A mediação cultural no bacharelado em biblioteconomia: Uma análise das matrizes curriculares dos cursos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n1.45200Resumo
Este artigo apresenta como tema principal a mediação cultural, assunto pouco discutido na literatura da Ciência da Informação e desconhecido para muitos bibliotecários. Discute a mediação cultural e como ela é abordada nos cursos de formação de bibliotecários. Nesse sentido, como objetivo geral pretendeu analisar a inserção da temática da mediação cultural nos currículos de graduação dos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Os objetivos específicos centraram-se em verificar nas matrizes curriculares dos cursos de biblioteconomia a inserção da temática da mediação cultural e examinar as bibliografias dos cursos para verificar se o referencial teórico utilizado aborda a mediação cultural, além de averiguar, por meio dos programas de disciplinas, se os docentes abordam temas relacionados à cultura em suas disciplinas. O universo da pesquisa concentrou-se nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e nos planos de ensino. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, em que se optou por realizar uma pesquisa documental. Sendo assim, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos e os planos de ensino de determinadas disciplinas, as quais foram identificadas mediante a utilização de determinados termos como filtros (mediação, cultura, mediação cultural e mediação da informação). A partir da análise dos dados foi constatado que não existe uma grande atenção voltada para a abordagem da cultura nas matrizes curriculares dos cursos de Biblioteconomia no Brasil e obteve-se o resultado de que apenas 13% das universidades apresentam no plano de ensino e no conteúdo programático da disciplina abordagem referente à mediação cultural. Desta forma, apontamos a necessidade de uma reforma nas matrizes curriculares de algumas instituições e a imprescindível inclusão da mediação cultural na formação do bacharel em Biblioteconomia.Downloads
Referências
ALMEIDA, Marco Antônio. Mediação cultural e da informação: considerações socioculturais e políticas em torno de um conceito. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 8, 2007, Salvador. Anais... Salvador: ANCIB, 2007. Disponível em: <http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--212.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2016.
ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan. / dez. 2009. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/17/39 >. Acesso em: 15 set. 2017.
BRASIL. Ministério da educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 492/2001 de 04 de julho de 2001. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 9 jul. 2001. Seção 1, p. 50. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>. Acesso em: 23 maio 2017.
CABRAL, Ana Maria Rezende. Ação cultural: possibilidades de atuação do bibliotecário. In: VIANNA, Márcia Milton; CAMPELLO, Bernadete;
MOURA, Victor Hugo Vieira. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 39-45. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/downloads/106.pdf>. Acesso em: 05 maio. 2018.
CANEDO, Daniele. “Cultural é o quê?”: reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. In: ENCONTRO ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA - ENECULT, 5. Anais eletrônicos... Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2009. Disponível em:< http://www.cult.ufba.br/enecult2009/19353.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2016.
CASTRO. História da biblioteconomia brasileira: perspectiva histórica. Brasília:
Thesaurus, 2000.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política e ação cultural: cultura e imaginário. 2.ed. São Paulo: Iluminuras, 1999. 384 p.
DARRAS, Bernard. As várias concepções da cultura e seus efeitos sobre os processos de mediação da cultura. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009. 347p.
DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo. Prisma.com. n.4, jan. 2007. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/view/645>. Acesso em: 15 set. 2017.
DARRAS, Bernard. As várias concepções da cultura e seus efeitos sobre os processos de mediação da cultura. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane Galvão. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2009. 347p.
LIMA, Celly de Brito. O bibliotecário como mediador cultural: concepções e desafios à sua formação. 182 f. 2016. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, São Paulo, 2016.
LONDRINA. Prefeitura do Município de Londrina Estado do Paraná. Edital de concurso público nº172 de 2015. Anexo I. Dispõe sobre dos requisitos e atribuições dos cargos do concurso público nº172/2015. Jornal Oficial do Município de Londrina: imprensa oficial. Londrina, PR., 04 set. 2015. Disponível em :<http://concursos.fafipa.org/concurso/concursos/arquivos/edital_abertura_pref_londrina.pdf?>. Acesso em: 23 maio 2017.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios ás mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. 360 p.
OLIVEIRA, Amanda Leal de. A negociação cultural: um novo paradigma para a mediação e apropriação da cultura escrita. 2014. 249 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo, 2014.
PERROTTI, E.; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 2, p. 01–22, maio/ago., 2014. Disponível em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 15 set. 2017.
QUINTELA, Pedro. Estratégias de mediação cultural: inovação e experimentação no
Serviço Educativo da Casa da Música. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 94,
p. 63-85, set., 2011. Disponível em: <http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/1097_rccs-1531-94-estrategias-de-mediacao-cultural-inovacao-e-experimentacao-no-servico-educativo-da-casa-da-musica.pdf. Acesso em: 15 set. 2017.
RASTELI, Alessandro; CALDAS, Rosangela Formentini. Cultura, Ação e Mediação nas em Bibliotecas. In: Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação (EPIM). 2, 2015, Marília. Anais... Marília: Unesp, 2015, p3-49. Disponível em: < http://gicio.marilia.unesp.br/index.php/IIEPIM/IIEPIM/paper/viewFile/3/49 >. Acesso em: 02 fev. 2018.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense. 2006. 91 p. (Coleção Primeiros Passos; 110).
SANTOS NETO, João Arlindo dos. Mediação Implícita da Informação no discurso dos bibliotecários da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 193f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2014.
SIGNATES, Luiz. Estudo sobre o conceito de mediação. Novos Olhares: Revista de Estudos sobre Práticas de Recepção a Produtos Midiáticos – ECA/USP, São Paulo, n. 2, jul./dez. 1998. Disponível em:<http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/novosolhares/article/viewFile/8311/7694>. Acesso em: 15 set. 2017.
SILVEIRA, Fabrício José Nascimento da. Biblioteca como lugar de práticas culturais: uma discussão a partir dos currículos de Biblioteconomia no Brasil. 246 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.