Biblioterapia como um campo de atuação para o bibliotecário: perspectivas dos discentes de Biblioteconomia da UFBA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.44808Resumo
A biblioterapia é um dos possíveis campos de atuação do bibliotecário, porém a falta de abordagem a respeito desse assunto em sala de aula e ausência de capacitação dos alunos para assumirem esse campo podem ser consideradas como barreiras para a formação de futuros profissionais, como também foram aspectos que motivaram a escolha desse tema de pesquisa. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar quais as perspectivas dos discentes de Biblioteconomia sobre a atuação no campo da biblioterapia. Para isso, foi utilizada como técnica a aplicação de questionários com os discentes da Universidade Federal da Bahia para saber suas opiniões a respeito da atuação na biblioterapia. Além disso, foi realizado um mapeamento na literatura da Ciência da Informação para identificar quais as competências necessárias para atuação na biblioterapia e que precisam ser desenvolvidas pelos discentes durante a graduação. A partir dessas etapas realizadas, foi possível observar que os discentes já ouviram falar sobre a biblioterapia, mas, em sua maioria, não se sentem preparados para atuar no campo por causa da falta de componentes curriculares específicos que os aproximem dessa temática. Dessa forma, conclui-se que, apesar dos discentes conhecerem um pouco sobre tema, ainda é necessário que as matrizes curriculares se atualizem e abordem novos campos de atuação desse profissional em sala.Downloads
Referências
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