Ferramentas de marketing online utilizadas na unidade de informação digital do Sebrae/PB

Autores

  • Rosa Sylvana da Silva Mousinho Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44014

Resumo

Com o advento das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e a ampla utilização da Internet nas unidades de informação, surge a adoção do Marketing online, como instrumento de apoio para promoção de produtos e serviços em bibliotecas digitais. Nesse contexto, investiga a Biblioteca Digital do SEBRAE/PB quanto ao uso de ferramentas de marketing online utilizadas para promoção e divulgação de seus produtos e serviços na Internet. Identifica-se as ferramentas de marketing online utilizadas pela Biblioteca online SEBRAE/PB, descreve as ferramentas de marketing online existentes e verifica a atualização dessas ferramentas no site da biblioteca online SEBRAE. Propõe-se novas técnicas de marketing online para a aplicação em Biblioteca Digital. Tem como abordagem metodológica um estudo qualitativo e informações coletadas realizadas através da observação do site da Biblioteca online SEBRAE. Os resultados apontam para a aplicação e uso das ferramentas de marketing online. Confirma o fato de que o marketing online surge como uma ferramenta de estímulo entre as organizações e seus usuários no que se refere a demanda de serviços e produtos informacionais, utilizando a interatividade e tendo como o principal diferencial o uso da tecnologia. Fortalece a afirmação que o profissional que trabalhe nesta área deva conhecer as estratégias de marketing que pode utilizar para tornar as relações com seus usuários mais produtivas e efetivas. Contribui para a disseminação, análise e futuras implantações de outras ou novas ferramentas de marketing online nas unidades de informação digitais, buscando compreender o papel do bibliotecário em sua busca de satisfazer os usuários, agora, também, por meio do uso de novas ferramentas nesse novo ambiente que é o ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Sylvana da Silva Mousinho, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES