A contribuição da linguagem documentária na representação da informação arquivística

Autores

  • Luziana Lourenço Moreira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jefferson Veras Nunes Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Heliomar Cavati Sobrinho Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Examina as contribuições da Linguagem Documentária (LD) na representação da informação arquivística. Recorre à pesquisa bibliográfica, empreendendo amplo levantamento na Base de Dados de Pesquisa em Ciência da Informação (BRAPCI), abrangendo o período de 1972 a 2022. Trata-se de pesquisa descritiva no que rege à sistematização dos termos e à classificação do conhecimento, compreendendo a sua importância para o usuário como meio norteador e facilitador do acesso à informação. Para a análise dos dados, adota uma abordagem quanti-qualitativa, dando ênfase a análise bibliométrica para quantificar os dados. A partir do levantamento realizado, destaca-se que o uso da terminologia é imprescindível na aplicação da linguagem documentária no âmbito da Arquivologia com o objetivo de organizar e representar a informação, visando a recuperação da informação. Fomenta discussões em torno de pesquisas e metodologias na área de arquivologia em prol da representação da informação através da usabilidade da linguagem documentária e, consequentemente, na recuperação da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luziana Lourenço Moreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Ciências da Informação pela Universidade Federal do Ceará; Especialista em Gestão de Documentos e Informação pela Faculdade Cândido Mendes (2016) com MBA em Gestão de Projetos (2011) pela Faculdade Ateneu; Técnica em Arquivo (2016); Técnica de Conservação, Preservação e Restauração de Documentos pela Biblioteca Nacional (2012); Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2008)

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Heliomar Cavati Sobrinho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO