O conceito de informação, memória e sociedade à luz da análise de conteúdo

um estudo das obras de Bauman, Tempos líquidos e Milton Santos, Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal

Autores

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório, cuja técnica de análise utilizada tanto para coleta, quanto para a análise dos dados, foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010). Para atender o objetivo central desse estudo, que consistiu em analisar as categorias Informação, Memória e Sociedade à luz das obras:  Tempos líquidos de Sigmund Bauman e Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal de Milton Santos, estudadas na disciplina que leva o mesmo nome, ofertada pelo PPGCI/UFPB. A partir da análise realizada nos fichamentos, chegou-se ao seguinte resultado: Capital, capitalismo, comércio, comunidade, cultura, desordem, estado, globalização, identidade, individualismo, informação, medo, memória, mercadorias, pobreza e sociedade. Foram os termos que mais se repetiram durante o processo de análise das citações. Assim, com base nesses termos, chegou-se à seguinte conclusão, a informação é o elemento fundamental no processo de globalização e que o uso inadequado desta, aumenta a sensação de insegurança e desordem social. Haja vista, o caráter individualista da sociedade contemporânea. Assim, a construção da identidade, dá-se a partir do conhecimento da cultura local, bem como da ideia de pertencimento. Por outro lado, as ações violentas do estado, bem como sua tentativa d eximir de certas responsabilidades, conduzem a comunidade a uma vida baseada no medo, já que uma característica marcante, é a internacionalização do capital financeiro, através da comercialização de mercadorias, produtos e serviços, gerados por grandes empresas multinacionais.

 

Palavras-chave: Informação. Memória. Sociedade. Análise de conteúdo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irma Carvalho de Oliveira Souza, UFCA

Professora Adjunta do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri, lotada no Curso de Biblioteconomia. Doutoranda em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. 

Alexandre Pereira de Souza, Universidade Federal do Cariri

Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas CCSA/Universidade Federal do Cariri,  Doutorando do PPGCI - Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Mestre em Ciência da Informação.

 

Marynice M. M. Autran, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. 

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira , Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Ciência da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.  

Downloads

Publicado

2023-07-07

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA