Na pauta de discussão: seleção de acervo em bibliotecas públicas e escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n2.45220

Resumo

A Formação e Desenvolvimento de Coleções (FDC) é um processo que vem enfrentando significativas mudanças, entre elas a diversidade crescente de publicações impressas e online e, para isso, a biblioteca tem que incorporar ao acervo, material de qualidade e em consonância com sua missão e com as necessidades informacionais seus usuários. Um dos processos da FDC é a seleção do acervo, que envolve a política e o funcionamento nas diretrizes que norteiam a tomada de decisão do processo de aquisição. A presente pesquisa se refere a um estudo acadêmico que objetivou identificar a política de seleção de coleções de bibliotecas públicas e escolares do estado de Santa Catarina. O caminho metodológico utilizado de acordo com o objetivo do estudo caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. O questionário semiestruturado foi o instrumento de coleta de dados. Verificou-se que ainda não existe um processo formal de política de seleção e de formação e desenvolvimento de coleções na maioria das bibliotecas, bem como faltam contratações de bibliotecários. Deste modo, pode-se inferir que a carência de bibliotecas possa ser o real motivo de não haver critérios formalizados de seleção e de políticas de desenvolvimento de coleções.

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Biografia do Autor

Genilson Geraldo, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em Gestão de Documentos Jurídicos e atualmente Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC.

Marli Dias de Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. da Pós-graduação e Graduação do Departamento CIN/CED/UFSC

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Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA