Percepções sobre a qualidade dos serviços e produtos informacionais de uma biblioteca especializada em agropecuária: estudo de caso

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DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n3.41199

Resumo

A qualidade dos serviços e produtos é importante em qualquer ramo de atividade. Nas bibliotecas não é diferente. Para se chegar a esse entendimento fez-se importante trazer para este artigo conceitos de biblioteca, qualidade, qualidade total e biblioteca especializada. Logo em seguida são elencados aspectos históricos e de localização sobre a biblioteca nacional de agricultura, buscando informar qual a principal fonte de acervos sobre agropecuária no Brasil. E no estado do Rio Grande do Norte, realizou-se estudo de caso tendo como principal fim verificar se uma biblioteca especializada em agropecuária consegue atingir seu principal objetivo: atendimento das necessidades informacionais do público-alvo, com serviços e produtos de qualidade. Utilizou-se como parte da metodologia, aplicação de questionários a 55 (cinquenta e cinco) servidores pertencentes ao quadro de pessoal da autarquia que mantém a unidade de informação em tela, além de pesquisa bibliográfica/eletrônica. A análise estatística foi por meio de proporções. Como resultado constatou-se que a qualidade na prestação de serviços e produtos informacionais apresentou-se parcialmente satisfatória. O estudo desse caso torna-se relevante porque é marco para rever e melhorar processos de trabalho com vistas maximizar o uso de serviços e produtos informacionais.

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Biografia do Autor

Cláudia Simone Felipe, UFRN

Departamento de Ciência da Informação

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA