DISSONÂNCIAS E ASSIMETRIAS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UFPB: (IN)VISIBILIDADE DE TEMAS SOBRE NEGROS (AS)
Resumo
As pesquisas sobre a temática étnico-racial caminham lentamente em todas as áreas do conhecimento, implicando em uma bibliografia insuficiente e mantida longe da inclusão de grupos socialmente vulneráveis, e de modo específico, o (a) negro (a) africano (a) e afrodescendente. O projeto de pesquisa Memória da Ciência: a (in) visibilidade de negros/as na produção do conhecimento da Universidade Federal da Paraíba se configura como uma possibilidade de minimizar a (in) visibilidade dessa população nessa produção de conhecimento que tende para o discurso universal/eurocêntrico. Adotamos a abordagem qualitativa e interpretativa, onde o pesquisador (a) está inserido no contexto. Tem como objetivo específico identificar os temas mais trabalhados acerca do (a) negro (a) por meio da busca da informação nos repositórios digitais e. posteriormente, servir para análise dessas informações. O campo empírico da pesquisa foi o Currículo Lattes - CNPq de professores (as) pesquisadores (as) e seis programas de pós-graduação da UFPB. Os dados foram coletados por meio de planilhas e quadros, possibilitando, assim, a compreensão de que o pensamento acadêmico permanece cristalizado, atendendo ainda aos gestos de dominação da elite branca, desconfigurando o (a) negro (a) em sua história e cultura. Concluímos, afirmando que as relações raciais são ainda baseadas nas discriminações, preconceitos e racismos, fazendo com que a memória da ciência dessa instituição torne a população negra (in) visível na produção de conhecimento nessa Sociedade da Informação e do Conhecimento. Assim, o contexto de exclusão onde estamos inseridos não se de distancia do contexto do século passado, onde o (a) negro (a) e sua memória individual/coletiva foram apagados nos processos de criação de uma sociedade baseada no modelo eurocêntrico.Downloads
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RELATOS DE PESQUISA