Análise da gestão documental do Instituto Federal de Sergipe (IFS)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n2.53920Resumo
Contextualizada na Sociedade da Informação e caracterizada por uma grande quantidade de informação produzida em diferentes formatos, esta pesquisa tem por objeto de estudo a gestão documental que trata de um conjunto de procedimentos e técnicas indispensável para o funcionamento eficiente dos arquivos institucionais. Destaca-se a criação da Lei n° 8.159 de 1991, ordenamento jurídico brasileiro que versa sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, a qual determina e estabelece como dever público a obrigatoriedade da aplicação da gestão documental. A presente pesquisa teve como objetivo geral entender o funcionamento da gestão documental do Instituto Federal de Sergipe (IFS), bem como, perceber seu nível de aplicação. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva. Realizou-se as consultas em bases de dados acadêmicos, livros e sites que dialogavam sobre a área da Arquivologia, em especial a gestão documental, a história da Educação Profissional e do IFS, e por fim, utilizou-se uma abordagem qualitativa com o uso do estudo de caso. Na análise percebeu-se que o sistema de gestão documental do IFS está em desenvolvimento e encontrando-se no nível mínimo ampliado. Concluiu-se que o IFS tem investido na organização de seu arquivo e mesmo que sua gestão documental não esteja totalmente implementada existe práticas e mecanismos baseados na legislação pertinente que atende as demandas daquela instituição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-10-29
Edição
Seção
RELATOS DE PESQUISA