Biblioterapia e literatura oral:

Leituras terapêuticas em espaços de informação, educação e cultura

Autores

  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.45976

Resumo

O sujeito leitor estabelece uma relação terapêutica com a informação contida em livros e outros suportes textuais, sonoros e imagéticos, dialogando com personagens por meio das estruturas narrativas dos contos, das crônicas e de outros gêneros que constituem a literatura oral. Nesse sentido, torna-se possível colocar em análise a contribuição da literatura oral para o desenvolvimento da biblioterapia, ao considerar a importância do uso dos gêneros narrativos em momentos de leituras terapêuticas individuais e/ou coletivas. Por meio de uma pesquisa exploratória caracterizada como bibliográfica, apresenta-se um levantamento de publicações científicas produzidas no campo da Ciência da Informação e áreas afins, refletindo sobre temas que dialogam com a narrativa oral e com uma terapia desenvolvida não apenas em hospitais e clínicas, mas também em bibliotecas, comunidades, escolas, dentre outros espaços de informação, educação e cultura. Apesar da importância que é dada ao uso do gênero literário oral em processos terapêuticos, a limitação do aprofundamento de publicações sobre esse assunto é identificada.

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Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Docente do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela UFES.

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Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO