OS ESTUDOS LEGISLATIVOS NO BRASIL: agendas de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.46906/caos.n23.49418.p12-35Palavras-chave:
Estudos Legislativos, Agendas de Pesquisa, Presidencialismo de CoalizãoResumo
Os estudos legislativos formam importante campo de pesquisa da ciência política Brasileira. Este artigo visa apresentar uma breve síntese das principais abordagens sobre o Legislativo nacional, partindo das análises “pessimistas” sobre a capacidade do presidencialismo gerar um sistema democrático minimamente estável, até as análises que focam no papel das coalizões na manutenção desse sistema. Apesar do grande crescimento da produção sobre o Legislativo brasileiro, há ainda alguns elementos que necessitam de maior sistematização de pesquisas, por esse motivo, o artigo termina com a apresentação de algumas dessas agendas de pesquisa e síntese dos artigos que compõem o dossiê que se segue.
Downloads
Métricas
Publicado
Versões
- 2021-05-28 (2)
- 2019-12-28 (1)
Edição
Seção
Licença
A Caos é regida por uma Licença da Creative Commons (CC): CC BY-NC 4.0, aplicada a revistas eletrônicas, com a qual os autores declaram concordar ao fazer a submissão. Os autores retêm os direitos autorais e os de publicação completos.
Segundo essa licença, os autores são os detentores dos direitos autorais (copyright) de seus textos, e concedem direitos de uso para outros, podendo qualquer usuário copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato, remixar, transformar e criar a partir do material, ou usá-lo de qualquer outro propósito lícito, observando os seguintes termos: (a) atribuição – o usuário deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Os usos podem ocorrer de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira haver o apoio ou aprovação do licenciante; (b) NãoComercial – o material não pode ser usado para fins comerciais; (c) sem restrições adicionais – os usuários não podem aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Recomendamos aos autores que, antes de submeterem os manuscritos, acessem os termos completos da licença (clique aqui).