DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA: as dificuldades na aprendizagem da leitura com pessoas disléxicas

Autores

  • Ana Lourdes Anjos Costa

Resumo

A leitura é uma atividade que ultrapassa a simples decodificação de signos, é uma das formas essenciais para se obter informação e reflexão, consciência crítica e construção do saber. Cada leitor constrói o seu conhecimento de acordo com sua realidade e suas vivências, desse modo, a leitura é também um processo de produção, que pode acabar recriando saberes e conhecimentos por meio dessa prática. Nesse sentido esta pesquisa explana sobre as dificuldades encontradas por estudantes que têm algum tipo de distúrbios de leitura e escrita. Distúrbios estes que prejudicam o acesso da informação aos mesmos, dificultando o seu bom rendimento. Afirma que vários profissionais estão envolvidos nesse processo, a saber, pedagogos, médicos, oftalmologistas, psicólogos e fonoaudiólogos. Entretanto, porque não inserir dentre estes profissionais o profissional bibliotecário? Analisa o papel do bibliotecário na mediação da informação para disléxicos e quais as reais dificuldades encontradas por ambos nesse processo. Pautada em estudos de D’affonseca, Condemarin; Blonquist, Foucambert, Calafange, Nutti, Freitas, Santos; Navas, dentre outros. Observou-se que, a leitura assume papel relevante no processo de aprendizagem; a falta de informação dificulta que a sociedade compreenda a situação dos disléxicos; ratifica que profissionais bibliotecários precisam compreender sobre o assunto e dentre outros. Encerra-se com reflexão acerca do profissional bibliotecário, no que tange sua interdisciplinaridade, que é um desafio a ser buscado e que é capaz de desempenhar a sua verdadeira missão que é mediar à informação a todos, sem distinção alguma.

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Publicado

2011-02-17