A biblioteca contemporânea a partir da concepção dos bibliotecários e professores de biblioteconomia
Resumo
O artigo tem como finalidade apresentar os resultados obtidos na categoria Biblioteca, da dissertação de mestrado intitulada "Contribuições para a epistemologia da Biblioteconomia contemporânea", defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e compreender, sob o aspecto epistemológico, a Biblioteconomia contemporânea. A pesquisa pretendeu contribuir com a compreensão e reflexão dos aspectos teóricos e das modificações ocorridas na prática biblioteconômica no período que compreende a década de 1990 a partir das discussões em torno dos impactos das tecnologias e do Moderno Profissional da Informação, até o presente momento. Para atingir os objetivos propostos, foram usados nesta pesquisa exploratória de base qualitativa, os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada e a técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados coletados nas entrevistas. Os resultados indicaram que, de maneira geral, os entrevistados concebem a biblioteca como uma instituição social que tem o papel social de democratizar o acesso ao conhecimento. No entanto, diante do contexto informacional, há uma percepção de que tanto a biblioteca como o bibliotecário, precisam se reinventar e criar novas perspectivas de atuação junto com a sociedade.Downloads
Referências
ALMEIDA, Marco Antônio de. Mediação e mediadores nos fluxos tecnoculturais contemporâneos. Informação e Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 191-214, maio/ago. 2014.
ALVES, Ana Paula Meneses; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti. O serviço de referência e informação digital. Biblionline, Paraíba, v. 2, n. 2, 2006.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila et. al. A ciência da informação na visão dos professores e pesquisadores brasileiros. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 17, n. 2, p. 95-108, maio/ago. 2007.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Correntes teóricas da biblioteconomia. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 9, n.1, p. 41-58, jan./dez. 2013.
ARAÚJO, Eliany Alvarenga; OLIVEIRA, Marlene de. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, Marlene de (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. p. 29-43.
BAPTISTA, Dulce Maria. Entre a informação e o sonho: o espaço da biblioteca contemporânea. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 19, n. 1, p. 19-27, jan./abr. 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70; LDA, 2009.
BRITO, Regina Garcia; VALLS, Valéria Martin. Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários. REBECIN, v. 2, n. 1, p. 3-28, jan./jun. 2015.
BUTLER, Pierce. Introdução à ciência da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Lidador, 1971.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Fontes de informação utilitária em bibliotecas públicas. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 22, n. 1, 1998.
FONSECA, Edson Nery. Introdução à biblioteconomia. 2.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2007.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LANKES, R. David. The Atlas of new Librarianship. Cambridge: The MIT Press, 2011.
LANKES, R. David. Expect More: Demanding Better Libraries For Today's Complex World. 2012. Disponível em: <http://davidlankes.org/?page_id=4598>. Acesso em: 30 abr. 2016.
LASSO DE LA VEGA, Javier. Manual de Biblioteconomia: organização tecnica y cientifica de las bibliotecas. Madrid: Editorial Mayfe S. L., 1952.
LEMOS, Antonio Agenor Briquet de. De bibliotecas e biblioteconomias: percursos. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2015.
MACEDO, Iara Ferreira de. A ideologia na Biblioteconomia: uma reflexão. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, v. 15, n. 2, p. 210-221, set. 1986.
MARCHIORI, Patrícia Zeni. Que profissional queremos formar para o século XXI - Graduação. Informação e Informação, Londrina, v. 1, n. 1, p. 27-34, jan./jun. 1996.
MILANESI, Luís Augusto. A biblioteca. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
OLIVEIRA, Marlene de. Origens e evolução da Ciência da Informação. In: OLIVEIRA, Marlene de (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. p. 9-28.
ORERA ORERA, Luisa (Ed.). Manual de biblioteconomia. Madri: Editorial Sínteses, 1996. (Coleção Biblioteconomía y Documentación).
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M.; FUJINO, A.; NORONHA, D. (Org.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 47-96.
PAULA, Cláudio Paixão Anastácio de. O bibliotecário como um information doctor. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, Belo Horizonte, v. 2, número especial, p. 65-79, fev. 2015.
VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.