Na contramão da informação preventiva: desinformação sobre prevenção de HIV/AIDS.

Autores

  • Tereza Evâny de Lima Renôr Ferreira Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAST
  • Júlio Afonso Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n3.41364

Resumo

Levando em consideração o acesso e uso da informação pelos jovens nos dias atuais e os números ainda relevantes de casos de contaminação provenientes do vírus HIV, a pesquisa se viu motivada a conhecer o nível de desinformação dos jovens na prevenção do HIV/AIDS, já que, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a desinformação sobre o assunto é a grande causa de jovens contraírem o HIV. A desinformação na condição contrária à informação remete a um indivíduo um estado de ignorância em relação ao conhecimento que lhe seria relevante, tendo como função orientá-lo e torná-lo capaz de participar do processo cognitivo e evolutivo da cadeia informacional e social. O objetivo da pesquisa foi conhecer o nível de desinformação sobre a prevenção em HIV/AIDS entre os jovens, considerando as estratégias de prevenção combinada do HIV/AIDS. Caracterizada como pesquisa exploratória, o estudo utilizou-se da técnica de snowball para coletar dados, para em seguida gerar resultados configurados em gráficos e tabelas para uma posterior análise quantitativa e qualitativa. Com a pesquisa foi possível identificar que o nível de desinformação sobre Prevenção do HIV/AIDS entre os jovens pesquisados é baixo, uma vez que, das questões respondidas, apenas três apresentaram relação com a desinformação. O que leva a crer que apesar do acesso a informação, existe negligência em relação a fazer uso da informação preventiva.

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Biografia do Autor

Tereza Evâny de Lima Renôr Ferreira, Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAST

Doutoranda em Ensino das Ciências /UFRPE, Mestrado em Ciência da Informação/UFPB, Professora do Curso de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I.

Possui graduação em Comunicação Social, Habilitação Relações Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1984), especialização em Teoria e Metodologia da Comunicação pela Universidade Federal do Pará (1992), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e pós-doutorado em Ciência da Informação pela Faculdade de Comunicação e Documentação da Universidade de Murcia, Espanha (2012). Atualmente é professor associado III do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, professor do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) e professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB). Coordena o projeto de pesquisa "Modelos de gestão da informação e do conhecimento: características para aplicação nas organizações" e o projeto de extensão "Inclusão digital para agentes de limpeza e agentes ambientais da coleta seletiva do lixo da cidade de João Pessoa/PB". É líder do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação. Tem experiência nas áreas de Relações Públicas/Comunicação Organizacional e Ciência da Informação, com interesse pelos seguintes temas: cultura organizacional, gestão da informação e do conhecimento nas organizações, políticas de informação, redes digitais e inclusão digital.

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA