Comportamento de busca e uso da informação de universitários indígenas do Campus IV – UFPB
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2020v16n3/4.57716Resumo
Nos últimos anos, as políticas públicas de educação no ensino superior têm contribuído para inclusão de indígenas nas universidades. Entretanto, os universitários indígenas como usuários de informação enfrentam dificuldades ao longo da graduação que podem interferir no desenvolvimento acadêmico dos mesmos. O acesso e uso da informação são primordiais para inclusão intelectual e social das classes menos favorecidas, onde a intervenção da Ciência da Informação busca mediar junto aos universitários indígenas na superação de suas lacunas informacionais. Buscando entender como se configura o comportamento de busca da informação dos universitários indígenas, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o comportamento de busca e uso da informação dos universitários indígenas do Campus IV da UFPB à luz do Modelo de Ellis, Cox e Hall (1993) ampliado com as contribuições de Crespo (2005), e Tabosa e Pinto (2015). Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo e abordagem quanti-qualitativa. O estudo contempla duas fases: a pesquisa bibliográfica, para compor o referencial teórico e uma pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa são os universitários indígenas do CCAE- Campus IV da UFPB, com vínculos ativos com a instituição e matriculados no semestre 2018.1. A análise de dados da pesquisa realizou-se com base na Análise de Conteúdo de Bardin, com apresentação de resultados através de inferências estatísticas e representação em gráficos e tabelas. Os resultados da pesquisa apontam o seguinte perfil dos UI: a maioria tem idade entre 21 a 30 anos, do sexo feminino e de baixa renda familiar (até dois salários mínimos), são aldeados, fazem curso da área de educação, não cursaram escola diferenciada no ensino regular e adentraram na universidade por meio de cotas raciais. Verifica-se no comportamento informacional dos universitários indígenas, o uso intenso dos livros e da internet como canais e fontes de informação. Quanto ao comportamento de busca, os UI preferem iniciar a busca em livros e pela internet. A atividade de encadear é feita pela maioria dos usuários pesquisados, porém as atividades de navegar, monitorar e verificar não são praticadas amplamente. A ação de diferenciar é realizada mais pela indicação de professores e colegas, relevância no assunto e credibilidade dos autores. A finalização da busca ocorre pela satisfação obtida e a personalização ao adicionar página aos favoritos e assinalam itens de interesse. A extração se dá principalmente em sites e livros. O compartilhamento ocorre em maior parte no repasse de informações a amigos e parentes e na postagem em redes sociais. Conclui-se que, os UI do campus IV da UFPB utilizam amplamente a Internet e o seu comportamento de busca e uso de informação está em conformidade com uma tendência atual do uso intensivo das fontes de informação eletrônicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-02-16
Edição
Seção
RESUMOS DE DISSERTAÇÕES