APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ “POR DENTRO DO IFPB: conhecer e expressar”

Autores

  • Rita de Cássia Melo Santos UFPB
  • Adolfo Wagner IFPB

DOI:

https://doi.org/10.46906/caos.n24.51382.p12-15

Palavras-chave:

Apresentação; Dossiê PIBID Sociologia, UFPB, IFPB

Resumo

O presente dossiê buscou reunir a produção dos discentes vinculados ao PIBID Sociologia UFPB/IFPB. Coordenado pelos organizadores desse dossiê, Rita de Cássia Melo Santos (DCS/UFPB) e Adolfo Wagner (IFPB), o PIBID Sociologia UFPB/IFPB pretendeu mergulhar em profundidade na compreensão do funcionamento do ensino de sociologia numa escola técnica de João Pessoa. Para isso, tomou como primeiro objetivo o desvendamento do funcionamento institucional do IFPB. Durante seis meses, os estudantes do PIBID observaram e anotaram a rotina de funcionamento, a distribuição da carga horária de sociologia entre os cursos técnicos e superiores, a composição da biblioteca, a estrutura física, a organização dos movimentos estudantis e a memória da Instituição. Uma releitura desse diagnóstico corresponde ao primeiro artigo desse dossiê. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Melo Santos, UFPB

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/MN/UFRJ (2016). Tem experiência em diversas instituições de pesquisa e ensino, dentre elas: pesquisadora colaboradora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), docente da Universidade Federal Fluminense e professora-tutora presencial de história da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História e Antropologia, com ênfase nos seguintes temas: imagens, museus, coleções etnográficas e educação.

Adolfo Wagner, IFPB

Docente no IFPB/campus João Pessoa, supervisor do PIBID/Sociologia UFPB/IFPB no período de julho de 2018 a dezembro de 2019.

Downloads

Publicado

2020-05-17

Edição

Seção

DOSSIÊ POR DENTRO DO IFPB: conhecer e expressar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)