Biblioteca e mídias sociais:
Relatório de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.48469Resumo
As mídias sociais mudaram a vida das pessoas e se tornaram regular em nossas vidas. Vozes influentes sejam para promover um produto, um serviço, ou apenas para manter-se atualizado com as últimas notícias. Esses elementos digitais online abrem um bom número de oportunidades para as bibliotecas. Com a utilização das ferramentas sociais as bibliotecas podem estreitar o relacionamento entre seus usuários/clientes. As redes sociais digitais podem fazer os produtos e serviços de uma biblioteca chegar a milhares de usuários/clientes, de diferentes tipos, independentemente da localização geográfica. Assim, com a consciência de que toda biblioteca tem o dever de atender a 2 (dois) tipos de usuários: presenciais e remotos, a biblioteca universitária do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Biblioteca do IPPUR/UFRJ - criou o Projeto Biblioteca do IPPUR 2.0 - um serviço de referência digital que tem seus produtos e serviços direcionados para informação e educação de usuários/clientes. Deste modo, a biblioteca instituiu no seu dia – a dia de trabalho as redes sociais digitais: Blogs, Facebook. Twitter e Youtube. No entanto, é importante e necessário planejar e justificar a implantação e uso das tecnologias 2.0 nas bibliotecas. Por isso, deve-se estar alerta também às métricas e ao monitoramento. Este trabalho busca nortear outras bibliotecas e profissionais da informação a criação, manutenção, métricas e monitoramento a partir de uma revisão de literatura sobre o assunto e em conjunto com experiências consolidadas pelos anos de uso desses recursos sociais online.Downloads
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