nuvens” da Universidade Federal da Paraíba. Tem por objetivo geral estudar a interação dos seus frequentadores com a biblioteca, inserida num ambiente de realidade virtual, com foco em usuários de língua portuguesa. Foi preciso criar uma biblioteca virtual no Second Life que é o portal de realidade virtual mais acessado da internet segundo registra o instituto ALEXA Web Information Service (2013). A pesquisa foi desenvolvida de forma descritiva, por meio de um estudo de caso que permitiu traçar o perfil dos usuários, verificar obstáculos no acesso à informação, conhecer a opinião destes e reunir informações que possam promover melhorias nas condições da biblioteca. Um questionário eletrônico - com 12 perguntas separadas em três tópicos: Sobre o usuário; Sobre a biblioteca e; Opinião do Usuário – O questionário foi formulado com auxílio do Google Docs e foi utilizado como ferramenta de coleta de dados. Foram considerados 40 respondentes, em sua maioria do sexo feminino, na faixa etária de 20 a 29 anos, com nível superior completo/incompleto, brasileiros(as), que acessam mais de uma vez por dia o Second Life e nunca haviam visitado uma biblioteca virtual antes. O trabalho indicou que apesar dos usuários não terem o hábito de frequentar bibliotecas no SL a interface em realidade virtual e a interação com esse tipo de ambiente são cada vez mais frequentes. Palavras-chave: Realidade virtual. Ambiente virtual. Biblioteca virtual. Second Life. Biblioteca Paul Otlet.

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Biografia do Autor

Sanderli José da Silva Segundo, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Biblioteconomia pela UFPB.

Wagner Junqueira Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Prof. do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

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