Repositórios de dados científicos nas instituições de ensino e pesquisa no Brasil

um novo desafio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2021v17n4.61618

Resumo

Visa proporcionar um relance analítico sobre as atividades envolvidas a partir das mudanças induzidas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que modificaram a Comunicação Científica nas últimas décadas, como as instituições de ensino e pesquisa brasileiras estão se inserindo no contexto dos dados abertos e os novos desafios a partir do domínio tecnológico, com destaque para as políticas fomentadas pela integração da Parceria para o Governo Aberto (OGP), na agenda ampla da Ciência Aberta e da inovação com propósito da construção de uma ciência pública, transparente e amplamente acessível. Identifica as instituições de ensino e pesquisa que já possuem repositórios de Dados Abertos de Pesquisa no Brasil, para isso foi feita uma pesquisa documental, bibliográfica e exploratória quanti-qualitativa sobre o tema inicialmente baseado em dois relatórios recentes de grupos de trabalho que desenvolvem pesquisa para a implantação de políticas públicas nacionais. A partir desses relatórios, foi realizada uma nova pesquisa no diretório Re3data e em outras fontes a partir do portal dados.gov.br para identificar quais instituições brasileiras já possuem repositórios de dados de pesquisa. No estudo apontado nos dois relatórios de 2019 havia sete registos na plataforma Re3Data e oito encontrados na Web. Na atualização da pesquisa, Re3Dta é constantemente atualizado, foram encontrados dez registos na plataforma Re3Data e treze na web, que nos levam a perceber a crescente presença de repositórios de Dados Abertos nas instituições de pesquisa brasileiras que muito embora indiquem crescimento, ainda é muito incipiente este tipo de repositório no Brasil.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Gomes Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)

Doutoranda em Ciência da Informação da Universidade Fernando Pessoa. Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ (2012-2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Biblioteca Universitária pela Universidade Federal do Pará. Servidora pública vinculada a Universidade Federal Rural da Amazônia atuando na gestão da Biblioteca Universitária. Tem experiência com atividades de atendimento ao público, treinamento de uso de banco de dados, gerencia de unidade de informação, além de trabalhos de prestação de serviços em associações comunitárias com a prática de incentivo a leitura e a informação. Participa do "Programa de Extensão UFRA na Reforma Agrária" da Universidade Federal Rural da Amazônia

Judite Gonçalves Freitas, Universidade Fernando Pessoa

É professora titular na Universidade Fernando Pessoa (UFP), coordenadora do curso de Doutoramento Estudos Políticos e Humanitário da UFP,  doutora em História e também doutora em Ciência Política. Possui extensa pesquisa sobre Poder político, Instituições políticas, Estado e direito, processos institucionais, estudos políticos comparados e elites políticas, nos quais publicou mais de seis dezenas de artigos e dez livros. É coordenadora do grupo de investigação Portugal na Europa e no Mundo: Migração e Relações Externas do Centro de Investigação para o Estudo da População, Economia e Sociedade - CEPESE, e é membro do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa . Foi palestrante convidada em Conferências Internacionais em Portugal, Espanha, Brasil, Inglaterra, Itália, França; Marrocos (2001-2019) no âmbito de diferentes projetos internacionais. Possui ampla experiência na coordenação de estudos de graduação e pós-graduação (desde 2000). Seus interesses de pesquisa atuais incluem política comparada, Estado, governo e direito, instituições e processos políticos, sociedades políticas.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA