Um ano de pandemia
relatos de uma biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n3.60511Resumo
Estudo de caso único, com o objetivo de observar e avaliar as mudanças ocorridas dentro de uma biblioteca escolar durante a pandemia de COVID-19, entre os anos de 2020 e 2021. Para isso foi feito um relato detalhado sobre as Bibliotecas da Escola Eleva antes e no decorrer da pandemia, assim como definido que é a biblioteca escolar e quais são as suas funções junto à comunidade atendida. Para tanto realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema biblioteca escolar, e consulta aos órgãos oficiais sobre as recomendações para funcionamento ao longo desse período pandêmico. Para análise foi realizada uma comparação das atividades e utilização do espaço da biblioteca antes da pandemia, assim como as mudanças ocorridas. O referencial teórico sustentou a avaliação sobre a forma que a biblioteca escolhida lidou com a pandemia. Os resultados apontam um alinhamento entre as mudanças adotadas nas bibliotecas estudadas e a literatura citada, como o sistema de referência virtual e contação de história online. Conclui-se que a biblioteca lidou bem com as mudanças causadas pela pandemia, tendo aproximado sua comunidade da leitura e da biblioteca.