OBRAS LITERÁRIAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA: a realidade social por trás das páginas de ficção

Autores

  • Roberta do Nascimento Mello PPGA/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n24.50769.p101-115

Palavras-chave:

Ensino, Sociologia, Literatura, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca das metodologias e instrumentos de ensino da disciplina Sociologia no IFPB – Campus João Pessoa/PB por meio de obras literárias infantojuvenis, resultado de um projeto por mim desenvolvido na condição de integrante do PIBID – Projeto Institucional de Bolsas de Início à Docência, do curso de Ciências Sociais da UFPB Campus I, coordenado pelos professores Rita de Cássia Melo Santos (DCS/UFPB) e Adolfo Wagner (IFPB), fruto de dezoito de meses de atuação dentro do Instituto Federal, tanto em acompanhamento das aulas quanto com a realização de oficinas de cunho intervencionista junto aos alunos do ensino médio técnico integrado. Para além desta participação, também foi realizado no decorrer do processo de pesquisa, o levantamento do acervo bibliográfico da Biblioteca Nilo Peçanha, a única do instituto, assim como o levantamento das sugestões de leituras contidas no livro didático em uso pelos docentes. O resultado deste trabalho visa contribuir para uma maior efetividade do ensino da sociologia a partir da mediação pedagógica por meio do uso das obras literárias. Por se tratar de um projeto de intervenção na dinâmica do IFPB, para alcançar seus objetivos, parto de um contato direto com o campo, alunos e professores do Instituto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta do Nascimento Mello, PPGA/UFPB

Mestranda em Antropologia – PPGA/UFPB/Brasil.

Downloads

Publicado

2020-05-17

Edição

Seção

DOSSIÊ POR DENTRO DO IFPB: conhecer e expressar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)